Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

O Dr. Má Notícia sobre Chavez: “nenhum médico vai dizer a ele a verdade sobre seu pobre prognóstico”

José Rafael Marquina, médico especialista em problemas pulmonares e doenças do sono, foi alçado à condição de oráculo da doença de Hugo Chavez. Twittando de Miami, onde reside, o médico venezuelano é apontado como alguém que conhece as informações que  o presidente de seu país natal quer ocultar. Enquanto chavez diz “até 2030”, ele diz “opa, só até daqui a pouco”.

Na madrugada passada, em uma interminável sessão de postagens, ele afirmou que quando o câncer chega a um estado em que é incurável, o melhor é deixar o paciente em casa com a família. Não é uma referência ao quadro atual do coronel (ainda). Ele mesmo afirma que “o fato de ele continuar falando durante horas” seria uma prova de que a doença não afetou seus sistemas cardiovascular e neurológico.

É aí que os prognósticos do Dr. Má Notícia começam a despertar ceticismo. Quem conhece Chavez sabe que ele vai falar o tempo todo até se estiver em coma. Eu o entrevistei duas vezes na vida. Numa delas, a entrevista coletiva durou quase três horas. E ele só permitiu três perguntas.

O problema é que o médico agourento tem feito apostas muito altas em sua hipótese — a de que Chavez estaria prestes do fim, que não vai durar o suficiente para amadurecer sequer seu projeto político imediato.

O Dr. Má Notícia criticou a fisioterapia  a que o chefe de Estado da Venezuela está sendo submetido — que, segundo pontifica, não adianta nada. E disparou: “não creio que nenhum médico da equipe de Chavez se atreveria a dizer-lhe a verdade e seu “prognóstico tão pobre”. Isso é o mesmo que desenganá-lo.

Num exercício de clarividência incomum a especialistas menos heterodoxos, Marquina antevê que o tumor de Chavez voltará a crescer dentro de mais alguns dias, depois que a radioterapia tiver produzido todos os seus efeitos.

Sigo o médico no Twitter.  Se você quiser fazer o mesmo, ele se identifica como @marquina04. Hoje, mais do que nunca, sou acometido por uma dúvida. Seria o Dr. Má Notícia mais um militante anti-chavista dando chutes a esmo ? Ou será que ele tem mesmo as informações que diz ter sobre o caso ?

Neste momento, tendo a acreditar na primeira hipótese.

Share the Post:

Join Our Newsletter