VAGUINALDO MARINHEIRO Com grande exposição na TV e apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Fernando Haddad...

VAGUINALDO MARINHEIRO

Com grande exposição na TV e apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Fernando Haddad mais que dobrou seu percentual de intenção de voto para a prefeitura paulistana.

Pesquisa feita pelo Datafolha na quarta e quinta-feira da semana passada mostra o petista com 8%. No início de março, ele tinha 3%. Os resultados foram divulgados pelo “TV Folha” de ontem.

José Serra (PSDB) continua na liderança, com 30%, mesmo índice de março. Em segundo vem Celso Russomanno (PRB), com 21%.

Haddad aparece embolado no patamar em que também estão Soninha (PPS), Netinho de Paula (PC do B), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), num cenário com dez pré-candidatos, mas foi o único a ter um crescimento expressivo.

Ele parece ter se beneficiado de um período em que o PT tentou expor ao máximo o pré-candidato e sua ligação com Lula, apesar de a legislação proibir campanha antes do dia 6 de julho.

Haddad foi uma das estrelas dos programas partidários exibidos pelo PT em rádio e televisão de 15 a 22 de maio.

Os programas mostravam Lula, Dilma e Haddad e reforçavam o slogan “só se renova quem faz o novo”.

O foco em novidade e juventude foi o escolhido pelo marqueteiro do PT, João Santana. Haddad fará sua estreia em eleições e tem 49 anos. Seu principal adversário, Serra, que já foi prefeito e governador e concorreu duas vezes à Presidência, tem 70.

Lula, Dilma e Haddad também apareceram juntos em eventos, e, no mês passado, o ex-presidente levou o pré-candidato ao “Programa do Ratinho”, do SBT. Lá, por 44 minutos, Lula promoveu Haddad, que subiu ao palco.

Serra também teve exposição desde a última pesquisa. Apareceu em propagandas do PSDB veiculadas no final do abril e no início deste mês.

Mas, para Serra, isso parece menos importante, uma vez que 100% dos eleitores afirmam conhecer o tucano.

Já Haddad está na fase de ser apresentado. Em março, só 41% diziam conhecê-lo. Agora são 49%.

Na pesquisa anterior, 10% sabiam que ele era o candidato de Lula. Na atual, 19%.

A assessoria de Serra disse que ele não comentaria a pesquisa. Chalita afirmou que a campanha “não começou”. “Os debates e o horário eleitoral é que vão fazer com que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas.”

O coordenador da campanha petista, o vereador Antônio Donato, disse que Haddad cresce “consistentemente” à medida que mais pessoas passam a conhecê-lo.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Poder – Exposto na TV e ‘colado’ em Lula, Haddad sobe 5 pontos – 18/06/2012.

Comentários

  • 18/06/2012 #1 Author

    Não sei o porque dar tanta importância a um candidato que está em 5°, 6° lugar…
    Só se for pra alavancar a campanha, claro!

    A imprensa só sabe puxar o saco du ómi!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *