Em busca do aquecimento global IX – O nível do mar

O que está acontecendo com o nível dos oceanos ? Aumento rápido e mortal, segundo os aquecimentistas. Nada de anormal, de acordo com os céticos.

Fato: ele subiu, mas não nos últimos anos. Assim como tem subido e descido ao longo de toda a história do planeta Terra.

Assista à terceira reportagem feita por mim para o Jornal da Band. Veja o que está por trás dessa polêmica.

 

Comentários

9 thoughts on “Em busca do aquecimento global IX – O nível do mar

  1. A Bandeirantes vai ganhar um prêmio de jornalismo manipulativo. Tudo bem, dar voz a esses outros “cientistas” que contestam o aquecimento global, o qual é entendido erroneamente. Mas a partir daí, só mostrar isso p/ tentar “embasar” o q a emissora quer q seja a verdade p/ ñ contestar o sistema em q vivemos, é ridículo. No fundo é isso,pois a mudança no comportamento da sociedade frente a questão ambiental caminha p/ mudar o sistema. Isso a Band ñ quer de jeito nenhum. Esse Molion ai, já foi ouvido em diversas reportagens da emissora e sempre como se fosse novidade. A Band apóia a mudança no Código Florestal brasileiro e os ruralistas e sempre faz reportagens manipuladas contra a questão indígena no país. É assim: questão ambiental: chama só o Molion. questão indígena: chama o general reacionário Heleno e pronto.

    • Em vez de tentar desqualificar as fontes, você poderia ter contribuído para o debate trazendo informações que contestem o que tem sido veiculado. Todos os grupos foram ouvidos. O problema é que os verdadeiros manipuladores acham que ouvir o outro lado é manipulação. E o outro lado existe. E tem argumentos sólidos para sustentar o que sustenta.

    • Parabéns Pannunzio. Sou natural de Itu/SP, e as formações geológicas de mostrou encontram no Parque do Varvito. O varvito foi formado pela sedimentação de destritos em um imenso lago que cobria nossa região. Outro local interessante para se visitar e o Parque das Lavras na vizinha cidade de Salto/SP. Lá encontraremos rochas denominadas Moutonnée. Nelas encontraremos estrias formadas pelo avanço e recuo das geleiras. Gostei da reportagem, em especial, sobre o questionamento das teorias do aquecimento global em voga. Não quero com isso isentar a participação do homem, entretanto devemos ser orientandos na abordagem de fatos e não por dogmas como alguns grupos querem conduzir este debate. Forte abraço. Reike

    • Não desqualifico as fontes e sim a manipulação da Bandeirantes nesses assuntos q citei. Todas reportagens tendenciosas q mostram só um lado. O pior é q uma das fontes, um climatologista, tentou desqualificar os cientistas q alertam p/ aquecimento usando vocabulário chulo ao dizer a palavra “idiota” na reportagem. Ele ñ apresentou nenhum argumento científico, mas partiu direto p/ desqualificação e a Band aplaudiu e só ouviu ele e o Molion. Debate é o q a Bandeirantes não faz,pois é extremamente parcial nesses assuntos. Uma vergonha!

    • Vergonha é esse raciocínio circular e obtuso. Você não deve ter a menor idéia do que está falando. Se soubesse, teria apresentado alguma evidência do aquecimento antrópico. Na falta de argumentos, fica no palavrório para desqualificar as fontes. Os dois lados foram ouvidos — ou Paulo Artacho e Carlos Nobre não são aquecimentistas ? E o Capobianco, que é um dos ambientalistas mais respeitados do País ? Ou será que você não viu essa galera toda nas reportagens ?
      Não adianta, amigão. Para fazer a crítica aqui tem que apresentar argumentos. E você ficou só no rame-rame do sectarismo.

  2. Parabéns pela sequência de resportagens, Fábio!

    Desde 2005 apanho por ter opinião contrária à unanimidade em voga!

    De uns dois anos pra cá, parece que a serenidade vem prevalecendo…

    Grande abraço!

    • Sentimento semelhante se passa comigo.
      Um grande abraço

  3. Pannunzio, eu já acredito que o resfriamento do planeta tenha a ver mais com o interior do que com o exterior da terra. Tive exemplos interessantes sobre isso em um livro chamado “Super Freakonomics” de Steven Levitt e Stephen Dubner. Na obra bem humorada, descrevem sobre pesquisas de erupções vulcânicas interferindo na camada da troposfera com o dióxido de enxofre que pode resfriar o planeta. Basta observar o resfriamento que sempre ocorre em períodos de grande atividade vulcânica.

  4. Prezado Pannunzio,

    “Ao longo da História o nível do oceano variou muitas vezes para cima e para baixo ”

    Quer razão melhor do que esta para não dar tanto valor para a influência humana no clima terrestre?

    Eu me sinto incomodado com a alcunha de céticos para aqueles que duvidam da doutrina do aquecimento global, porque dá a impressão de que eles duvidam por duvidar. Não é verdade. Eles duvidam por examinar a questão e ver que as conclusões dos aquecimentistas são infundadas.

    Mario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *