Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Militares vigiaram Lula durante 15 anos

RUBENS VALENTE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo da vigilância dos militares da Aeronáutica e do SNI (Serviço Nacional de Informações) ao longo de 15 anos consecutivos, como demonstram documentos abertos nesta semana à consulta pública.

Os mais de 8 milhões de páginas produzidos pelos serviços de informação da ditadura militar (1964-85) e dos governos Sarney e Collor (1985-92), hoje sob a guarda do Arquivo Nacional, em Brasília, incluem 6.129 documentos referentes a Lula.

O petista foi monitorado de 1976 a 1991. Documentos produzidos pelos órgãos que sucederam o SNI, extinto em 1990, ainda não foram liberados para consulta.

Os papéis variam de análises sobre atividades de Lula e do PT a relatos de supostas fontes de constrangimento.

Em 1982, por exemplo, o SNI se preocupou em registrar que um carro oficial da Assembleia Legislativa de São Paulo, um Opala de placas frias, foi usado para dar carona a um parente de Lula que ia a “uma consulta médica”. O carro acabou sofrendo um pequeno acidente na rua.

Um dos relatórios mais detalhados sobre Lula descreve um encontro realizado na casa do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, em novembro de 1988, em São Paulo.

Lá estavam, além dos dois, a então prefeita eleita de São Paulo Luiz Erundina e o ex-ministro José Dirceu, dentre outros membros do PT. Uma fotografia divulgada pela Folha um dia depois da reunião confirma os participantes.

Segundo o SNI, nesse encontro o PT definiu que Erundina, assim que tomasse posse, deveria abrir investigações internas com o propósito de “propiciar maior promoção à candidatura de Lula, obstruindo a de Jânio Quadros”.

O plano petista, segundo os arapongas, era “criar o maior número de obstáculos jurídicos e morais para Jânio”.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Poder – Militares vigiaram Lula durante 15 anos – 22/06/2012.

Share the Post:

Join Our Newsletter