ELIANE CANTANHÊDE Linda, rica, inteligente, cheia de sobrenomes próprios e adquiridos, Marta Suplicy emprestou por 30 anos esse pacote paulistano quatrocentão para ajudar a...

ELIANE CANTANHÊDE

Linda, rica, inteligente, cheia de sobrenomes próprios e adquiridos, Marta Suplicy emprestou por 30 anos esse pacote paulistano quatrocentão para ajudar a edificar o PT e a ascensão de Lula.

Mas, se Marta sempre gostou de Lula e foi fiel a ele, não se pode dizer que a recíproca seja totalmente verdadeira. Lula nunca morreu de amores por esta mulher tão poderosa, cheia de si, que empurrou para o Turismo no seu governo.

Essa diferença explodiu na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Com 29% a 30% em setembro, Marta liderava todas as pesquisas, em todos os segmentos, mas Lula estava inebriado com a vitória de sua criatura Dilma e decidiu que era hora do “novo” também na principal capital do país.

Marta tinha um trabalho bem avaliado na periferia quando prefeita e acabara de se eleger para o Senado. Haddad nunca tinha sido candidato a nada, andava enrolado com os erros do Enem e era capaz, como foi, de confundir Itaim Bibi com Itaim Paulista. Estava com 2% (hoje, tem 3%).

Lula não quis saber de conversa. Tirou a “companheira Marta” da frente, impôs Haddad goela abaixo da direção do PT, cooptou todo o grupo “martista”. O rei sou eu.

Ok. Lula tem instinto e Haddad é, de fato, um bom produto eleitoral, mas dá para Marta ficar feliz com o processo, com o jeito, com a imposição? Ponha-se no lugar dela. Não dá.

Criado o problema, os líderes petistas voltaram-se contra Marta. Avaliam que, se ela vier com Haddad, ajuda muito; se não, não atrapalha tanto quanto pensa. Até porque, com ou sem Marta, o PT tem o seu capital eleitoral consolidado e Lula cobre, de sobra, a força dela na periferia.

Conclusão: o PT vai usar e abusar da gestão Marta como vitrine, mas sem Marta. E ainda tripudia: ela não tem para onde correr. Primeiro, porque é inimiga quase pessoal de Serra e Kassab e, segundo, porque todo mundo que saiu do PT se deu mal.

Lula isolou Marta Suplicy.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Opinião – Marta – 05/06/2012.

Comentários

  • Danilo Albergaria

    06/06/2012 #1 Author

    Política é f%da. Claro que é errado Marta ser barrada como candidata. Mas desconfio que o Lula esteja certo – e de acordo com o único critério relevante em relação a uma eleição: vencê-la. A Marta tem muita rejeição e é mais fácil, nesse caso, fabricar a imagem de um desconhecido.

    Responder

  • Ricardo Mamedes

    05/06/2012 #2 Author

    É mesmo incrível a capacidade das esquerdas (e dos esquerdistas) em falsear a verdade, deturpar e mistificar. Prova disso é o comentário do Jotavê a este post: “o Lula está certo”, ” é preciso renovar”‘ “o Haddad é um bom candidato”. E a democracia, meu camarada, aquela mesma que os ” cacicões” podres do PT discursam retoricamente como sendo a marca do partido? Quais são mesmo as qualidades dessa marionete, esse boneco de mamulengo, assassino da educação quando ministro, incompetente testado e “aprovado”? A sua carinha bonita – nas palavras do cacique-barbudo-mor?

    Ah sim, a esquerda usa de métodos suaves e ortodoxos… é mesmo? Que tal se debruçar sobre as práticas do Lula neste período pré eleitoral, especialmente com relação á indicação de candidatos? Eis que para o “príncipe” a sua vontade sacrossanta está acima das regras democráticas estabecidas, como, por exemplo, as prévias do seu próprio partido.

    LOgo, não se trata da questão maniqueísta de estabelecer diferenças ideológicas entre esquerda e direita, cujos conceitos estão já ultrapassados, mas de infundir honestidade ao discurso.

    Responder

  • Jotavê

    05/06/2012 #3 Author

    Lula agiu corretamente. Apostou na renovação partidária. É aí que o barco tucano está fazendo água. Os antigos caciques não largam o osso, e o partido vai se esclerosando. Haddad tem tudo para ganhar. Se ganhar, Lula terá posto o partido no caminho para ser uma força política permanente no cenário nacional, sobrevivendo ao dilúvio do mensalão. Marta fica incorporada ao exército de reserva. Vai fazer biquinho, bater o salto do sapato de 5 mil dólares no carpete, mas no final acaba se ajustando. A alternativa é dar o fora. Vai fazer o quê? Entrar para o DEM? Ou para o PSOL? Pois é. O que lhe resta é pôr o rabinho entre as pernas, e vir de cabeça baixa lamber a mão do dono.

    Responder

    • Marcjaguar

      05/06/2012 #4 Author

      Entao, na sua opiniao, Lula “agiu corretamente”, ao desprezar o capital politico e a historia de militancia da Marta e, na base da dedada e da imposicao, colocou o Hadad para candidato do PT?
      Tenha a santa paciencia, neh?
      Os antigos caciques do PSDB nao largam o osso? Se isso eh certo, entao quem eh o Lula no PT? Um ditador ao estilo Kin Jun Il?
      Pel0 que voce escreveu, Jotave, voce deve achar que eh algo glorioso para a figura do ApeDELTA humilhar seus correligionarios e esmaga-los politicamente, somente devido ao fato de que ele eh o “todo-poderoso” do partido.
      Nao se esqueca de que Lula hoje soh eh Lula porque teve o apio de quadros importantes e Marta Suplicy em SP sempre desempenhou esse papel.

      Eu, de minha parte, fico feliz que o ApeDELTA continue a meter os pes pelas maos, pois suas atitudes recentes mostram que ele tem muita municao para ficar dando tiro no peh do partido a vontade, ateh que apareca um sucessor e faca com ele exatamente o que ele faz com quem o “desobedece”.
      Fernando Hadad nao leva a eleicao a continuar assim. Ainda bem!

      Abracos, Pannunzio!

    • MarceloF

      05/06/2012 #5 Author

      JV, concordo em parte.
      De fato, os partidos precisam se renovar e o PSDB é que menos se renova. Marta é um nome desgastado. Essa conversa de administração bem avaliada é bobagem, ela não conseguiu sequer se reeleger, com máquina na mão e tudo o mais.
      Bonita? a Catanhede forçou…
      Porém, o que Lula está fazendo não é exatamente uma renovação. Dilma e Hadad não trazem nada de novo ao partido e nem ao governo. Foram escolhidos apenas pela subserviência ao grande timoneiro de Garanhuns. São meros caseiros da casa-grande lulista.
      Abs.,
      de MarceloF.

    • Danilo Albergaria

      06/06/2012 #6 Author

      Eu acho a Marta bonita, pô!

    • MarceloF

      06/06/2012 #7 Author

      Leva pra casa!!

  • wellington mac dowell

    05/06/2012 #8 Author

    O coronel-jagunço de Garanhus deu uma “chave de rim” na Marta, sacaniou a pobre chamando-a de velha, e vai perder a eleição com sua novidade “kit-gay nóis pega os peixe”.

    Responder

  • Airton

    05/06/2012 #9 Author

    Acho que a Eliana confunde instinto com arrogãncia , achar que poderá repetir com o Haddad o que fez com a Dilma , numa cidade só , sem inaugurações , sem palanque e sem programas do Ratinho e sem contar que tem o Celso Russomano como adversário e não aliado.

    Responder

  • Flavio

    05/06/2012 #10 Author

    Todos clamam por uma renovação na política, aí quando surge a gente chora pela ausência do passado…certo q nesse caso são lágrimas de crocodilo… vamos ver o q os novos tem a dizer, o Haddad, o Chalita….

    Responder

  • Marcjaguar

    05/06/2012 #11 Author

    Caro Pannunzio

    Eis ai a democracia petista endo posta em pratica pelo dono do partido (e ainda tem petista que acredita que o partido nao tenha dono….rs 😛 ).
    Ou Marta se humilha e aceita se submeter as regras impostas pelo ApeDELTA ou terah sua reputacao de 30 anos de militancia partidaria esmagada. Simples assim.

    E o mesmo estah acontecendo em Recife na escolha do candidato petista a prefeito da cidade…..adoro essa “democracia progressista” do dono do PT….rs 😀

    Abracos, Pannunzio

    Responder

  • Candango

    05/06/2012 #12 Author

    Estão “moendo” a Marta nos foruns de blogs e jornais. E quem a está moendo não são os tucanos, mas os petistas. Querem vê-la de joelhos, desmoralizada. Foi muita ousadia tentar contrariar a vontade imperial do Lula.

    Responder

  • Vivaldi Cunha Filho

    05/06/2012 #13 Author

    Também acho, sobre os dois comentários anteriores. A história sempre se repete como farsa. Lula já atingiu o ápice possível para alguém com seu instinto político. A partir daí, a maré começa a virar, a tendência agora é o número “dos que não gostam dele” aumentar. Não falo dos que nunca gostaram, mas dos “cumpanheiros” que começarão a miná-lo silenciosamente, questionar sua “sabedoria política” entre os pares e até surgirem os primeiros a enfrentá-lo diretamente. Vide Recife e por que não dizer, Belo Horizonte. História, velha História!

    Responder

  • João Carlos da Silva Moreno

    05/06/2012 #14 Author

    Eu acho que sem a Marta o PT não leva. A Eliana esta certa quando diz que o PT tem 30% do votos paulista mas isso não é suficiente. Essa de que o Serra é adversário mortal dos petistas não cola. Se aturamos o PSDB até hoje no poder, mais 4 anos não é nada, principalmente pra mostrarmos que não aceitamos caciques e golpes no PT. A parte paulista do PT é de dar inveja a muito tucano. Sai pra lá.

    Responder

  • regina cintra

    05/06/2012 #15 Author

    Grande Eliane Cantanhede ! . Está entre as melhores analistas políticas desse país. Tem argúcia, instinto de focar o que está oculto, vai direto ao ponto e não enrola.

    Responder

  • Alex

    05/06/2012 #16 Author

    Nunca subestimem uma mulher traída e irada……

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *