Por Sônia Amorim, do Blog Abre a Boca, Cidadão Como blogueira, estou aqui no ABC! há 17 meses, quase um ano e meio. Antes...

Por Sônia Amorim, do Blog Abre a Boca, Cidadão

Como blogueira, estou aqui no ABC! há 17 meses, quase um ano e meio. Antes disso, fui leitora de muitos blogs, principalmente dos que se autodenominam “progressistas”: Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Luís Carlos Azenha (Vi o Mundo), Rodrigo Viana (Escrevinhador), Eduardo Guimarães (Blog Cidadania) e Conceição Oliveira (Maria Frô).

Como leitora, tive comentários censurados por PHA anos atrás. Comentários que contradiziam suas posições sobre a ex-ministra Marina Silva, contra a qual ele desferia ataques cheios de achincalhe, desprezo e ridicularização, como costuma fazer quando elege “inimigos”. Em seguida fui “bloqueada” pelo jornalista-blogueiro, o que obviamente percebi como algo gravíssimo para quem se coloca como guardião da democracia e da liberdade de expressão. Com o Eduardo Guimarães tive experiência parecida. Enquanto elogiava seus posts e concordava com seus pontos de vista, maravilha. Mas ao expressar opiniões críticas e contrárias, deixei de ser bem-vinda no Cidadania.

No episódio da entrevista do presidente Lula a tais blogueiros, quando manifestei contrariedade sobre atitudes de tal grupinho, de novo estes senhores e senhora “progressistas” se uniram para se auto-elogiar e criticar as posições contrárias. Eles são muito solidários. Entre si. Atuam sempre em grupo, agem como “donos” e “estrelas” da blogosfera, se incensando mutuamente….

Como Mestra em Ciências da Comunicação, apaixonada e estudiosa da mídia, me preocupam os rumos da Blogosfera Brasileira, os equívocos, os enganos, os embustes. Venho falando bastante de direito e justiça no ABC! e das bandas boa e podre do Judiciário. Há que separar também o joio do trigo na Blogosfera.

Sou uma blogueira independente. O Abra a Boca, Cidadão! é um blog pequeno, mas bravo e indignado. E nunca esteve nem estará atrelado a grupo nenhum. Não é blog sabujo, satélite, lambe-botas. Aprende com os grandes e pequenos, repercute pontos de vista que considera merecedores de reflexão, mas tem coragem o suficiente para discordar do “alto escalão” blogosférico e oferecer opinião divergente. “Desafinando o Coro dos Contentes”, como digo na abertura.

Venho lendo há alguns dias posts do grande jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes de Televisão. Pannunzio vem publicando em seu blog artigos críticos sobre o trabalho jornalístico e as posições políticas de Mino Carta e Paulo Henrique Amorim, na revista VEJA, na época da ditadura. Mino foi sempre para mim uma “divindade” do jornalismo. E continuava sendo. Ele e seus “botões”… O blog de PHA era uma fonte de informação variada, mas ficou comprometido desde as atitudes truculentas de cerceamento a que me referi.

Considero os artigos que Fábio Pannunzio vem publicando importante contribuição para que todos nós, pequenos e grandes, que fazemos a Blogosfera Brasileira, como leitores, comentaristas ou blogueiros, possamos crescer, ampliar nosso olhar sobre quem faz esta mídia tão apaixonante e aprender a distinguir joio e trigo.
Leia a íntegra no Abre a Boca, Cidadão
Comentários

  • Endosso!

    30/03/2012 #1 Author

    A par do elogio à autora, pela clareza e lucidez do texto, endosso as palavras dela, quanto ao titular deste Blog, Fábio Panúnzio. Admiro nele a postura, clara, objetiva,verdadeira, destituída de BAJULAÇÃO e de falso estrelismo, seja no blog, seja na TV. Aliás, a BAND, é a TV que mais vejo. E nem me venha com comparações entre Fábio e PH. Um vive de saudade do que foi, se é que foi, e é hoje mera “folha de bananeira”, que balouça segundo interesses, à cata de importância, mas abatido, em definitivo, pela façanha judicial, Heraldo; o outro é realidade. E realidade, com independência e credibilidade. E isso basta!

    Responder

  • Claudio

    29/03/2012 #2 Author

    Concordo 100% com a Sônia Amorim.
    ideologicamente eu sou simpatizante do Trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, e já tive vários comentários censurados pelo blog Conversa afiada e pelo blog Escrevinhador, nem visito mais esses blogs.

    Responder

  • amores

    29/03/2012 #4 Author

    Porque PHA não blinda o Governo de SP ?

    Responder

  • marcio

    29/03/2012 #5 Author

    Texto fraco, com título absolutamente infeliz. Generalização ofensiva e sem sentido. E ainda fica puxando o saco do Panunzio…

    Responder

  • walsil

    29/03/2012 #6 Author

    Não sei o que pode ter acontecido para não ser publicado sua opinião, mas não podemos generalizar, pois acesso vários desses blogs citados e já vi vários comentários discordantes publicados.

    Responder

  • Flávio Furtado de Farias

    28/03/2012 #7 Author

    Bem, o título da postagem dado pela autora não é feliz. Traduz uma generalização infeliz. Além de não apresentar verossimilhança no que se refere ao blog da Cidadania e a outros. Pode até ter ocorrido algum bloqueio em seu caso em particular, mas quem acompanha alguns dos blogs citados sabe que são abertos à crítica, mas não a qualquer tipo de texto.
    .
    O próprio blog do Pannunzio não aceita qualquer comentário. Restringe segundo sua avaliação. Eu já tive comentários não postados e entendi perfeitamente que poderia ser devido a um teor mais forte e, talvez, inconveniente, na crítica. Normal.
    .
    Tenho dito que é necessário que se conheça a BLOGOSFERA PROGRESSISTA. Mas há quem prefira ignorá-la, distorce-lha o sentido ou agir mesmo de má-fé. Em todo caso é não ter aprendido as lições presente em A Arte da Guerra ou em O Príncipe.

    Responder

  • alvaro

    28/03/2012 #8 Author

    Já foi sobejamente demonstrado neste blog que PHA está sempre ao lado do governo. É um notório puxa-saco dos poderosos. A revistinha que ninguém lê, também. Basta verificar que a imensa maioria da publicidade da revistinha que ninguém lê é de empresas estatais ou do próprio governo.
    Mas há outros jornalistas da BESTA que estão sendo desmascarados. Veja o interessante post do blog “Implicante” sobre Luis Nassif:
    http://www.implicante.org/pig/as-opinioes-de-nassif-quando-o-psdb-era-governo-e-o-pt-oposicao/
    Quanto ao Eduardo Guimarães, as opiniões do elemento são de uma boçalidade assustadora.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *