Os funcionários do Executivo federal passaram a custar mais que o dobro à União desde que o PT chegou ao Palácio do Planalto, em...

Os funcionários do Executivo federal passaram a custar mais que o dobro à União desde que o PT chegou ao Palácio do Planalto, em 2003. A despesa média por servidor do governo cresceu mais de 120% entre 2003 e 2011, contra uma inflação em torno de 52% no mesmo período.
Com a promessa de corrigir distorções históricas na remuneração dos três Poderes, o ex-presidente Lula implementou, em seu segundo mandato, uma política de valorização do funcionalismo. Com ela, os servidores do Executivo tiveram evolução salarial maior que os do Legislativo e do Judiciário.
Segundo o Ministério do Planejamento, apenas entre 2008 e 2010, o impacto dos reajustes dados somente aos servidores civis do Executivo foi de R$ 35,2 bilhões.
São esses números que sustentam a determinação da presidente Dilma Rousseff de não ceder às pressões dos servidores grevistas. Até agora, apesar de a mesa de negociação estar aberta, só foi apresentada uma contraproposta aos professores das universidades federais.
Dezenas de outras categorias do serviço público estão paralisadas, mas a ordem da presidente e da equipe econômica é manter o rigor fiscal exigido pela gravidade da crise financeira internacional.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em entrevista esta semana ao GLOBO, disse que é impossível atender às reivindicações dos grevistas:
— Desde 2003, houve aumentos reais em todas as categorias. Estamos refazendo todas as nossas contas diante do agravamento da crise internacional e esperamos que até o início de agosto tenhamos o cenário das propostas que possam ser atendidas. A soma das demandas é de R$ 92 bilhões, ou 50% da folha atual, 2% do PIB e o dobro do PAC deste ano. Isso indica, com clareza, que é um número que não é factível de o governo atender.

Beba na fonte: Gasto com servidor dobrou em nove anos – O Globo.

Comentários

  • Quintela

    23/07/2012 #1 Author

    Viva a manipulação!!! Como sempre as noticias meias-verdades. Sim, os gastos com servidores DOBROU!, mas o Brasil cresceu mais que triplicou! Mais que dobrou o faturamento do governo. Ou uma empresa consegue ganhar mais sem contratar? Sem investir? Essa foi a diferença do governo Lula! Lula pensou grande! E investiu pesado! Incentivou no crescimento! Apostou no Brasil! Em 2008 Serra disse que era hora de parar de investir! Lula disse o contrário! O Brasil do PT cresceu! Mais que dobrou! E o resultado foi esse: O mundo em crise e o Brasil crescendo! O Brasil é a bola da vez! Enquanto isso a imprensa golpista tenta de todas as maneiras minimizar os feitos do PT no governo federal, mas o povo dá outra resposta! Aprova e reaprova o governo petista! Enquanto isso a criminalidade toma conta de São Paulo, depois de 25 anos de governo tucano o PCC toma conta de São Paulo e quem dá as cartas são os bandidos! Dá-lhe PCC!!!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *