Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Site divulga video que provaria que Sec. de Segurança de SP vazou informações que derrubaram assessor

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3DEwznjAI_w[/youtube]

Um video de 1 minutos e 8 segundos, divulgado hoje na internet, poderia ser a prova de que o Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto vazou para o jornal Folha de São Paulo os documentos que causaram a demissão do ex-chefe da CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento), o sociólogo Túlio Kahn. Kahn foi acusado de vender informações sigilosas da SSP a clientes de sua empresa de consultoria, a Angra Consultoria e Representação Comercial.

A reportagem da Folha, publicada na edição de 1º de março deste ano (assinantes podem ler a íntegra aqui), afirmava que o sociólogo mantinha contratos cujo preço variava entre R$ 80 mil e R$ 250 mil para fornececer dados detalhados de estatísticas sigilosas da SSP . Empresas estatais paulistas teriam comprado as informações, que são públicas.

Assim que a reportagem foi publicada, o governador Geraldo Alkmin demitiu Túlio Kahn por considerar incompatível sua atividade de consultor com o cargo que ocupava na estrutura da segurança pública. Desde então, policiais vêm sustentando que o próprio secretário passou os documentos que embasaram a matéria ao repórter Mário Cezar Carvalho. Seu objetivo seria o de provocar a demissão de Kahn, homem de confiança do governador Gerlado Alkmin.

A cenas teriam sido registradas no começo da noite de 25 de fevereiro, três dias antes da divulgação da reportagem, pelas cameras de segurança do centro comercial, que é vizinho da sede da SSP. No video, Antônio Ferreira Pinto aparece no hall de entrada do Shopping Pátio Higienópolis segurando um envelope de papel pardo. Em seguida, o repórter chega e cumprimenta o secretário. Depois ambos seguem caminhando em direção ao café Stairbucks, onde teriam se reunido para, segundo os policiais que dizem ter testemunhado a cena, trocar documentos e informações sobre os negócios de Kahn.

O Blog do Pannunzio está em contato com  a assessoria de imprensa do secretário para confirmar se as imagens tratam mesmo de um encontro entre Ferreira Pinto e o repórter da Folha e qual o objetivo da reunião fora do ambiente do gabinete. A rigor, as imagens não provam o vazamento. Mas deixam claro que houve pelo menos uma conversa entre a fonte e o jornalista na antevéspera da publicação da reportagem.

Caso se confirme que o encontro ocorreu e o objetivo era mesmo o de entregar o dossiê que derrubou Kahn ao repórter da Folha, a situação do secretário pode se complicar. Não é novidade para ninguém que o clima na SSP está tenso desde os primeiros dias da gestão de Alkmin.

Farreira Pinto, ex-procurador e ex-oficial da Polícia Militar, já esteve em situação delicada em pelo menos duas oportunidades nos últimos dois meses. A primeira foi quando do assalto à residência do ex-secretário de segurança pública Saulo de Castro Abreu. Em seguida, Antônio Ferreira Pinto quase foi exonerado quando o Blog do Pannunzio e a Rede Bandeirantes divulgaram as imagens da chamada Operação Pelada, video em que uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil aparecem despindo à força uma escrivã acusada de concussão (veja post que abriu o caso aqui). O Secretário tinha conhecimento das sevícias e nada fez para apurar e punir os abusos cometidos pelos delegados-corregedores. A chefe da Corregedoria, Maria Inês Trefiglio Valente, foi demitida no arrasto do escândalo.

As imagens do suposto encontro entre o jornalista e o secretário foram divulgadas pelo radialista João Alkimin, do site São José Dia e Noite, e tiveram ampla repercussão do blog Flit Paralisante, comunidade que reune policiais civis de São Paulo. A duas páginas eletrônicas são enfáticas ao afirmar que foi o secretário quem vazou os documentos com o objetivo de dar causa à demissão de Kahn.

Share the Post:

Join Our Newsletter