Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

PMs Selvagens e furiosos

Os telejornais da Rede Globo mostraram ontem uma cena de selvageria e barbárie. Depois de dominar uma quarilha de ladrões e evitar um sequestro-relâmpago no Rio de Janeiro, policiais militares levaram os bandidos até um terreno baldio e atiraram contra a perna de um deles. O bandido estava dominado e sem nenhuma possibilidade de se defender.

Foi uma agressão brutal, covarde e desmedida. Os policiais, que poderiam ter encerrado o episódio como heróis, foram à lama, equipararam-se aos bandidos que haviam acabado de prender. O ímpeto dos pitbulls descontrolados só foi desmascarado graças à ação de um cinegrafista amador que filmou toda a cena de barbárie.

Antes que os repórteres tivessem notícia da gravação, uma equipe da emissora entrevistou os PMs na delegacia. O comandante da operacão concedeu uma entrevista gabando-se do revide à “injusta agressão” que teria culminado com um tiro na perna do bandido em um tiroteio que jamais ocorreu. Como é praxe em eventos como esse, nenhum dos inúmeros policiais envolvidos se levantou para denunciar a fraude dos colegas truculentos.

As cenas exibidas pela Globo apenas reiteram as denúncias de que a PM, mal instruída, mal formada e também mal paga, costuma adotar métodos de justiçamento e segue aplicando penas duríssimas — entre eleas a morte sumária — a quem bem entende.

Em São Paulo, cenas parecidas culminaram com a morte do suposto bandido Anderson Minhano em 29 de abril passado. Uma guarnição da ROTA, após a chacina de cinco suspeitos traficantes, sequestrou um deles no bairro da Penha, na Zona Leste do São Paulo, levou-o até a margem erma de um rodovia, torturou, humilhou e finalmente executou o prisioneiro a sangue frio.

Embora não houvesse câmeras registrando a ação bárbara, uma senhora, moradora de um barraco próximo ao local da execução, testemunhou o assassinato e comunicou ao COPOM. Na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, para onde os jagunços da ROTA foram levados depois de detidos, houve um notável esforço da Corregedoria da PM para evitar a prisão em flagrantes dos PMs assassinos.

Já estava decidido que seria lavrado o flagrante apenas do sargento da viatura que levou o corpo de Anderson ao hospital onde o óbito foi registrado. Como o sargento tinha um álibi por não ter participado diretamente do assassinato, os três colegas assassinos sairiam livres e responderiam a processo nas ruas, onde certamente voltariam a atuar como justiceiros e a ameaçar a sociedade. O plano só não funcionou porque o Ministério Público interveio e mandou mudar a combinação, autuando os verdadeiros criminosos de farda.

Execuções e atitudes de justiçamento se repetem por todo o País. Tendem a se tornar mais frequentes com o clamor da sociedade, acuada pelo aumento da criminalidade e descrente do sistema judicial. Isso faz com que muita gente aprove ações desse tipo na crença de que “bandido bom é bandido morto”, frase que se transformou em emblema da ROTA dos anos Maluf.

A consequência da imposição da barbárie por quem deveria proteger a sociedade tem feito estragos terríveis e irreversíveis como a morte do publicitário Ricardo Aquino, ocorrida no dia 18 de julho. Ou do adolescente Bruno Viana, morto em Santos depois que policiais assassinos dispararam 25 tiros contra o carro em que ele seguia por não ter obedecido ao sinal para parar em uma blitz.

Em todos os casos, salta aos olhos o esforços dos pitbulls fardados para maquiar a cena do crime, inventar confrontos que jamais existiram e justificar o ímpeto assassino de  soldados e oficiais que agem de maneira selvagem e furiosa.

A repetição desses registros trágicos revela, com uma incrível assertividade, que o extermínio sistemático se transformou em método de ação das polícia militares. Nas ruas,  as equipes que deveriam zelar pela reparação da ordem pública só fazem produzir catástrofes. São ações tão despudoradas e atrevidas, feitas à luz do dia ou acobertadas pela escuridão dos becos, que parecem ter a aprovação ao menos velada dos comandos.

De onde sai tanta selvageria ?

É certo que as atitudes homicidas desses policiais são aplaudidas por uma parcela da população que deseja se vingar da opressão do crime organizado, que enxerga apenas a morte como punição para quem envereda pelo mundo do crime. E parece não restar dúvida de que existe uma complacência do comando desse animais selvagens travestidos de policiais militares.

O resultado está aí para quem quiser ver: o recrudescimento dos índices de criminalidade, da brutalidade dos criminosos para eliminar testemunhas que possam identificá-los e o aumento da sensação de desproteção de quem depende da polícia para enfrentar a rotina de violência que os governos não conseguem controlar.

O quadro que se instalou é terrível também para os policiais, que têm sido vítimas de assassinatos seletivos engendrados por bandidos organizados pelos líderes de agremiações como o PCC, que se transformou em “partido” na periferia conflagrada de São Paulo.

Os números que brotam das estatíticas morbidas da ação policial demonstram com uma clareza cristalina que a imposição do terror dos grupos fardados de extermínio não fará outra coisa que não agravar o problema. Por isso, passou da hora de botar uma focinheira nos pitbulls que agem em nome da imposição da violência legítima.

Essa faculdade não nasceu para subjugar o cidadão,  justiçar as vítimas dos bandidos ou vingar a sociedade. Não há solução fora do respeito à lei e da substituição da ação truculenta pelo exercício da inteligência.

Como o método da vingança e do justiçamento parecem estar arraigados dentro da cultura da ação policial, talvez não haja outro remédio senão extinguir as PMs e fundí-las com as polícias civis, colocando o braço armado ostensivo do Estado sob um único comando a serviço da sociedade, e não contra ela.

Share the Post:

Join Our Newsletter