No Programa do Ratinho desta noite, Lula mais uma vez deixou passar a oportunidade de esclarecer o diálogo com o ministro Gilmar Mendes e...

No Programa do Ratinho desta noite, Lula mais uma vez deixou passar a oportunidade de esclarecer o diálogo com o ministro Gilmar Mendes e desmenti-lo. O assunto só foi abordado no último minuto do programa. Abaixo, a reprodução literal do trecho da entrevista em que o assunto foi abordado.

Ratinho – Eu ia fazer aquela pergunta lá do Gilmar Mendes pra você. Mas não estou querendo entrar nesse assunto não porque é uma área que o povo mesmo, a população, não está entendendo esse assunto.

Lula – Eu até vou falar uma coisa com você. Eu não tenho interesse em falar nesse assunto porque respondi numa nota. Cê sabe que quem inventou a história, sabe, que prove a história. Quem acreditou nela é que vá provando a história. Eu acho que o tempo se encarrega de arrumar as coisas.

(aplausos)

Ratinho – Eu sempre falei o seguinte: quando a gente chega no estágio em que você chegou, quem gosta de você, gosta de você. Quem não gosta, não gosta. E os indiferentes vão continuar indiferentes.

Lula – O fato concreto é que o Brasil de hoje… O dado concreto é que o Brasil vai melhorar ainda mais, vai melhorar ainda mais!…

Ratinho – Se Deus quiser!…

Lula – … E eu quero que o povo brasileiro que teve uma ascensão nunca mais permita retroceder. Porque este País tem que aproveitar o Século XXI pra se transformar numa grande economia. 

Comentários

  • foraPTbandido

    05/06/2012 #1 Author

    O senhor lula, em entrevista ao ratinho, sem susto para mim, acaba de confirmar que seu partido não veio com a intenção de fazer o jogo democrático, ao seja, alterna-se no poder constantemente com outras forças politicas, fato este observado em qualquer democracia madura no mundo. Para quem leu as atas do partido, isso não é nenhuma novidade. O PT, em sua linha estratégica, até a estadia no governo, sempre arquitetou entre os átrios do alto comando como se perpetuaria para sempre no poder, para isso se alimentou dos grandes teóricos comunistas, como Gramsci Lukács, sendoTarso Genro profundo estudioso de ambos pensadores. Ao que parece, o plano está dando certo; não existe força politica capaz de vencer o PT em eleição presidencial. Muito disso pelo fato do partido manter uma politica de pão e circo direcionada princialmente a região nordeste, onde se concentra a maior população de analfabetos do brasil, e é também um curral eleitoral muito importante, que tem se demostrado o fator determinante para as vitórias de lula e Dilma Russef. Além da politica de pão e circo, o governo também utiliza-se da falsa propaganda, aplicada constantemente na imagem de uma economia forte e estável, algo totalmente falso e não condizente com verdadeiro contexto econômico. Enfim, é um partido totalitário, como os demais no poder na América latina, excerto no chile e na Colômbia.

    Responder

  • regina cintra

    01/06/2012 #2 Author

    Acho que a quimioterapia e a radioterapia curaram o câncer de Lula, mas como efeitos colateriais prejudicaram ainda mais suas células cerebrais. Ele está muinnnnnnnnnto esquisisto.

    Responder

  • Flávio Furtado de Farias

    01/06/2012 #3 Author

    Bem, chorar faz parte. Então, chorem…..

    Responder

  • JB

    01/06/2012 #4 Author

    Ratinho e Lula são animais da mesma espécie. A única diferença é que Lula não fala!

    Aproveitando o contexto de campanha eleitoral,
    seguem duas dicas de ” jingle” para a dupla Lula/Haddad:

    “A tua piscina tá cheia de ratos, tuas ideias não correspondem aos fatos”

    ou então:

    “Soy loco por ti ´panamericano’ soy loco por ti ‘senor’…”

    Divirtam-se, mas não se esqueçam de pagar os direitos autorais!

    Responder

  • L.F.Pereira – SP

    01/06/2012 #5 Author

    Minha mulher, petista que só ela, me chamou pra ver a entrevista. Não discuto política em casa porque não gosto de dormir no sofá.
    Entrevista conveniente, coisa de demagogo esperto, concedida no ambiente adequado. Lula sabe que o povão “tá nem aí”. A estratégia dele é explorar o seu lado “teflon”.
    O refinamento e os escrúpulos de FHC o impediriam de imitá-lo. É aí que está o busilis, o “distanciamento das massas” e a pecha de elitista. Política é marketing, infelizmente.
    Não respondeu e ainda falou uma mentira que é aceita bovina ou hipocritamente pelos seus seguidores. Falou que a oposição impediu recursos de 40 milhões/ano que seriam aplicados na saúde.
    Há aí uma inverdade e uma incoerência. O valor real era perto de dois décimos disso. Ele e o partido caíram de pau quando a CPMF foi criada. Era contra, agora é a favor.
    Mas, incoerência por incoerência, por que o PSDB lutou para derrubá-la? Esse é o jogo político. Não há santos nem de um lado nem de outro. Eram a favor, e resolveram ficar contra.

    Responder

    • L.F.Pereira – SP

      01/06/2012 #6 Author

      Mais um detalhe: quem não é governista está no pior dos mundos. O que fazer, se os tucanos nunca demonstraram competência para “cacarejar” seus feitos?. Não combateram a falácia e endossaram a inversão de méritos feita pelo PT.

  • Jotavê

    01/06/2012 #7 Author

    Lula aproveitou espertamente o programa do Ratinho para alavancar a candidatura de Fernando Haddad junto às pessoas que assistem ao programa do Ratinho – pessoas que, se é que se lembram daquilo que (na melhor das hipóteses) vagamente ouviram na televisão a respeito do encontro com Gilmar Mendes (“Aquele de beiço caído, né, seu João? Eu sei que é ministro da Dilma, mas não lembro do quê. É da Justiça?”), não se interessam absolutamente por isso. Mais uma vez, deu um baile. Sabe quem é o Brasil que está diante dele, e sabe falar para esse eleitor como ninguém. Democracia é isso – ou, no mínimo, tem dessas coisas.

    É ilegal? A propaganda proíbe propaganda eleitoral antecipada. Se um juiz considerar que entrevista no programa do Ratinho é propaganda eleitoral, então, ao menos na instância desse juiz, a entrevista será considerada crime eleitoral. O Partido recorre. Se todos os juízes de todas as instâncias considerarem que uma entrevista no programa do Ratinho é crime eleitoral, então o Partido será condenado, e terá que pagar a multa prevista em lei. Coisa de 5 mil reais. A lei, nesse caso, como podem ver, não é dura. Mas continua sendo a lei. Democracia, vocês já sabem…

    É imoral? Também não é, a não ser que usemos um conceito de moralidade típico das pessoas que assistem ao programa do Ratinho. É uma longa história. Fica para depois, se alguém quiser puxar esse fio da meada. Diz respeito às relações entre ética e legalidade.

    Responder

    • Airton

      01/06/2012 #8 Author

      Você deveria ler os comentários feitos a respeito do assunto na página Sete Cidades do Diário do Grande ABC , e leria , que esse povo que vc julga não se interessar por assunto , está dizendo e não é elogios ao Lula .
      Achar que esse assunto não chegou ao povo ( e o que seria povo ? ) é não estar junto ao mesmo povo .Ou nós somos o que ?

    • Jotavê

      01/06/2012 #9 Author

      Você falou em “povo”, Airton. Eu falei no público que assiste ao programa do Ratinho. Isso não inclui nenhuma das pessoas que frequentam este blog.

    • Airton

      01/06/2012 #10 Author

      A audiência do programa do Ratinho foi a mesma de sempre . Onde estão os 83 % de popularidade do Lula ?

  • Danilo Albergaria

    01/06/2012 #11 Author

    Embora não seja o que eu faria no lugar dele, Lula está tomando uma postura legítima: a de reafirmar o ônus da prova do acusador.

    Responder

    • Airton

      01/06/2012 #12 Author

      Não é mais fácil dizer :

      na reunião com o ministro do STF eu falei sobre isso …..
      ?
      O Lula , doente , apesar de dizer que não , tanto que adiou a entrevista dada ontem, ela deveria ter sido dada a uns 10 dias atras ,vai a Brasilia se reunir com um ex-ministro e um ministro do STF para conversar sobre o que ?
      Futebol , A Fazenda , Avenida Brasil , a atuação do barbudo militante do PT na novela , como parar o Neymar no jogo pela Libertadores , a situação do Oscar ( jogador do Inter ) ? Com certeza não.

  • Robson de Oliveira

    01/06/2012 #13 Author

    O tempo se encarrega de “arrumar as coisas”! O que é “arrumar as coisas”? Por acaso é transformar fatos em farsas?
    Respondi numa nota? Como se responde na terceira pessoa? Numa nota de 3 reais?

    Engraçado como ultimamente todos tem se calado!

    Cachoeira não abriu o bico…
    Demóstenes engoliu o choro…
    Lula não solta o verbo…

    O silêncio é um direito, porém, costuma dizer muita coisa!

    …Lula no Ratinho…!!!!! eh mundo animal!!!!!

    Robson de Oliveira

    http://ecoblog-blogeco.blogspot.com.br/

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      01/06/2012 #14 Author

      Morri de rir com essa sua frase sobre o mundo animal.

    • Danilo Albergaria

      01/06/2012 #15 Author

      Nossa, muito engraçado, estou rindo por dentro.

      😛

    • Airton

      01/06/2012 #16 Author

      Essa frase é uma daquelas que se fala quando não se tem nada a dizer .

    • Danilo Albergaria

      01/06/2012 #17 Author

      Não diga, Sherlock.

  • Vivi

    01/06/2012 #18 Author

    Aparentemente, Lula não “perdeu” a chance, a chance houve, ele é que optou por não tratar do assunto. Do seu ponto de vista, você pode dizer que ele “desperdiçou” a oportunidade.

    Por um lado, fiquei frustrada, pois também gostaria de ouvir a versão dele. Por outro, entretanto, algo me diz que teria sido inútil. Tenho certeza de que diriam: “Lula se explica, mas não convence”.

    Responder

    • Big Head

      01/06/2012 #19 Author

      Cara Vivi, perdão pela ignorância, mas qual seria a diferença entre “perder a chance” e “desperdiçar a oportunidade”?

    • Vivi

      02/06/2012 #20 Author

      Big Head:

      É uma diferença bem sutil, mais baseada no “feeling” do que na semântica, propriamente.

      Mas não vou lhe explicar, porque você me negou a informação que lhe pedi sobre o inquérito do Cachoeira!

    • Airton

      01/06/2012 #21 Author

      Pra ter este tipo de manchete , qual teria sido a resposta dele ?

    • Fábio Pannunzio

      01/06/2012 #22 Author

      “Lua desmente Gilmar Mendes” seria a manchete. PAra uma declaração com apenas duas palavras: “é mentira”.

  • Mario

    31/05/2012 #23 Author

    O Lula está bem acompanhado no uso do direito de ficar calado…

    Mario.

    Responder

  • Flávio Furtado de Farias

    31/05/2012 #24 Author

    É o direito de Lula, assim como é seu direito ficar perguntando. Empatou.

    Responder

  • Jose Almeida

    31/05/2012 #25 Author

    Não gosto quando o Lula se une ao showbiz mais conservador pra passar seu recado. O ratinho já mostrou em seus programas policialescos que não dá a minima pra direito humanos.
    Feita essa resalva, a resposta do Lula me pareceu coerente com o que ele vem fazendo até agora, se manter em silêncio. Quem acusa tem que provar, não é possivel aceitar a intimidação pra entrar numa discussão que, até o momento, ele não fez nada repercutir. Deixou a discussão correr e agora parece que as posições mais sensatas começam a prevalecer. Mas alguém tem que ser punido, sob risco de acharem que podem agridir e colocar as instituições democráticas em suspeição.

    Responder

    • Marcelo G

      01/06/2012 #26 Author

      Bom, nesse caso, empatou. Lula não tem lá muito gosto pelos direitos humanos, com seus amigos Ahmadinejad, Fidel Castro, Kadaf, Cesare Batisti etc etc… No Ratinho ele estava no ambiente perfeito. Aliás, se trocássemos por um tempo, um apresentando aquele programa e o outro na presidência, notaríamos muita pouca diferença.

    • Big Head

      01/06/2012 #27 Author

      Zé Almeida, no país de Lula e seus áulicos/devotos, quem acusa PETISTA é que tem o ônus da prova. A Besta, com o óbvio conhecimento de Lula, há tempos vinha acusando o Gilmar Mendes de ter viajado a Berlim às custas de Charlie Waterfall. Quem teve que vir a público provar o contrário? O acusado, claro. Oura coisa, vejo aqui cordeinhos invocando o sagrado direito de permanecer calado ante acusações. Nada mais correto. Então por que reclamaram tanto do silêncio de Serra quando houve a publicação do tal “Privataria Tucana”? O seletivismo moral dessa gente me espanta…

    • Vivi

      02/06/2012 #28 Author

      Divirjo! Eu reclamei do silêncio da mídia golpista – mais notadamente da Veja, que gosta de estampar escândalos em suas capas, a pretexto de estar prestando um serviço ao país, e sequer tratou do livro. Quem o fez, limitou-se a falar do tema sem qualquer aprofundamento. Quando interessa À mídia, ela prepara uma extensa reportagem, faz levantamento dos acontecimentos da época, faz questão de refrescar a memória de todo mundo.

      É como disse um certo jornalista-blogueiro “Notícia contra o Serra, a “casa” não vai dar, pode esquecer”.

    • Fábio Pannunzio

      02/06/2012 #29 Author

      Não fui eu!

    • Vivi

      02/06/2012 #30 Author

      Não foi mesmo, Pannunzio!! rsrsrs
      Essa indireta não foi pra você!
      hahaha!!!

    • marco

      02/06/2012 #31 Author

      o livro tem várias páginas que são cópias de documentos… que ao menos deveriam ser averiguados. o gilmar acusou verbalmente, tinham treis pessoas: uma acusa, outra nega óbiamente somando-se a terceira, ora, quem tem que provar?

  • Airton

    31/05/2012 #32 Author

    O Ratinho poderia ter perguntado :
    O que o sr. foi conversar com o ministro do STF ? Só que preferiu dizer que o povo é ignorante .

    Responder

  • Airton

    31/05/2012 #33 Author

    Deve aparecer alguém por aqui que seja advogado e que possa explicar se essa declaração destacada no texto possa a vir ser usada no caso de um processo do Gilmar Mendes contra o Instituto Lula .

    Responder

    • Vivi

      31/05/2012 #34 Author

      Não entendi a sua dúvida.

      (não que eu queira responder – não sou advogada, nem nada; só queria entender a pergunta…)

    • Airton

      01/06/2012 #35 Author

      Vivi , leia o comentário postado pela

      Vanessa on 29/05/2012 at 00:30 said:

      O Márcio Thomaz Bastos está, obviamente, à frente do “gabinete de crise” …. e já mandou o lula manter o bico fechado para não gerar provas contra ele.

      O comunicado foi “assinado” pq, neste caso, uma pessoa jurídica pode mentir enquanto que a pessoa física Lula não pode.

      Uma coisa que me chamou a atenção foi que no item 2 do comunicado se afirma que ele não agiu como um pulha como agora (palavras minhas) nos 8 anos de governo …. Mas nã fala nada dos 17 meses de ‘desencanação pós governo’ … Pra mim é retporica de advogado.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *