Paraguai deveria fazer como o Chile e dar uma banana para o Mercosul

Está explicado o motivo que levou os democráticos presidentes dos países que integram o Mercosul a promover a suspensão do Paraguai. Como era o único membro a se opor ao ingresso pleno da Venezuela no tratado, nada mais providencial do que utilizar a deposição de Lugo para afastar o entrave representado pela objeção do Senado daquele país.

A humilhação imposta ao vizinho mais frágil poderia ser paga com a mesma moeda que o Chile utiliza para desprezar os dinossauros sulamericanos e seguir adiante: dar uma banana ao acordo regional, que nunca representou grande coisa mesmo, e partir para as prolíficas alianças com o Norte.

Sem intermediários ideológicos, sem a dependência desses vizinhos mala-sem-alça, sem o patrulhamento nem a desonestidade de quem usa um suposto atentado contra a democracia continental para abrigar parceiros que não têm nenhum zelo por ela.

Comentários

49 thoughts on “Paraguai deveria fazer como o Chile e dar uma banana para o Mercosul

  1. O congresso conservador do paraguay derrubou o Lugo no voto porque ele é rapaz desobediente. rs . o cara não segue a agenda americana. hehe..

  2. O Paraguai deveria sair do Mercosul. E o Brasil também!
    Pelos comentários que vejo aqui, se estes são os professores, imagino os alunos…
    Sds.,
    de MarceloF.

  3. Paraguai Soberano! Vejam a charge de um jornal da Venezuela mostrando a Cristina a Dilmá e o Evo empurrando o HUgorila por uma janela do Mercosul,está no blog do Aluisio Amorim.

  4. OS camaradas aproveitaram que o Paraguai mandou o traste embora, para dizer que é golpe, e empurraram o ditador Chaves para a panelinha, esse sim um exemplo de democrata.Porque não mostram a pindaíba que vivem os venezuelanos que nadam em petróleo.Bando de canalhas, que chegaram ao poder pela enganação e estão com os dentes cravados no dinheiro do país, explorando a população com os maiores impostos do mundo.Que deus nos ajude.

  5. É duro ter de me sujeitar, como brasileiro, á sanha idiotizante e oportunista de um partido, ora no poder… E assistir a essa ópera bufa da nova aliança contra o pobre Paraguai. E o pior é que, como cidadão, nada posso fazer, senão assistir a esse absurdo da forma mais miseravelmente impotente! Quando parece que essa Dilma vai tomar jeito ela mostra a que veio.

  6. Excelente sugestão, Deus queira que o governo paraguaio siga esse caminho. Sugiro que os parlamentares da oposição brasileira, que estão tratando com o parlamento paraguaio, levem essa ideia ao presidente Federico Franco.

  7. Se o Paraguai é o mais fragil da região deveria pensar duas vezes antes de dar um golpe. Irresponsabilidade de seus congressistas que não pensaram na população. Outra idéia muito ruim é agir com o figado. Seria uma ótima imagem pra imprensa tupiniquim o ditador Federico Franco dando uma banana pro Mercosul. E depois? Quem pagaria a conta? Pobre Paraguai que tem que engolir um golpe com o apoio da imprensa sulamericana e ainda querem que o Paragauai parta pro revide mesmo sendo frágil.

    • Acho que vc esta no site errado. Vá no cidadania e no caf debater com seus amigos.

    • Agora quer me dizer qual o meu lugar? Rebata qualquer uma das minhas afirmações e não se porte como um teleguiado desinformado.

    • Acho que e o caso. Para alguém como você que considera a imprensa como a raiz do problema. A propósito: o Paraguai vai perder pouco ou nada se sair do Mercosul.

    • Bem…..em primeiro lugar, voce afirma que o que houve no Paraguay foi um “golpe”…essa afirmacao eh falsa, eh inveridica, eh falaciosa.
      O impeachment de Fernando Lugo seguiu o rito legal previsto na constituicao paraguaia e eh isso que estah deixando a esquerdalhada bocoh morta de medo, pois toda carta constitucional de um pais que se diz democratico possui um mecanismo lehgal para o julgamento politico de seus governantes.
      Proto-ditadores como Chavez, Evo, Correa e Christina se borram de medo de que possa acontecer com eles proprios o que aconteceu com Fernando Lugo.
      Por isso odeiam a liberdade de imprensa e vivem sonhando em como usar os principios democraticos para enfraquecer a propria democracia e assim se garantirem no poder.
      Pronto, sua afirmacao inicial foi rebatida.
      O que houve no Paraguay nao foi golpe. Simples assim.

    • Golpe? quer dizer então que cumprir fielmente a constituição do país significa golpe? Não houve nenhuma intervenção militar (como queria o beiçola de caracas)e tudo foi feito LEGALMENTE! Tente se informar mais sobre qualquer assunto que comentar, meu caro Almeida.

    • Perdão, mas fragilidade ou pobreza não implicam em falta de caráter,honra, vergonha na cara, dignidade ou em subserviência ao mais “forte”. O congresso paraguaio, eleito pelo povo, por mais de 90% de seus integrantes, e agindo estritamente dentro de sua constituição, afastou o presidente delinquente e empossou o vice presidente ELEITO pelo povo e com mandato definido. A suprema côrte referendou o decidido pelo congresso. A justiça eleitoral declarou a validade do fato. A imensa maioria do povo,meios de comunicação, militares, religiosos e até os brasiguaios aplaudiram e aceitaram o determinado constitucional e soberanamente pelo congresso. ONDE HOUVE GOLPE, cara pálida ?? Nós aqui, podemos dar palpites, achar isto ou aquilo, comentar, discordar ou apoiar.Até torcer a verdade descaradamente como gosta a esquerda. Estamos em um país livre e democrático, usufruindo da nossa liberdade de opinião neste espaço gentilmente concedido pelo Sr Pannunzio. E a democracia. MAS, é inaceitável, indesculpável, imoral e ilegal a ingerência de um país nos assuntos internos de outro onde existe liberdade e democracia. As atitudes brasileiras neste caso são vergonhosas. O fato da presidente brasileira declarar que “vai monitorar” as próximas eleições paraguaias é um verdadeiro insulto ! Trocar o Paraguai democrático pela Venezuela chavista é um escrache e uma aberração.
      Parabéns Paraguai por sua atitude firme e corajosa em defesa de suas instituições. Sair ou não do mercosujo deve ser decisão soberana de seu congresso.
      Paraguai, “frágil e pobre” mas, HONRADO E SOBERANO !

    • Com o ingresso do país caribenho, o PIB do Mercosul passará a somar cerca de US$ 3,2 trilhões, alcançando 75% do total da América do Sul. Por sua vez, a população dos países membros aumentará para 272 milhões, para 70% do total da região. O bloco se estabelecerá como um dos mais importantes produtores mundiais de energia, alimentos e produtos manufaturados. A estimativa é que a entrada da Venezuela incremente o comércio intra-bloco em 20%.

      O artigo é de Luciano Wexell Severo.

      http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20502

  8. Fábio,
    Essa questão do impedimento do mala do Lugo veio a calhar para resolver o impasse no ingresso da Venezuela nessa vigarice que é o Mercosul. Com o Paraguai suspenso, ficou fácil admitir mais um na quadrilha.

  9. Que papelão!
    Que vergonha!
    Quanta soberba!
    E o pior, saiu do Brasil o documento (“parecer jurídico”) que deu “sustentação legal” à suspensão do Paraguai.
    Mas foi compensador saber que o Paraguai respondeu com altivez: “Agora estamos livres para procurar novos parceiros comerciais”. É possível até que vencido o prazo da suspensão o Paraguai não mais se interesse em participar do MERCOSUL. Afinal, para o que serve o esse MERCOSUL e a UNASUL?

