Eliane Cantnhêde Se Lula pretendia mesmo adiar o julgamento do mensalão, pode ter conseguido exatamente o oposto depois do vazamento de seu, digamos, curioso...

Eliane Cantnhêde

Se Lula pretendia mesmo adiar o julgamento do mensalão, pode ter conseguido exatamente o oposto depois do vazamento de seu, digamos, curioso encontro com o ministro Gilmar Mendes.

Tomado em brios, o Supremo decidiu por unanimidade iniciar o julgamento em 1º de agosto e, assim, dar uma prensa no revisor Ricardo Lewandowski, que está sentado em cima do processo há meses. Queira ou não, vai ter de apresentar seu parecer até o fim deste mês.

Derrota de Lula e do PT, pois confirmou-se a pior previsão para o partido: a coincidência do julgamento do maior escândalo do governo Lula com a campanha eleitoral.

Será um longo processo, com 38 réus, voto do relator, voto do revisor e 11 juízes -se Dias Toffoli não se considerar impedido. E tem data para começar, não para terminar. Esse não é um detalhe e tem imensas implicações práticas e políticas.

Uma delas é que dois ministros, o atual e o ex-presidente, Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso, têm tempo de validade. Um completa a idade-limite de permanência no tribunal, 70 anos, em novembro. O outro, já no início de setembro. Ninguém acha que seria conveniente julgar um caso dessa magnitude, num complexo ambiente político, com dois novatos na corte.

A outra é o possível impacto das acusações e dos votos do STF nos resultados das eleições. Imagine a situação: as mesmas TVs que vão mostrar Lula fazendo campanha e os candidatos do PT vendendo seu peixe no horário eleitoral vão, simultaneamente, transmitir as longas acusações no STF contra a cúpula histórica do partido, José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares…

Sem contar que eles correm o sério risco de serem traumaticamente condenados às vésperas da eleição.

Ou seja: o julgamento tem de ser agora, mas parece injusto com um dos mais importantes partidos do país que seja justamente agora.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Opinião – É agora, mas logo agora? – 08/06/2012.

Comentários

  • Chico Preto

    10/06/2012 #1 Author

    Vejam nos principais blogs da BESTA.

    Desespero total dos mensaleiros.

    Desespero expresso em posts construídos por “jornalistas” leais a causa PETISTA.

    Dano politico não é a preocupação.

    Afinal, o reino mineral sabe que o povo brasileiro acreditou na cara de coitado do Lula em 2005 e lhe elegeu novamente.

    Não é esse o ponto portanto.

    O desespero se deve ao fato da chance – considerável – de vários deles irem para cadeia.

    E assim que acabar o julgamento, pois não existe mais nada e nenhum lugar mais para recorrer.

    Sim, algo novo na Republica.

    Politico puxar cana, e justo os de um partido que se coroava até 7 anos atrás como o partido guardião da ética na politica.

    São as ironias do destino …

    Responder

  • @tuddbom

    10/06/2012 #2 Author

    Caramba! É isso mesmo que eu li??!
    Seria INJUSTO TRAMATIZÁ-LOS… logo agora?!!

    Essa dona Eliane é de uma obviedade ofensiva! Sua mal fingida ironia, não cola mesmo… Talvez ela ache que o país deva esperar mais uns 7 anos…

    Aos brasileiros obrigados a conviver com o esgoto que corre à céu aberto a partir do planalto, pede compaixão? Tenha dó!

    Sinto-me desobrigada de manter a educação, mas é claro, nem vale a pena… Melhor, tapar o nariz.

    Responder

  • Marcelo G

    10/06/2012 #3 Author

    Que comentário final lamentável!! Seria muito fácil o PT não sofrer em nada com esse julgamento. Teve sete anos para mostrar que o partido tem um mínimo de vergonha na cara e expulsar essa corja de seus quadros. O problema é que muito cacique iria cair fora dessa tribo, quem sabe até o maior de todos tivesse que dar explicacões.
    Até o tão criticado DEM rapidamente expulsou o Demóstenes uando suas armações vieram a público.
    O PT protegeu e protege os mensaleiros, endossa suas ações e assina conjuntamente seus métodos.

    Abs
    Marcelo

    Responder

  • Vivi

    08/06/2012 #4 Author

    E aí, Pannunzio, a pergunta que eu fiz era muito “INCONVENIENTE”?
    Tem medo que as pessoas percebam a lógica ILÓGICA?
    Quanta covardia!
    Que imprensa SÓRDIDA!!

    Responder

  • Fernando Felipe

    08/06/2012 #5 Author

    Eliane, a rainha do Forró, poderia ao menos disfarçar um pouco sua militância, como fazem outros jornalistas.

    Mas dá pra perceber o porquê desse desespero sutil na senhora Cantanhêde:
    “O julgamento tem de ser agora [porque é o maior escândalo político da história nacional],
    mas parece injusto com um dos mais importantes partidos do país que seja justamente agora [logo na reta da disputa pela prefeitura de São Paulo, essa que nós temos que reconquistar].”

    Responder

  • Francisco de Taubaté

    08/06/2012 #6 Author

    Injusto uma ova D. Eliane, já passou da hora dessa cambada de salafrários ser julgada. Infelizmente o chefão ficou de fora. Cadeia para os petralhas quadrilheiros!!!

    Responder

  • Thiago Hart

    08/06/2012 #7 Author

    Ah, me poupq dona Eliana. Tá de brincadeira, né? O artigo deveria ser outro: agora? Mas só agora??? Pq o julgamento não foi realizado durante a campanha de dona Dilma? Pq só agora na campanha para prefeitos??? O julgamento será realizado agora pq agora o STF conseguiu fechar tudo, após tanta enrolação dos mensaleiros. Que bom que seja julgado, já é uma grande coisa. Parece injusto? Injusto foi o PT com TODOS os brasileiros!!!

    @thiagohart

    Responder

  • JACUTINGA

    08/06/2012 #8 Author

    Completa inversão de valores.
    A honestidade, seriedade e dignidade são características da imensa maioria dos brasileiros.
    Infelizmente, a maioria também é crédula, ingênua e mal informada.
    A justiça deve ser feita, doa a quem doer, venha na hora que vier.
    Pague quem deve e quem errou.
    A mentira pode enganar muita gente mas, a verdade sempre vencerá.
    Dna Eliane, preocupe-se com quem foi roubado, enganado e vilipendiado por esta corja que tenta se apoderar do país usando falsidade e desfaçatez .
    O grande partido, infelizmente, é dirigido por gente moralmente pequena .

    Responder

  • Flávio Furtado de Farias

    08/06/2012 #9 Author

    Concordo com João Carlos da Silva. Não acredito em forte impacto para as eleições porque este fato já foi vastamente explorado e divulgado pela mídia nacional.
    Eu acredito que isto paradoxalmente agora resulte em efeito contrário ao que a oposição espera de danos eleitorais.
    De qualquer forma, que a justiça seja feito e este processo caminhe dentro dos ritos normais e se avalie a culpa de cada um e os punam.

    Responder

    • Tropeço

      08/06/2012 #10 Author

      O estrago será feito pelo próprio PT. Estratégias incorretas. Como por exemplo essa montanha de dinheiro sendo gasta para o Gugu Dada não ser prefeito.

  • Claudio Pires

    08/06/2012 #11 Author

    Injusto por que? O PT fez a lambança e empurrou o processo com a barriga o quanto pode. Achou que ia ganhar no grito amedrontando o STF. Sifu. Agora chupa.

    Responder

  • Wellington Mac Dowell

    08/06/2012 #12 Author

    “Ou seja: o julgamento tem de ser agora, mas parece injusto com um dos mais importantes partidos do país que seja justamente agora.”
    A colunista pirou, só pode. Um processo que se arrasta a 7 anos, repleto de protelações e sentadas nos autos, à beira da prescrição para alguns crimes, com dedaços do coronel de garanhuns, já está mais do que na hora de ser julgado. Quanto à coincidência com a eleição, “pior do que a queda do cavalo é o coice”. Eles merecem.

    Responder

  • João Carlos da Silva Moreno

    08/06/2012 #13 Author

    Tucanos de todos os disfarces não escondem a alegria com o julgamento do mensalão em plena campanha. Descobrirão, a contra gosto, que só os tucanos de todos os disfarces se importam com esse julgamento. E lamentavel que uma jornalista, sempre sob grande suspeita e pressão pelo seu relacionamento com um tucano, se preste a dar razão ao ministro que foi desmentido inumeras vezes, todas as vezes que citou um nome foi prontamente desmentido. Isso mostra a importancia do julgamento pra uma parcela da sociedade totalmente desconectada do interessae da maioria.

    Responder

    • Medonho

      08/06/2012 #14 Author

      Vai lá na carta e no blog do Paulo-pasta-recheada-com-bacalhau-Amorim comentar isso. Sete anos que o BRASIL espera este julgamento.

    • Jose Almeida

      08/06/2012 #15 Author

      Lá eu só leio. Só dá pra discutir com quem discorda de mim, certo? Mas pra discutir precisa de argumentos. Vc tem unzinho ae?

    • Medonho

      08/06/2012 #16 Author

      Opa. Sete anos aguardando. Chance única de ver político saindo algemado e indo tomar café de canequinha. Se isso acontecer de fato será inédito na história da nação brasileira.

      A articulação do PT nos últimos meses mostra que não apenas dão muita importância como tem medo das consequências.

      Mas claro … Os bozos da Carta dizem que não existe …

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *