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Preparativos para privatização de aeroportos antecipam: vem aí mais encrenca para o governo

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O governo Dilma Rousseff pretende privatizar, ainda este ano, a operação dos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, e Galeão, no Rio de Janeiro.

Anote: Vem aí mais um tremendo rolo.

A galinha dos ovos de ouro da era privatista do governo do PT tem rendido bons negócios para o governo. Foram arrecadados quase R$ 25 bilhões coma concessão dos aeroportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP) e do Aeroporto de Brasília. O ágio oscilou entre 159% (Campinas) e 673% (Brasília).

Mas há um notório esforço dentro  do governo para afunilar o escopo de concorrentes habilitados a disputar os próximos certames. Nos bastidores, informa-se que esse esforço, justificado pela necessidade de trazer operadores com grande experiência ao País, pode dissimular uma verdadeira obsessão pela operadora Fraport, que gerencia o Aeroporto de Frankfurt.

Nos primeiro leilões, a qualificação técnica exigia expertise na operação de terminais com pelo menos 5 milhões de passageiros por ano. Agora, só serão habilitados grupos que tenham operações com mais de 35 milhões de passageiros/ano.

Os atuais concessionários também serão impedidos de participar das licitações. De acordo com o governo, a restrição servirá para forçar a concorrência entre os vários terminais, hipótese que especialista e o TCU refutam.

O Jornal da Band está veiculando uma série de matérias produzida por mim sobre o problema. A primeira delas, veiculada nesta terça-feira, mostra quais são os problemas nos dois aeroportos que serão licitados.

Amanhã eu volto com a explicação do que ocorre nos bastidores desse processo licitatório.

 

 

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