O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, repassou nesta terça-feira, 29, a representação de partidos da oposição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para...

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, repassou nesta terça-feira, 29, a representação de partidos da oposição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Procuradoria da República no Distrito Federal, que atua na primeira instância do Judiciário.

Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República, a decisão de Gurgel se deve ao fato de Lula não possuir mais foro privilegiado por ter deixado a Presidência.

Na segunda-feira, 28, partidos da oposição pediram ao Ministério Público que investigue se Lula cometeu crimes de tráfico de influência, coação em processo em andamento e corrupção ativa.

Segundo reportagem publicada no fim de semana pela revista Veja, citando relatos do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula teria pressionado o magistrado a apoiar o adiamento do julgamento do mensalão em troca de proteção na CPI que investiga as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com empresas e políticos.

Isso porque Mendes teria se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) durante uma viagem a Berlim. Demóstenes responde a processo no Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro por conta de suas relações com Cachoeira, preso desde fevereiro acusado de comandar uma rede de jogos ilegais.

O senador depôs ao Conselho de Ética nesta terça e negou as denúncias.

Na segunda-feira, Lula declarou-se “indignado” ao negar ter pressionado Mendes em nota divulgada por seu instituto. Ele confirmou ter se encontrado com Mendes, mas disse que o conteúdo da conversa relatado pela revista é “inverídico”.

Beba na fonte: Gurgel encaminha representação contra Lula – politica – politica – Estadão.

Comentários

  • RAFAEL D’AMICO

    30/05/2012 #1 Author

    O PORCOS QUANDO SE REUNEM É PARA ALGUMA PORCARIA.

    DEU NO QUE DEU.

    DEU M………………………………………………………………..

    NO ENCONTRO DOS:

    TRÊS PORQUINHOS EM BRASÍLIA

    Responder

  • L.F.Pereira – SP

    30/05/2012 #2 Author

    Ok. A providência do PGR é legítima e pertinente. Mas é pro forma. Satisfaz a turba e mostra serviço, ganha pra isso. Tenta compensar sua inação e omissão ao não se antecipar à CPMI do Cachoeira.

    Como Lula não tem mais fôro privilegiado, a PGR manda o processo para um Juiz de 1ª Instância e o papelório vai ficar lá dormindo e comendo poeira. Claro, vai ser folheado, carimbado mil vezes, e só. E nunca vai dar em nada.

    O Judiciário admite que nossa Justiça é morosa em razão do acúmulo de processos, falta de estrutura, pessoal, etc. Então, por que perder tempo instaurando processos inócuos?

    Não que eu esteja defendendo Lula. Deus me livre. Até acho, maldosamente, que ele precisava de um “chega pra lá” e de um revés político.

    Responder

  • Vanessa

    30/05/2012 #3 Author

    O ego do Lula deve ter sofrido um baque violentíssimo … ele não te direito a foro ESPECIAL????

    hehehe

    Responder

    • Marcelo G

      30/05/2012 #4 Author

      Realmente, para alguém cujos filhos e netos desfilavam com passaportes diplomáticos mundo afora, cair na vala comum dos mortais sem foro privilegiado deve ser um soco no estômago. Não que eu ache que sua crista baixa não…

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *