A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) perdeu fiéis entre o Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, e o de 2000. Apesar...

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) perdeu fiéis entre o Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, e o de 2000. Apesar do aumento da população brasileira no período analisado, a igreja fundada pelo bispo Edir Macedo perdeu 229 mil adeptos, passando de 2,102 milhões para 1,873 milhão. Os dados sobre religião são obtidos por meio de amostragem.
VEJA TAMBÉM
Censo: Igreja Católica tem queda recorde no percentual de fiéis
Rio é estado com menor percentual de católicos, revela Censo 2010
Censo 2010: deficiência ainda exclui milhares de brasileiros
Já a Igreja Mundial do Poder de Deus ganhou 315 mil seguidores e apareceu pela primeira vez na lista de igrejas do Censo. A congregação foi fundada no final da década de 1980 por Valdemiro Santiago, após ele deixar a Igreja Universal, onde era pastor.
Igreja Mundial do Poder de Deus tem contas na Europa para doações
Em seu site, a Igreja Mundial do Poder de Deus diz que sua sede, em São Paulo, possui 43 mil m² e que tem mais de 1.400 igrejas no Brasil e exterior. Há canais específicos para fiéis de países como Estados Unidos, Filipinas, México, Argentinas, entre outros. Os pastores têm blogs, inclusive o fundador da igreja.
Em um link na página, os fiéis podem encontrar como fazer doações para a igreja. Os depósitos podem ser feitos em contas no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Suíça e no resto da Europa.
Assembleia de Deus é a igreja que mais cresce entre os evangélicos
Entre aqueles que se declararam evangélicos em 2010, os de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, entre outras) representavam 60% ou 10,4% da população. Já os de missão (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, etc.) são 18,5% ou 4,1% dos brasileiros.
– O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais. As de missão pararam de crescer – explica Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.
A Assembleia de Deus é a religião evangélica que mais cresceu entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões para 12,3 milhões de fiéis.

Beba na fonte: Censo: Igreja Universal perde adeptos, e Poder de Deus ganha – O Globo.

Comentários

  • walter

    29/06/2012 #1 Author

    No Brasil, cercado de tanta miséria, esses pseudo mensageiros de Deus são verdadeiros estelionatários travestidos de homens religiosos.Primeiro lhe prometem o paraíso, e depois lhe tiram tudo para que tenha seu lugar reservado naquele mesmo paraíso.O golpe é simples:Você deve doar tudo aquilo que tiver disponível, dinheiro, terras, joias, e o que mais tiver de valor.Se você consegue prosperar é porque é uma pessoa de fé, e se não consegue, apesar dos inúmeros dízimos, você não teve fé suficiente.Todos os verdadeiros homens religiosos da estória eram simples.Que Deus castigue a todos esses malandros no tempo certo.

    Responder

  • Luciano Buisine

    29/06/2012 #2 Author

    As vezes, isso acontece quando nada tem de bom na TV, fico assistindo o pastor de Igreaja Mundial fazendo milagres (?). Pessoas que andavam em cadeira de roda saem andando normalmente, o mesmo acontece com quem estava desenganado, com cancer, ficar totalmente cuarado. Já que essas igrejas fazem tantos milagres, porque o povo não a procura para curar seus males, já que a saúde no Brasil anda de mau a pior?

    Responder

  • Ilson de Pádua

    29/06/2012 #3 Author

    Prezado Pannunzio,

    Eu acho que estas seitas miseráveis são a desgraça do povo humilde do Brasil e do resto mundo. São canalhas que ficam dia e noite pedindo dinheiro. Se o nosso povo ignorante usasse toda a grana que manda para estes sem vergonhas e destinassem esse dinheiro para eduação dos filhos seria muito melhor. Como acreditar em Wampiro Santiago, Pedir Mais Cedo, Pilas Mimdafaia, R.R. Soares. Tudo bandido e já deveriam frequentar a cadeia há muito tempo. Espero que todos vão para o inferno.!
    Abs,
    Ilson de Pádua

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *