Nesta segunda-feira, os chanceleres do Mercosul participaram de reunião em Brasília, em um encontro preparatório para a XLIII Cúpula Extraordinária dos Chefes de Estado...

Nesta segunda-feira, os chanceleres do Mercosul participaram de reunião em Brasília, em um encontro preparatório para a XLIII Cúpula Extraordinária dos Chefes de Estado do bloco, que será realizada amanhã. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula formalizará a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco, e permitirá que o Brasil, que ocupa a presidência do bloco até dezembro de 2012, apresente suas prioridades. A expectativa é que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anuncie na reunião de amanhã a compra de 20 aeronaves E-190, da Embraer. Os aviões têm capacidade de 98 a 114 assentos.

Chávez chegou na Base Aérea de Brasília, na noite desta segunda-feira, por volta das19h30. Acompanhado de uma comitiva com cerca de 30 pessoas, entre assessores, segurança e jornalistas da imprensa oficial, o presidente disse que andar mais rápido é a forma de recuperar o tempo perdido no Mercosul.
— A forma de recuperar o tempo perdido é andar mais rápido. A entrada da Venezuela no Mercosul completa a equação.
Citando mais uma vez Simón Bolívar e a união dos países latino-americanos, Chávez ressaltou a importância da integração desses países.

Perguntado sobre seu estado de saúde, afirmou que está muito bem, e brincou: — Estou tão bem, que estou até de gravata nova.

Uma ambulância o acompanhou durante o trajeto até o Palácio da Alvorada, onde janta com a presidente Dilma Rousseff. Cristina Kirchner, da Argentina, e José Mujica, do Uruguai, chegam mais tarde. A reunião dos presidentes do bloco tem por objetivo saudar a entrada da Venezuela no bloco que, pelos prazos legais, entra efetivamente como membro no dia 13 de agosto.

De acordo com o Itamaraty, com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), um PIB a de US$ 3,3 trilhões (83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de km² (72% da área da América do Sul).

Beba na fonte: Mercosul: Chávez deve anunciar compra de 20 aviões da Embraer – O Globo.

Comentários

  • anselmo

    01/08/2012 #1 Author

    Bom dia Pannunzio.
    Tenho lido seu sítio e tenho gostado bastante.
    Vejo sua “luta” para divulgar os desmandos da polícia de São Paulo.
    Gostaria, agora, de ver o seu envolvimento para divulgar os “desmandos” da polícia do Rio de Janeiro.
    Bom trabalho.

    Responder

  • Tomé

    01/08/2012 #2 Author

    Fiado, este ditador compra até a mãe.

    Responder

  • Big Head

    01/08/2012 #3 Author

    O golpe que deram para que a Venezuela entrasse no moribundo Mercosul foi um escândalo e diz muito sobre o tipo de governo que tem, infelizmente, tomado conta da América do Sul. Quanto ao negócio em si, tomara que não seja uma repetição do fumo que levamos na negociação para a construção da Refinaria Abreu e Lima , em Pernambuco, onde o protoditador bufão entrou com o gogó e o contribuinte brasileiro com a grana.

    Responder

  • Marcjaguar

    01/08/2012 #4 Author

    Caro Pannunzio

    Tai uma noticia bem ao gosto do Beicola de Caracas & Cia. Bolivariana da America Latrina S.A.
    Fazem um escarceu danado soh para poderem dizer que a Venezuela entrou com o peh direito no Mercoasul, jah alavancando os negocios do bloco, etc, etc, o JEG, a BESTA e a M.E.R.D.A. dao loas ao golpe capitaneado pelo Patriota do Brasil e pela D. Maria Louca argentina, mas ninguem diz que a compra, muito provavelmente, serah financiada pelo BNDES….

    Cade o nosso caro amigo Jacutinga que ainda nao apareceu por aqui??….A catinga tah forte viu…. 😀

    Abracos. Pannunzio!!

    Responder

  • Douglas Correa

    31/07/2012 #5 Author

    Essa é a primeira parte do golpe dado pelo Brasil , Argentina e Uruguai . A segunda parte será a agilização para a inclusão de Equador e Bolivia o que será posto após a reunião .
    Mas a pergunta que não quer calar é qiem pagará pelos aviões , que com certeza terão financiamento do BNDES , o mesmo que negou a Venezuela credito para a Abreu e Lima na qual mão puseram nem um tostão atpe hoje . Politica de governo e não de estado . ABSURDO !!!!

    Responder

  • Pereira

    31/07/2012 #6 Author

    O BNDS vai financiar e vai levar um calote como levo a Petrobras!!Querem apostar..

    Responder

  • razumikhin

    31/07/2012 #7 Author

    Resta saber se o coronel Chavez vai comprar mesmo os aviões, ou se é só factóide para jogar na galera que é contra. E, se comprar, o mais importante, é saber se o fdp vai pagar!

    Responder

  • augusto cesar coimbra

    31/07/2012 #8 Author

    Caro Pannunzio ……….da última vez que o protoditador Chavez tentou comprar aviões da EMBRAER a venda não foi efetivada ,pois os EUA fornecem boa parte das peças dessas aeronaves e como tal não autorizaram a venda ,pois não havería exportação dessas peças para o Brasil para serem colocadas nos aviões que seriam vendidos ao irmão bolivariano ……….acredito que dessa vez ocorra o mesmo

    Responder

  • Pensador

    31/07/2012 #9 Author

    Com sua licença, senhor Pannunzio:

    -Atenção navegantes, o céu não é de brigadeiro na américa latina! Vejamos o por quê.

    Brasil x Paraguai

    O Brasil foi criar um filho com a mulher do vizinho, seu filho Itaipú é um empreendimento “lusitano” e o padrastro não vê a hora de chutar a criança tornando a uma indigente, que negócio de grego hein?

    Brasil x Bolívia

    Depois de se apropriarem de mais de 1 Bi de patrimônio de uma empresa do estado brasileiro, os bolivianos continuam mandando mão de obra escrava para o Brasil para trabalhar em oficina de costuras, quando não no tráfico de drogas! Que vizinho hein?

    Brasil x Venezuela

    A paixão do Brasil por ditaduras não termina hein?
    Não bastou a porcaria da ditadura militar com suas consequências funestas? Por que esse apoio para a venezuela? Sonho de uma ditadura socialista? O Brasil sonha em virar uma china? O bolsa família dado pelo governo parece ter dados certo, mas por enquanto pensão alimentícia é o único delito que pode mandar alguém para a reclusão, jogo ilegais, assassinato no volante, roubar, corromper, subornar e delapidar o cofre público não dá nada, basta ver o comportamento da classe parlamentar e sua inglória iminidade paralamentar!

    A vuvuzela precisa de aviões? Não!
    Ela precisa de democracia e liberdade de expressão!
    Quem não viu isso ainda?

    Responder

  • marco

    31/07/2012 #10 Author

    ah sim, lembrando que não só estes dados “MercoSul”tem também que é a maior reserva atualmente de petróleo no mundo, fora maior reserva de água mineral, maior reserva de minério de ferro, maior exportador de alimentos do mundo, maior produtor de combustíveis renováveis e por aí vai…

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *