Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Welcome to Brazil, Edward Snowden!

snowdenSerá que não é o caso, ministro Antônio Patriota, de rever a recusa apriorística ao pedido de asilo feito por Edward Snowden ao Brasil ?

Porque essa recusa tem mais a ver com patriotada e servilismo do que com racionalidade e justeza.

Ou a diplomacia brasileira só tem coragem de afrontar a Itália de Cesare Batisti e a Inglaterra de Ronald Biggs ?

Não adianta só fingir espanto e indignação com algo tão previsível — e se esconder por trás do protocolo para não fazer nada, que é o que vocês fazem quando pinta esse tipo de saia-justa. Nada além de discursos.

Seria melhor e mais honrado do que devolver pugilistas dissidentes para Cuba, não seria ?

Trazer Snowden ao Brasil seria como dar um tapa com luva de pelica na cara dos bisbilhoteiros da CIA e da Casa Branca. Eles iriam pensar duas vezes antes de se meter novamente com quem tem a seu lado o homem que botou o Big Brother da internet no paredão.

Ganharíamos o respeito que perdemos quando um certo ex-presidente foi ao Oriente Médio com o propósito de selar a paz entre judeus e palestinos. E nos redimiríamos da vergonhosa expulsão sumária do Paraguai do ambiente político do Mercosul.

Ninguém mais questionaria o arroubo intervencionista brasileiro na crise aberta pela deposição do mega-ladrão Manuel Zelaya em Honduras — aquela que culminou com a cessão vergonhosa da nossa embaixada em Tegucigalpa. Com a bênção do Itamaraty, a representação diplomática foi transformada em bunker do déspota derrubado após tentar vilipendiar sua constituição, lembra ?

Todo mundo no planeta só falaria de Edward Snowden.

E nós ainda o livraríamos de ter que viver na Venezuela. Uma boa ação.

Pense bem, ministro. Pode ser conveniente.

Um gesto concreto dessa magnitude seria infinitamente melhor e mais produtivo do que todo esse inútil rame-rame verborrágico.

Share the Post:

Join Our Newsletter