  10. Pannunzio
    Acho que há alguns que marcam presença aqui ProfissionalmenTe. Difícil acreditar que seus comentários possam estar desvinculados de alguma militância remunerada.

    • Claro que há militância remunerada, eles estão em todos os lugares onde há um post que mostre a real cara do governo PTralha.

    • Caro Pannunzio: naturalmente, militando em favor do PT… Aliás, eles já admitiram que têm um equipe destinada a atuar justamente na blogosfera, para defender o partido e as traquinagens de seus membros…

    • Lis e Roberto Figueiredo já responderam por mim. Parece que há os petralhas cativos em cada blog independente que leio. Claro que são remunerados. Antes de tudo são cidadãos, mas nunca se manifestam como tais, usam os neurõnios para seguirem a ordem de cima.

    • Pannunzio, a esquerda tem militância e forte.
      Que eu saiba, fazemos gratuitamente o que fazemos.
      Defendemos nossas posições por acreditar nelas.
      Agora, a direita é que não tem militância. Tem muitos votos. É forte. Mas não tem militância. É inclusive uma falha da direita.
      Quando digo não tem militância, entenda que estou dizendo que é muito pequena quando comparada à da esquerda.
      Acho até que a direita precisa ter militância. Precisa construir. Afinal todos têm direito a expressar suas opiniões.
      Eu tenho muitos amigos em partidos que considero de direita, e sempre digo a eles que pensem na militância. Que consultem suas bases. Mas parece que não existe a tal base popular.

    • Militância é torcida. Torcedor é aquele que aplaude até mesmo quando seu time dá caneladas e faz gol de mão. Claro que há exceções.
      Militância é automatismo, falta de discernimento, aplauso e obediência automáticos para tudo que vem de cima.
      O que vemos nos partidos de esquerda, e que os “militantes” nem percebem, é o comportamento de quadrilha, uma verdadeira máfia.
      Corrupção sempre houve, mas os partidos que ainda tem alguma vergonha na cara se encarregam de excluir seus quadros podres tornados públicos.
      A esquerda atua ostensivamente para proteger os seus, mesmo quando pegos publicamente com a boca na botija. Para não estender o comentário não vamos citar os casos aqui. Os militantes esquecem que são cidadãos, tem que aplaudir, defender, justificar o comportamento criminososo.
      Tem que aceitar, por exemplo, que um golpe para admitir a Venezuela no Mercosul não é um golpe, e que a retirada de um presidente segundo o rito constitucional é um golpe.
      Militantes são muito previsíveis. Prefiro acreditar que não sejam tão estúpidos assim e que se trata de um conjunto de mercenários que alugam a própria opinião.

    • Parabens, Ronaldo T!!
      Resumiu de maneira brilhante a forma de atuar de um “militante”.
      Posso tentar ser mais sintetico?
      Militancia = rebanho –> soh faz o que o pastor/lider manda.

      Abraco! 😀

    • Simplesmente perfeito ! Eles “soltam” a mentira, os “militantes” espalham a mentira e eles acabam acreditando na mentira que eles mesmos inventaram !!!
      Só mesmo rindo destes pascácios !!!

    • O Ronaldo já deve ter recebido um troquinho para postar por ai.. rs. Engraçado que maioria da turma que está defendendo o povo paraguaio queriam matá-los quando os mesmos mendigaram o aumento do preço da energia. Eu vi muitos amigos dizendo, ” tem que invadir. Coisas da classe média de SP. rs.

    • Engano seu, Amore. Acho que ninguém estava chateado com o Paraguai propriamente. A grita foi em cima da falta de pulso de Lula com os vizinhos bolivarianos ou alinhados. Ele já havia dado uma refinaria da Petrobrás ao Evo(uma semana depois de Dirceu se encontrar com Evo), iniciou construção da Transcocaleira, a Argentina dava uma banana para os acordos. Mais: Lula e Hugo iniciaram a construção de uma refinaria em Pe. Até hoje, parece que Hugo não botou um centavo na empreitada. Lula enfiou alguns milhares de dólares a fundo perdido em Cuba. Já deu pra sacar, né Amore. Se for buscar mais, você acha. O Equador deu um baita tomé numa construtora brasileira, sequestrou executivos, e o Lula…..
      O Brasil aceita tudo, menos que os governantes cumpanheiros sejam apeados do poder de acordo com leis: vide Zelaya e Lugo. Ah, não aceita também que terroristas como as Farcs sejam tratadas como tais: são forças beligerantes. E os petralhas militantes apoiam tudo isso. É o seu caso?

    • Estes sem vergonhas tem até tabela de preço ! Ganhavam R$ 0,30 por intervenção, RECLAMARAM PUBLICAMENTE, e foram aumentados para R$ 0,50, sendo que se conseguem “penetrar” no blog do Reinaldo Azevedo, ganham R$ 1,50.
      É a “democracia” de esquerda !
      Cabe a nós não deixa-los sem resposta ! E grátis !

    • NOTA: Não devemos deixa-los sem resposta nos blogs sérios, honestos e jornalisticamente corretos, tais como Prosa e Política, Blog do Pannunzio, Coturno noturno, Aluizio Amorim. Ferramula, Polibio Braga, Implicante e outros de mesmo nível.
      Comentar nos blogs “do outro lado” é expor-se a um ataque covarde dos escorpiões amestrados a soldo da esquerda desvairada. Muito cuidado !

    • Parecia que o Ronaldo estava acusando os que não apoiam esse ato covarde dos governos brasileiro, argentino, venezuelano, etc. Os “remunerados” estão em toda parte, Ronaldo, mas são minoria ante o verdadeiro POVO!

    • Lúcio
      Acho que o meu uso dos pronomes no primeiro comentário tornou-o ambíguo, só percebi isso com a resposta do Pannunzio. Que o Paraguai siga em frente, sem precisar do bloco ideológico e dando uma banana para ele.

  11. Esse Patriota que de patriota só tem o nome conseguiu um feito quase impossível de se acreditar, ser pior que Celso Amorim. Nunca! Nunca nesses 190 anos de independência tivemos um diplomacia tão ideológica,tão rasteira, tão incompetente como essa dos governos petistas. Barão do Rio Branco saia do túmulo e venha nos acudir antes que esses aloprados do Itamaraty acabe de vez com a reputação desse país.

  12. O Paraguai deveria parar de vender sua cota de energia de Itaipu ao Brasil e abrir as compotas da represa. Somente assim, quem sabe, as águas do Rio da Prata lançariam a um só tempo a Cristina e o Mojica mar a dentro de onde nunca mais pudessem voltar.

  13. Artigo curtinho mas de precisão fatal. Excelente.

    Fica a pergunta: até quando aquele doente mental, o Hugo Chavez, vai brincar de Doctor Evil ?

    Continente atrasado em todos os aspectos, com a esquerda atrasada, leninista-fedelista e uma direita nã menos atrasada que a esquerda em uns 60 anos.

    O Paraguai está tendo a oportunidade de dar uma banana a este bando de nó-cego e fazer bonito.

    Se eu fosse o Franco já estreitaria os contas com o Chile, os EUA e a Europa Ocidental. O modelo chileno é o unico de pode ser considerado de sucesso do Rio Grande no México até a Patagonia.

  14. Isto sem falar no caso da própria venezuela instando uma revolta militar no paraguai.
    Sugiro a Dilma, a Cristina e outros assemelhados que aproveitem e convidem o Irã para a mesa de negociações, afinal se parecem tanto.

  15. Posição brasileira covarde e ignominiosa. Brasil, Uruguai e Argentina optando pela “democrática” Venezuela em detrimento do Paraguai, que cumpriu INTEGRALMENTE sua constituição, insultam o princípio da não ingerência nos assuntos internos de outra nação. Quem se junta aos porcos, come farelo.
    Ao Paraguai,como nação livre e soberana, que teve seu congresso eleito por seu povo, e insultado pela tríplice e agora quadrupla aliança do mal, cabe apenas, como desagravo a suas instituições, se desligar desta corja.
    A honra e a soberania nacionais estão acima dos interesses políticos e econômicos do momento.
    Força e coragem PARAGUAI !

  16. O Brasil está mal acompanhado.Além de tudo, continua fazendo papel de “grandão bobão”. Essa parceria com países com tendências ditatoriais não está cheirando bem!

  17. Poucas vezes senti tanta vergonha de ser brasileira. Hoje é o Dia da Vergonha Nacional.

    • Vou ter que concordar com você pela primeira vez… O Paraguai poderia aproveitar essa chance de ouro e sair do Mercosul mesmo… Deixe a escória da américa latina junta! E quem vai perder mais nessa história é o Brasil!

    • Prof, o sr já se disse aqui filiado ao PCdoB. É óbvio que prefere a Venezuela ao Paraguai e considera ações do Congresso à luz da constituição como “golpes”.

      Só uma pergunta: li no Reinaldo Azevedo a carta antissemita escrita por um secretário do seu partido em defesa do presidente do Irã Mahmud Ahmadinejad. O Sr também apoia o conteúdo dessa carta ou nem o conhece? É curioso porque o Irã certamente não é um bom lugar para um comunista morar. É bem mais fácil exercer qualquer ideologia arcaica (comunismo, bolivarianismo e outros fósseis ideológicos) em terras “estadunidenses” ( assim que se fala né?), aonde ninguém vai matá-lo por isso. No democrático Paraguai, também não…

    • Isto mesmo. Nosso campo de ação é democrático, pluralista, respeitador das minorias, amante das liberdades individuais, da imprensa livre, das leis, das diferenças religiosas, de cor da pele, do respeito ao ser humano. Nosso campo é verde e amarelo ! O seu, é vermelho do sangue de milhões de vítimas do regime comunista onde se estabeleceu. Lembro que o muro de Berlim, a cortina de ferro e centenas de lanchas armadas cercando Cuba, e as rígidas fronteiras da Coreia do Norte e China, não eram e não são para a impedir a entrada do proletariado no “paraíso” comunista. Eram e são para impedir a saída de milhões de vítimas do inferno comunista, em busca de liberdade !

    • Para de escrever bobagens e vá estudar o real significado da palavra GOLPE.

    • Pois é amigo Candango, ganhavam 0,30, reclamaram publicamente no -76 (247 – 76=) e passaram a receber 0,50 pelas curtinhas, 0,70 pelas maiorzinhas e R$ 1,50 se passarem pela barreira do blog do Reinaldo Azevedo, A prostituição nunca foi tão desvalorizada…

    • Prezado Prof. Flávio Furtado de Farias. Inicio minhas ponderações deixando claro que tenho profundo respeito pelos professores deste país, que se dedicam à formação intelectual de nossa juventude, e isto a despeito da injusta remuneração que recebem para missão tão nobre.

      Contudo, não posso deixar de manifestar minha perplexidade com a afirmação do senhor, de que houve um golpe no Paraguay.

      Como é possível falar-se em golpe quando o impedimento do presidente da República seguiu, rigorosamente, o rito estabelecido pela própria Constituição paraguaia?

      A Constituição paraguaia, vale lembrar, foi promulgada (trata-se, portanto, de uma constituição democrática), o que significa dizer que foi elaborada e votada por uma assembleia nacional constituinte, espelhando exatamente a vontade popular, que detem a titularidade do poder constituinte…

      Some-se a isto o fato de que a constitucionalidade do processo de impeachment foi expressamente reconhecida pela Suprema Corte daquele país, o órgão que tem por missão institucional justamente a defesa da Constituição…

  18. PARAGUAI DEVERIA FAZER COMO O CHILE E DAR UMA BANANA PARA O MERCOSUL.

    A manchete que vale por um artigo.Direto ao ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *