A semana que começa hoje talvez seja a mais importante da história deste país para o STF, os mensaleiros e… especialmente para o ex-presidente...

A semana que começa hoje talvez seja a mais importante da história deste país para o STF, os mensaleiros e… especialmente para o ex-presidente Lula.

Na quinta-feira 2, o passado e o presente vão se se encontrar e se entrelaçar em dois eventos da maior importância: o julgamento do Mensalão em Brasília e o primeiro debate eleitoral em São Paulo.

O que vai acontecer em Brasília servirá para definir o patamar moral do governo Lula. Depois de se desculpar publicamente pela roubalheira de seus ministro, que amealhavam dinheiro na corrupção para assegurar uma maioria tranquila ao governo petista, Lula se engajou numa luta pessoal para desmoralizar as acusações e livrar os mensaleiros da cadeia.

O que vai acontecer nos estúdios da Rede Bandeirantes, em São Paulo, demarcará a real importância de Lula para o futuro e dará a dimensão de seu legado. Será a oportunidade de Haddad, a aposta de mais alto risco do chefe petista, começar finalmente a se justificar como candidato.

O desempenho eleitoral de Haddad até agora é pífio, colocando-o entre os nanicos que se apresentaram para o pleito. Como seu capital é composto quase que integralmente pela influência de seu tutor, está colocada a indagação sobre a capacidade de Lula de eleger postes, que funcionou como um relógio na última eleição presidencial.

Se os réus forem absolvidos e Haddad iniciar uma inflexão positiva nas pesquisas, Lula terá sacramentado e justificado seu rótulo de Midas da política.

Se perder em ambos os fronts, estará a caminho acelerado do limbo político, com seus poderes mágicos minados por suas próprias contradições.

Mas até que o processo de depuração histórica possa nos dizer qual afinal será o legado do até agora mais popular político contemporâneo brasileiro será preciso ter paciência.O julgamento vai durar um mês. As eleições só acontecerão em outubro.

Até lá, Lula continuará a ser o mesmo de sempre: um santo milagreiro à espera da justa canonização capaz de fazer milagres eleitorais dos quais até Deus duvida.

Comentários

  • maisvalia

    30/07/2012 #1 Author

    Lula, então, demorará muitas décadas para ser descontruído.

    Churchill levou 40 anos para ser desconstruído.
    CHURCHILL DESCONSTRUÍDO POR QUEM?!?
    COMPARAR O NOÇO ÇÁBIO COM O ESTADISTA INGLÊS NEM DEPOIS DE TOMAR 51 VEZES UMAS 51, HEHEHEHEHE

    Responder

    • Filho

      30/07/2012 #2 Author

      Me desculpa, mas de modo algum o objetivo foi comparar NOÇO ÇABIO com Churchill.

      Mas quis me referir a lideres que atingem uma proporção mitica e somente depois de tempos chegam a conclusão que fizeram um monte de m.

      Churchill foi desconstruído por historiadores britanicos, que o acusam de ter deixado o Leste Europeu inteiro nas mãos de Stalin por falta de visão. O assunto é bem interessante e tem vários livros a respeito. A questão polonesa, principalmente.

  • Marcelo

    30/07/2012 #3 Author

    A aposta de mais alto risco de Lula foi a Dilma.

    Há uma longa distância entre lançar um desconhecido à prefeitura da cidade mais importante do país e lançar uma desconhecida à Presidência da República do país.

    Responder

  • Luciano Buisine

    30/07/2012 #4 Author

    A partir do dia dois, quinta feira, parte do povo brasileiro estará com sua atenção voltada para Brasilia, mais precisamente, em direção ao Supremo Tribunal Federal. Pois é lá que , neste dia, terá início o julgamento do “Mensalão”, onde 38 reus terão que se explicar à justiça. Não sei qual será o resultado filnal, pois da forma que a justiça em nosso país anda procedendo, é explicável o descredito junto à população. Enfim´, é o Supremo sendo julgado pelo povo brasileiro, ávido por justiça.

    Responder

    • Vivi

      30/07/2012 #5 Author

      Cronologia do Mensalão e a Mídia

    • Cacilds

      30/07/2012 #6 Author

      Claro Srta Vivi.
      Estamos diante de um processo igual daquelas da URSS na época de Stalin.
      Tsk tsk tsk tsk tsk

    • Marcjaguar

      30/07/2012 #7 Author

      Faltou incluir no filmete o acordo feito por Silvio Pereira (Silvinho Land Rover) com a PGR para nao/ser incluido no inquerito, admitindo a culpa e nao sendo processado por corrupcao ativa, mas “apenas” por formacao de quadrilha (eh o primeiro caso em que o reu admite a culpa de uma trama que nao aconteceu….rs).
      Faltou tambem incluir o pronunciamento do ex-presidente em que ele admite ter sido traido pelos cumpanheros…
      Tudo isso junto, faltou tambem combinar com a Veja para que ela nao desse a noticia do maior caso de corrupcao da historia do Brasil…

      Ah, essa Veja….

      Abracos, Pannunzio!

    • Vivi

      31/07/2012 #8 Author

      Caixa DOIS.

      Por falar nisso, e os 4 milhões que o Paulo Preto passou a mão na campanha do Serra pra Presidente Venceslau, o presídio? OS 60% do Serra, 20% pro Chuchu e pro Kassaníquel (cada), aditivo pro Rouboanel, que o Pagot entregou? Vai ficar tudo por iso mesmo? Cadê as pessoas de bem clamando por punição? Ou é só o pessoal da BESTA que cobra isso?

    • Onça Bebendo Água

      31/07/2012 #9 Author

      Taí. Vc fala de boca cheia: CAIXA 2.

      Na minha terra CAIXA 2 é dinheiro sujo. Dinheiro que entrou por debaixo da porta e não pode ser registrado justamente por é sujo, porque é ilegal.

    • Vivi

      31/07/2012 #10 Author

      É ilegal, sim, mas não difere em NADA do que TODOS os outros partidos fazem para ser tratado de forma diferenciada!
      Vai julgar o PT? Ótimo, corretíssimo, mas julgue também o PSDB! Qual o motivo de um ser julgado e o outro não?

  • Filho

    30/07/2012 #11 Author

    O tal que cantou pra subir, o líder da Coréia do Norte, por decreto deu outra data de fundação do seu país.

    O Lula conseguiu, na base da demagogia impecável, da conversa (a)fiada e de seu talento nato de apresentador de programa de auditório estilo-silvio-santos, convencer uma multidão composta por fanfarrões comissionados pagos e também por muitos milhões de despossuídos inocentes, que o Brasil foi fundado em 01/01/2003.

    Por demagogia impecável leia-se grande competencia para fabricar uma realidade que nunca existiu sem rir nem franzir a testa.

    Independente do que aconteça no julgamento, Lula é um Midas da política.

    Se seus cupinchas forem para o xilindró, o reinado de seu partidão PT pode terminar mais cedo.

    Termina o do PT mas não o do Lula.

    Pois a multidão de milhões de despossuídos estará ainda por muitas décadas disponível para ser seduzida com um saco de farinha e sorrisos de um líder muito carismático.

    Lula não cai com o mensalão. Não se iludam.

    Se os réus foram absolvidos, nuvens negras estarão a espreita no horizonte próximo, pois os mesmos despossuídos entenderão que o PT é o melhor partido do mundo – e Lula, como Zeus, observará a todos do topo de sua montanha.

    Daqui uns 40 anos se o Brasil ainda existir e o governo não for do PT (corremos o risco de ser), historiadores sérios farão teses de doutorado interessantíssimas a respeito do Lula Midas.

    Lula, então, demorará muitas décadas para ser descontruído.

    Churchill levou 40 anos para ser desconstruído.

    Por que Lula demoraria menos ?

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *