Um misto de preocupação eleitoral e vaidade é apontado por especialistas em comunicação e ciência política como o pano de fundo das mais recentes...

Um misto de preocupação eleitoral e vaidade é apontado por especialistas em comunicação e ciência política como o pano de fundo das mais recentes movimentações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — a suposta tentativa de adiar o julgamento do mensalão e o trabalho nos bastidores para viabilizar a CPI do Cachoeira.
Para o professor de Comunicação Política da Universidade Federal de São Carlos, Fernando Antônio Azevedo, Lula e o PT já deram demonstrações de que estão apreensivos com o risco político que representa o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal às vésperas da eleição municipal.
— Como foi um grande escândalo político, quando o julgamento começar certamente será o foco de toda a mídia. Em ano eleitoral, ele vai reavivar na memória do eleitor todo aquele processo que teve o PT como principal envolvido há sete anos — afirmou o Azevedo.
Na cruzada empreendida por Lula a favor da CPI, o cientista político e professor da Universidade de Brasília, David Fleischer, vê motivações pessoais, além de políticas.
— Lula tem preocupação sobre como será tratado pela história. Como será lembrado o seu primeiro governo com o escândalo do mensalão. Não tenho dúvida que há muita vaidade e zelo pela própria imagem nesse processo todo —afirmou Fleischer.
Para Fleischer, o ex-presidente viu na CPI a possibilidade desgastar a oposição, ao expor as ligações de políticos como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e do governador Marconi Perillo (PSDB) com, Cachoeira. Com isso, ele quer desconstruir a tese de que o PT é o único partido envolvido em escândalos e ainda acertaria as contas com Perillo.
— O Lula odeia o Perillo, porque foi o tucano, que, na época do mensalão, tornou público que havia alertado Lula. Até hoje, o ex-presidente sustenta que só soube do fato pelos jornais.
Para Azevedo, o julgamento levou Lula e o PT a estimular a CPI.
— A impressão que dá é que, quando eles perceberam que o mensalão seria mesmo julgado neste ano, a CPI surgiu como um instrumento para dividir a atenção da mídia.

Beba na fonte: Para analistas, Lula é movido por vaidade e apreensão – O Globo.

Comentários

  • Vivi

    01/06/2012 #1 Author

    O problema é que muitas pessoas interpretam opiniões como se fossem fatos. Opinião é subjetiva, fato é objetivo.
    E o que mais fazem os “jornalistas opinativos” é colocar palavras na boca das pessoas, como se elas tivessem o dom de ler seus pensamentos, ou como se soubessem mais sobre os analisados do que eles próprios!
    Exemplos: Reinaldo Azevedo e Eliane Cantanhêde.

    Responder

  • Vanessa

    31/05/2012 #2 Author

    IMHO, o problema é que o ex-presidente realmente acredita que ele é aquela ‘pessoa’ criada por marketeiros, petistas, puxa-sacos e lambe-botas, a jegaiada da besta (ou bestalhada do jeg), toda a gigantesca variedade de assessores, etc: de que ele seria infalível, que pode tudo, que seria inimputável pois ‘o povo’ lhe daria suporte etc etc
    Criaram a imagem de um ser superior …. Eles acham que o Lula é Deus …. E o Lula tem certeza!

    Só que a realidade é outra ….Ninguém engana a todos TODO O TEMPO!

    Eu acho que a imagem que os outros tem do Lula já vem se alterando há algum tempo …. inclusive dos ‘sempre a favor’ …. Mas acredito que o Lula ainda não percebeu isso … E, qdo perceber, levará um segundo baque (similar a descida à planice)

    Ser parte do PASSADO é insuportável para ele

    Responder

  • virginia martins

    31/05/2012 #3 Author

    O que me deixa mais estarrecida, é que ele contraiu uma doença que geralmente faz a pessoa rever todo o trajeto de sua vida e há mudanças sempre significativas no comportamento, modo de pensar, mas com o Lula não. Fez tanta asneira durante seu mandato e nem assim foi o bastante!

    Responder

    • Marcjaguar

      31/05/2012 #4 Author

      Prezada Virginia

      Doenca nenhuma pode ser considerada categoria de pensamento ou processo de auto-purificacao…um cancer nao acomete uma pessoa a fim de faze-la refletir sobre a propria existencia ou torna-la melhor caso tenha a chance de sobrevida.
      No caso de Lula, a doenca foi explorada politicamente para que ele possa posar como “o cara que venceu ateh o cancer”….as imagens divulgadas durante o tratamento, feitas pelo “fotografo oficial” (ex-presidente ainda com “fotografo oficial”???….) sao a prova de que Lula ainda nao “desencarnou” (segundo expressao do proprio Lula) do cargo que ocupou ateh 01 de janeiro de 2011.

      Conhece a fabula do escorpiao e do sapo? Pois eh….cada um tem a sua natureza. 😉

      saudacoes!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *