Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

A Comissão da Verdade e o pavor da punição moral

Colaboração do leitor Alex na área de comentários do Blog

Há algo com relação aos militares da época e seus adoradores que realmente não entendo e não engulo. Como se sabe, a Comissão da Verdade não foi criada para punir ninguém, apenas para levantar os fatos históricos, dar nome aos bois, descobrir o o’nde, como, quem e porque’ de tantos fatos nebulosos do passado recente do Brasil, principalmente a chamada “guerra suja” do período 1964-1985.

Ora, batendo-se os comments pela Internet, publicados principalmente em seções para comentários de jornais on line e em videos do Youtube, nota-se a enorme quantidade de cidadãos, entre militares de pijamas, civis de viés autoritário, anti-petistas ferrenhos e até jovens, que nem viveram a época, um grande orgulho pelo que foi feito pelas Forças Armadas neste período, no tocante às torturas, mortes e desaparecimento de cidadãos.

Mensagens, como “terrorismo nunca mais!”, “comunista bom é comunista morto”, “Saudades da ditadura”, “Pena que não mataram todos”, “guerra é guerra”, “só quero saber se os carbonizados foram temperados antes”, com tais colocações fascistas e desumanas como resposta às denúncias de barbaridades cometidas, se leem às centenas quando o assunto é a ditadura e seus males. Batem no peito com grande orgulho do que fizeram (uns) e de grande apoio ao que os militares fizeram ( outros).

Usam também do expediente raso e imoral, de que todos que condenam essas barbáries são petistas ou comunistas. É necessário ser petista ou comunista para considerar a morte de alguém – após ser torturado até a morte e depois esquartejado e enterrado em pedaços por aí – uma abjeção?

Ora, se tem tanto orgulho do que fizeram, se afirmam que fariam tudo de novo, se se consideram certissimos em agirem como agiram, e se não correm o menor risco de serem punidos por isso, porque todo esse medo e toda essa gritaria com a busca pelas informações passadas e os nomes dos perpretadores? Alegam que se deveria levantar os fatos dos dois lados. Ora, os “terroristas” e seus atos já foram, desde a época, identificados, presos, torturados, julgados, condenados e cumpriram pena, o que mais querem? O que nunca se soube ao certo foi quem fez o quê do outro lado.

É isso que não faz nenhum sentido. O orgulho do que fizeram em contrapatida com o medo de serem expostos por isso, sendo que nenhuma punição sofrerão. Tem medo da punição moral da História?

Share the Post:

Join Our Newsletter