Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Julgamento do assassinato de Celso Daniel começa nesta 5ª

Começa nesta quinta-feira o julgamento de cinco acusados de sequestrar e matar o ex-prefeito de Santo André, na Grande São Paulo, Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002. Serão levados a júri popular cinco suspeitos: Ivan Rodrigues da Silva, o Monstro; Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, o Bozinho; Elcyd Oliveira Brito, o Jonh; Itamar Messias Silva dos Santos e José Edison da Silva. De acordo com a denúncia do Ministério Público, os cinco seriam responsáveis pelo “arrebatamento e pela execução do ex-prefeito”.
Ainda segundo o MP, o crime teria ocorrido porque Daniel, então prefeito de Santo André, foi morto porque estava decidido a acabar com as atividade de uma quadrilha que praticava crimes contra a administração pública da cidade. Em 2005, Bruno José Daniel Filho, irmão de Celso Daniel, disse à CPI dos Bingos do Senado que o suposto esquema de Santo André financiava campanhas eleitorais do PT.
No único julgamento de um dos envolvidos com o crime, Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, foi condenado, em novembro de 2010, a 18 anos de prisão. Marquinhos é acusado de dirigir um dos carros usado no sequestro.
Apontado como mandante do crime, o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, não será julgado agora. O processo contra ele foi desvinculado dos demais. Ele entrou com dois recursos no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
_Os dois foram negados, mas o processo dele não voltou pra mim. Por isso julgamento será separado – disse o juiz Antonio Hristov, da 1.ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra, onde corre o processo.
Sombra era amigo próximo e tinha negócios com a prefeitura de Santo André. Os dois teriam rompido politicamente e Sérgio teria contratado um grupo de homens para matar o ex-prefeito, simulando um latrocínio normal. O corpo de Daniel foi encontrado em uma estrada de terra em Itapecerica da Serra, um dia depois de ter sido sequestrado.

via Julgamento do assassinato de Celso Daniel começa nesta 5ª – O Globo.

Share the Post:

Join Our Newsletter