O presidente do Uruguai, José Mujica, indicou ontem que pode congelar um projeto do governo para legalizar a venda de maconha e criar uma...

O presidente do Uruguai, José Mujica, indicou ontem que pode congelar um projeto do governo para legalizar a venda de maconha e criar uma rede de comércio e distribuição estatais.

O motivo, disse ele, é a desaprovação da iniciativa por 60% dos uruguaios, segundo pesquisa de opinião do instituto Interconsult.

“Isso é uma batalha da nação inteira, que não tem nada a ver com colorados, brancos e frente-amplistas”, disse Mujica, citando as principais forças políticas do país.

O presidente utilizou uma metáfora do truco para afirmar que não seria a hora de apresentá-la, uma vez que não há apoio majoritário.

“Deve haver um debate aberto em toda a sociedade, livre de todo o preconceito, para tratar de solucionar o tema do narcotráfico”, seguiu, segundo a imprensa local.

O governo enviaria o plano sobre o tema ao Legislativo, onde tem maioria. Pela proposta, o Estado venderia a droga, em cigarros, a usuários registrados e haveria controle sobre a quantidade máxima de consumo.

O porte para uso pessoal e o consumo já são despenalizados no Uruguai.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Mundo – Uruguai pode engavetar a legalização da maconha – 12/07/2012.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *