Reproduzo aqui a reportagem que abre a série sobre o aquecimento global que o Jornal da Band exibe esta semana. Eu mesmo a produzi....

Reproduzo aqui a reportagem que abre a série sobre o aquecimento global que o Jornal da Band exibe esta semana. Eu mesmo a produzi. É um convite à reflexão sobre o que está efetivamente acontecendo com o planeta. De um lado, o alarme disparado por cientistas que acreditam que o aumeto da concentração de CO2 provocado pelo homem na atmosfera vai desencadear uma série de eventos climáticos adversos, que podem ameaçar a sobrevivência humana no planeta. De outro, os céticos, que refutam o principal axioma da hipótese do aquecimento antrópico: o efeito estufa.

Comentários

  • Carla

    20/06/2012 #1 Author

    Em primeiro lugar gostaria de dar meus parabéns pela iniciativa da Band, de dar voz àqueles que não são ouvidos. Meu pai é professor de Geologia da PUC-RJ, estuda o planeta há mais de 50 anos (ele tem 81), e desde que surgiu a teoria do aquecimento global por causa do CO2, argumentou contra. Sempre concordei com ele, e fico orgulhosa de ver seus argumentos endossados por climatologistas e físicos. Sou da área de Matemática e converso com meus alunos sobre isso, quando quero citar os riscos de uma análise precipitada ou de um modelo inadequado. Enfim, é muito bom saber que outras pessoas terão a oportunidade de conhecer este outro ponto de vista.
    Mais uma vez, meus parabéns pela iniciativa e pela qualidade das reportagens.
    Att,
    Carla.

    Responder

  • Álvaro

    20/06/2012 #2 Author

    Achei a reportagem parcial. Foram entrevistados apenas cientistas contrários á idéia do aquecimento global. Alguns desses cientistas afirmaram na reportagem que os “aquecimentistas” não permitem o debate, mas foi a própria reportagem que incorreu nesse erro, dando voz a apenas um lado do debate.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      20/06/2012 #3 Author

      e foi mesmo, Alvaro. O objetivo era justamente apresentar o pensamento anti-hegemônico. Os aquecimentistas são os conformadores do pensamento hegemônico, falam por todos os canais e são aceitos como porta-vozes da verdade absoluta. Mas a proposta da matéria era justamente apresentar o outro lado, esse que não tem voz nunca.

  • Mauricio Soares

    19/06/2012 #4 Author

    Na minha tela não aparece nada, tem algum link?

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      19/06/2012 #5 Author

      Você tem razão, Maurício. Vou tentar corrigir o problema. Obrigado.

  • MarceloF

    19/06/2012 #6 Author

    Grande Fábio!
    Ficou excelente essa abertura da série. Ponderada, sem exageros, muito bem ilustrada. Bem legal aquele recurso em que vc. aparece aparece ao lado da terra, da lua e do sol. Parabéns a vc. e ao pessoal da Band. Vou acompanhar a série.
    O melhor é a Ticiana. Aquela belezura com um meigo sotaque levemente baiano é de destruir qualquer coração. Mande um beijo para ela!
    Abraço,
    de MarceloF.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *