Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

ONU alerta para ameaça ‘real e iminente’ de guerra civil na Síria

A pressão internacional sobre o governo do presidente Bashar Assad aumentou depois de ser relatado um novo massacre na Síria, desta vez no vilarejo de Qubair, na província de Hama. Pelo menos 78 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças, foram mortas na quarta-feira, 6, em ações de militares vinculados ao regime.

Veja também:
TV ESTADÃO: Observadores da ONU são atacados na Síria
Militares barram acesso de missão da ONU a área de massacre

Sharif Karim/Reuters
Crianças libanesas seguram cartazes de desenhos criticando ações da ONU quanto à crise na Síria
Após reunião do Conselho de Segurança nesta quinta-feira, 7, para discutir a crise na Síria, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que a contínua violência no país mostra que há uma ameaça real e iminente de guerra civil.

Segundo ele, há poucas evidências de que o governo sírio esteja cumprindo com o plano internacional de paz negociado pela ONU com o país.

Horas antes, em discurso na Assembleia Geral, Ban já havia condenado o “assassinato de inocentes”, que descreveu como “chocante e revoltante”. “Qualquer regime ou líder que tolere tal assassinato de inocentes perdeu sua humanidade”, disse Ban.

O enviado especial da ONU à Síria, Kofi Annan, disse que é o momento de ameaçar Assad com fortes conseqüências, caso seu governo não interrompa a violência contra civis. Annan disse ainda ao Conselho de Segurança que a crise na Síria pode se transformar em uma espiral fora de controle, caso a comunidade internacional não aumente a pressão sobre o governo de Assad.

Segundo Annan, a comunidade internacional já se uniu para encontrar uma solução para o conflito, mas deve agora levar essa união para um novo patamar. “Ações individuais ou intervenções não vão solucionar a crise”, disse.

O enviado da ONU disse ainda que esse novo episódio de violência demonstra que seu plano de paz para a Síria não foi implementado, apesar de ter sido aceito pelo governo.

Beba na fonte: ONU alerta para ameaça ‘real e iminente’ de guerra civil na Síria – internacional – geral – Estadão.

Share the Post:

Join Our Newsletter