Jorge Bastos Moreno O ministro Gilmar Mendes acaba de informar à Rádio do Moreno que vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da...

Jorge Bastos Moreno

O ministro Gilmar Mendes acaba de informar à Rádio do Moreno que vai entrar com uma ação na Procuradoria Geral da República, solicitando o substrato das empresas estatais que usam o dinheiro público para o financiar blogs que atacam as instituições.

— É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.

( Eu sei bem de quem o ministro está falando, mas, como me disse Jobim sobre essa confusão toda, “eles que são branco é que se entendam” . Jobim, Heraldo, FH e eu vamos ficar na nossa. No caso, Heraldo, não é pra menos, quer distância desse blogueiro. Eu só não sabia que a Caixa Econômica patrocinava esse tipo de blog )

O ministro explicou que, nem de longe, sua decisão visa atingir a liberdade de expressão. Pelo contrário, é em defesa que se luta contra as pessoas que não se acostumaram a viver dentro de um regime democrático.

— O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável — acrescentou o ministro Gilmar Mendes.

Beba na fonte: Gilmar questiona uso de dinheiro público para atacar instituições – Jorge Bastos Moreno: O Globo.

Comentários

  • OTTO REHHAGEL

    05/06/2012 #1 Author

    BOM DIA OUVINTES SOU DE NITERÓI , OLHA AQUI , GILMAR MENDES , MAS O PROFESSOR ROBERTO ROMANO DE FILOSOFIA FOI ENTREVISTADOPOR KENNEDY ALENCAR NO É NOTÍCIA NA REDETV COM TEM A VER COM ESTUDOS DOS ALUNOS DA UNICAMP DE SÃO PAULO FAZENDO OS DEVERES DE VESTIBULARES COM QUESTÕES DISCURSIVAS MELHORES DO QUE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DAS PROVAS

    Responder

  • 04/06/2012 #2 Author

    Aleluia!
    Até que enfim!
    Pensei que só eu e os tais 3% desconfiam dos brogueiros progreÇistas poxa…

    Responder

  • foraPTbandido

    04/06/2012 #3 Author

    O PT, como bom partido gramsciano, enquanto ainda não censura a imprensa diretamente, arquiteta uma verdadeira maquina de desinformação e calunia na internet, fomentada com dinheiro publico. Os leitores, aqueles mais vulneráveis, já inclinados a esquerda e possuidores de um amor incondicional a pessoa do lula, Veem nesta mídia estatal e principalmente seu material como uma imprescindível fonte de informação no combate ao pig e aos reacionários, monstrinhos criados em suas próprias cabeças, diga-se. Mas, não renegando a verdadeira origem, esse aparato midiático governista, usurário costumas dos truques de manipulação soviéticos, não consegue transparecer lucidez, boa intenção e primazia pelada verdade dos fatos, sendo constantemente humilhado com fartas refutações de jornalistas sérios, comprometidos unicamente com o desmembramento do mafia encrustada em Brasília.

    Não lhes restando a verdade como ferramenta de luta, apregoaram-se no que tem de mais vil e podre no mundo. Até robôs utilizaram no twitter com o fim de demostrar que o povo está com eles na luta, quando na verdade os repudia.

    Gilmar mendes, sua atitude é louvável e muito corajosa. Já estava na hora de um homem com tal responsabilidade abordar esse tema e leva-lo aonde deve ser tratado, na justiça

    Responder

  • Vivi

    02/06/2012 #4 Author

    Isso mesmo, Ministro! Ocupe-se de coisas que afetam os interesses do país! É para isso que nós o pagamos! E não para ficar criando factoides visando a salvar a sua própria pele!!

    Responder

  • Amores

    02/06/2012 #5 Author

    Ouvi alguém dizer que o governo Lula pulverizou a verba de publicidade. Distribuiu a verba. Quem perdeu não gostou.
    Os grandes meios estao ganhando menos. A internet chegou e já ultrapassou a TV .. Foi isso que eu ouvi.

    Ouvi essa também :

    O Mundo está mais forte, a Europa não é o Mundo. O Mundo está mudando muito rapidamente.

    Responder

  • Claudionor

    01/06/2012 #6 Author

    Pannunzio, sem o dinheiro público, como vão viver estes blogueiros?

    Eles têm família pra sustentar e tudo o mais, não podem difamar e caluniar de graça não, me ajuda aí, ô!

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      02/06/2012 #7 Author

      Há muitas outras formas. Hospedar o blog num grande portal, receber salário por isso, não ter que se preocupar com impedimentos de qualquer natureza. A outra é a minha: eu faço porque gosto. Estou aprendendo muito, principalmente sobre o gênero humano. Tem sido uma ótima experiência.

  • alvaro arenhart

    01/06/2012 #8 Author

    Existe dois tipos de Crenca. A Religiosa e a Cientifica. Na Crenca Religiosa, um indiviuo ou varios individuos acreditam, i.e., tem fe em um Deus. Esta crenca tem mais carater filosofico, emocional e pessoal e nao pode ser questionada, pois temos o Livre arbitrio de crer ou nao em Deus. A Crenca Cientifica, baseia-se no fato de um ou mais individios desenvolverem uma hipotese e entao deverao elaborar uma tese, que ira ou nao provar a hipotese. Como eh algo Cientifico, tal Tese podera ser contestada. No Caso que se delineia, entre o Sr. Gilmar Mendes e Luiz Inacio Lula da Silva, a minha hipotese eh de que existam as duas versoes, a Crenca Religiosa e a Crenca Cientifica. A Minha Hipotese eh que, verificando os fatos pos encontro lula-gilmar, o Sr. Gilmar esta sendo Personagem da Crenca Cientifica. Explico. Ao verificar e estudar o que se apresenta em varios Blogs, Sites e comentarios de leitores, o Sr. Gilmar esta sendo sitado a contar e a provar os fatos que ocorreram durante o encontro gilmar-jobim-lula. Isto eh, como existem duvidas a respeito da palavra e do comportamento do Sr. Gilmar, este foi obrigado, diante da Junta de Sabios Cientistas Politicos e Sabios Leitores Blogueiros, a provar sua hipotese de que lula estava coagindo a adiar o Julgamento do Caso Mensalao para o proximo ano. No caso do Sr. Luis Inacio, a Crenca eh a Religiosa. A minha Hipotese eh que, ao verificar os mesmos Sites, Blogs e comentarios dos leitores, verifiquei que nao existe contestacao alguma a respeito da atitude do Sr. Luis. Isso me leva ao encontro com a Tese de que o Sr. Luis Inacio Lula da Silva eh na Verdade um Deus em forma Humana. Provo minha tese, com base nos comentarios dos Todos estes jornalistas Cientistas Politicos, Blogueiros e Leitores que, supostamente estejam falando a Verdade, entao, nao existe como discordar dos argumentos apresentados, de que lula Nunca Errou e Nao Precisa Provar Nada a Ninguem, Pois Ele Eh a Crenca Religiosa para Muitos e para o partido dos trabalhadores De Que Deus Existe. Se eu estiver errado, me contestem.

    Responder

  • jeronimo

    01/06/2012 #10 Author

    Essa medida também poderia ser estendida à Veja, Panuzzio.

    Quem ataca instituições, hoje, é essa revista. Claro que vc não cobrará isso visto que se deleita das inúmeras mentiras propagandeadas por Veja. Vc poderia ser um pouco mais transparente com seus leitores, colocando críticas dos dois lados. Por que vc só critica o governo? Por que vc não critica a oposição? Até o Estadão e Folha emitiram um editorial criticando a postura do Gilmar Mendes acerca da tal conversa. Por que vc não faz o mesmo? Que iditotice minha lhe inquirir sobre isso! O que esperar de um jornalista que defende um preconceituoso do nível de boris casoi?

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      01/06/2012 #11 Author

      Bom, minhas posições são bem claras. Não sei se você leu minha defesa do Bóris Casoy, mas estou aqui sempre aberto à discussão. Aponte-me o que está errado, na sua opinião. A propósito das críticas, este blog é bastante democrático a ponto de permitir questionamento como o seu. O que eu não posso é mudar minhas opiniões para agradar certos leitores. Mas vocês podem criticá-las à vontade.

    • Danilo Albergaria

      01/06/2012 #12 Author

      Mas e a pergunta dele: porque você não criticou os dois lados no affair Gilmar/Lula?

  • André Machado

    01/06/2012 #13 Author

    Setores da mídia, e seus aliados na oposição política, almejam uma liberdade de imprensa que seja um privilégio para poucos.

    Blogs têm o mesmo direito que qualquer empresa ligada à mídia velha tem de receber publicidade institucional.

    O critério para rateio da verba é o mesmo da velha mídia, ou seja, audiência. Na TV mede-se a audiência e na internet, pageviews.

    Eu gostaria de perguntar ao nobre jornalista Fabio Pannuzio e a Sr. Gilmar Mendes se publicar contas falsas de autoridades (presidente da república, ministros, etc) no exterior é ofender as instituições ?

    Ou publicar uma ficha falsa de um candidato a presidente na capa do jornal que é recheado de verbas estatais é ofender as instituições?

    Eu gostaria de perguntar ao Sr. Gilmar Mendes se atacar autoridades usando grampos ilegais, ao longo de vários anos, tendo como fonte um notório bandido, é atacar as instituições?

    Agora, perguntem se Lula ou Dilma pediram para que as estatais parássem de anunciar nestes jornais, TV´s e Revistas?

    Não, não pediram.

    Eu quero saber, como cidadão brasileiro, o quanto empresas como Globo, Estadão, Folha e Abril, e todos os grupos de mídia, ganharam do setor público desde 1964 até hoje. Quero somar tudo, ajustar pela correção monetária e inflação e chegar a um resultado. Quero fazer um belo infográfico com esses números.

    Quero juntar esses dados com estudos mostrando as leis e benefícios que a ditadura trouxe a esses grupos de mídia e convertê-los em valor.

    Vai ficar bem interessante e um excelente fonte de material para entendermos a história da comunicação social e a realidade da política.

    Eu peço encarecidamente que os pesquisadores do IPEA tomem a iniciativa de fazerem esse resgate histórico.

    Quanto menos as estatais aplicarem verba institucional nos grandes grupos de mídia, e mais nas mídias pequenas e médias, e na internet, mais contribuirá para amenizar a concentração midiática no Brasil.

    A guerra política agora virou uma guerra maquiavélica para fazer os independentes voltarem ao mimeógrafo, enquanto os grandes continuam fechando contratos bilionários com entes públicos.

    Eu entendo que os jornalões defendem a liberdade de imprensa. Espero que entendam que eu defenda a liberdade da blogosfera. E liberdade, para um jornalista, significa ter os mesmos direitos à publicidade institucional de que gozaram os velhos grupos de mídia ao longo dos últimos 50 anos.

    Viva a liberdade de expressão na internet brasileira!!!

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      01/06/2012 #14 Author

      Gostei de seu conceito de liberdade: “liberdade, para um jornalista, significa ter os mesmos direitos à publicidade institucional”. Serve como uma espécie de axioma da BESTA.

    • Fábio Camargo

      01/06/2012 #15 Author

      Mas a grande maioria dos anunciantes são de empresas privadas como as automobilísticas, alimentação, celulares, cias. aéreas, bancos (privados e públicos) etc., não ficam na dependência do governo, por isso estes jornais e revistas podem ser independentes nas suas linhas de pensamento….

  • marco

    01/06/2012 #16 Author

    vc pode esclarecer a seus leitores como funciona a distribuição das verbas publicitárias obrigatórias Sr.Pannunzio e como ela foi seguida na forma da lei só no governo do PT…

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      01/06/2012 #17 Author

      Talvez o governo possa explicar isso melhor do que eu. No caso dos blogues que critico, não foi seguido critério técnico nenhum.

    • Danilo Albergaria

      01/06/2012 #18 Author

      Você tem condições de comprovar essa sua afirmação?

  • Nando

    01/06/2012 #19 Author

    Já era hora de acabar com a farra com o dinheiro público. Grande Gilmar Mendes!

    Responder

  • Mario

    01/06/2012 #20 Author

    Aleluia, Pannunzio! Pensei que nenhuma “otoridade” fosse manisfestar-se contra esses patrocínios descaradamente ilegais. Eu pensei em entrar com uma ação popular, mas depois repensei “se nenhuma ‘otoridade’ mexe nesse vespeiro, quem sou eu para mexer.”. Espero que o dinheiro seja devolvido aos cofres públicos.

    Mario.

    Responder

  • Andre

    01/06/2012 #21 Author

    Sera’ que agora alguem comsegue cortar essa sem vergonhice ?

    Responder

  • Flávio Furtado de Farias

    01/06/2012 #22 Author

    Pois é, devia ter pensado nisto, o sr. Gilmar, em relação à Band, Globo, SBT, Veja e outros… não pensou, não questionou… né? por que será?

    Responder

    • Airton

      01/06/2012 #23 Author

      Professor você pensa ou simplesmente repassa a idéias dos outros ?
      Não me parece que qualquer um dos veiculos citados fazem matérias enaltecendo o governo e desencando os inimigos , isso não seria fazer jornalismo .
      Que os blogprog escrevam o queriam é legitimo , mas não usando parte do meu dinheiro , que deveria ser usado para saúde,educação,segurança,esporte.

  • Silvio Arcanjo

    01/06/2012 #24 Author

    O Gilmar Mendes é um péssimo exemplo à nossas instituições e a democracia,.ataca figuras públicas através da mídia, sem provas o povo reage contra sua manifestação,e em momento algum vi ataques ao SbTF. A grande realidade é que ele está usando a instituição politicamente,o que é vergonhoso, típico de autoridades da ditadura a forma truculenta como ele vem agindo.

    Responder

  • Vanessa

    01/06/2012 #25 Author

    Opinião todos devem ter (ou, deveriam…)
    Eu respeito a opinião dos outros e espero que respeitem a minha … Nada me deixa mais irritada do que pessoas com opinião diferente da minha e que tentam me ‘doutrinar’ com argumentação rasteira.

    MAS ‘opinião divergente’ financiada com dinheiro público, de estatais etc, é o fim da picada! É asqueroso.

    Segundo publicado aqui mesmo no blog, os Correios patrocinam um blog dito progressista ….. não prestam um serviço decente para a população, mas tem $$ para patrocínios ‘progressistas’ … Me poupe!
    E lembrar que os Corrreios era exemplo de excelente serviço … e hj tá do jeito que tá!

    Responder

    • Danilo Albergaria

      01/06/2012 #26 Author

      A Veja também, a Globo também, o Estadão também, a Folha também, todo mundo recebe publicidade do governo.

  • Dorothy Lamour

    01/06/2012 #27 Author

    ( Eu sei bem de quem o ministro GILMAR MENDES está falando, mas, como me disse NELSON Jobim sobre essa confusão toda, “eles que são branco ALUSÃO AO CRIME DE RACISMO COMETIDO POR PAULO HENRIQUE AMORIM COM O JORNALISTA HERALDO PEREIRA é que se entendam” . NELSON Jobim, Heraldo PEREIRA, FH FERNANDO HENRIQUE CARDOSO e eu FABIO PANUNZIO vamos ficar na nossa. No caso, Heraldo PEREIRA , não é pra menos, quer distância desse PAULO HENRIQUE AMORIM blogueiro. Eu FABIO PANUNZIO só não sabia que a Caixa Econômica patrocinava esse tipo de blog )

    Responder

  • Eliana França Leme

    01/06/2012 #28 Author

    Dá-lhe Gilmar Mendes, vamos acabar com a sem-vergonhice dessa canalhada.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *