Cândido Vaccarezza, numa recaída de deixar os últimos stalinistas roxos de vergonha, decidiu censurar uma página eletrônica criada pelo Ministério Público Federal para crianças....

Cândido Vaccarezza, numa recaída de deixar os últimos stalinistas roxos de vergonha, decidiu censurar uma página eletrônica criada pelo Ministério Público Federal para crianças. A página, que pode ser lida abaixo, é parte do conteúdo de um site em que os procuradores federais criaram para explicar às crianças o que o MP faz. E ali há um post bastante sucinto cumprindo essa função. Não há aleivosias como as que Vaccarezza e outros defensores dos mensaleiros levantam contra o Procurador-Geral Roberto Gurgel, nem qualquer tipo de mentira ou assacação. Talvez por isso a página tenha virado alvo de uma ação  do deputado petista.

É mais uma tentativa de acólitos do PT de impedir a divulgação do fato que levou a cúpula do partido em 2004 a ocupar o banco dos réus. Na primeira, as mesmas vozes ameaçaram tentar impedir judicialmente o uso da palavra ‘Mensalão’ em referência ao maior escândalo político da história do País. A manobra fracassou, como fracassará qualquer outra tentativa semelhante de impor o método soviético de gerenciar a informação em uma República democrática como a nossa.

Vaccarezza poderia alegar que o assunto não é pertinente ao universo infantil porque o que está descrito nas peças sobre o que seus colegas de partido fizeram compõe material pornográfico, impróprio para pessoas decentes de qualquer faixa de idade. Estaria sendo verdadeiro. Mas ainda que a preocupação do parlamentar fosse esta, não lhe caberia estabelecer  o que alguém deve ou não escrever na internet ou nas mídias convencionais. E, convenhamos, chamar o Mensalão de AP-470, ou impedir que crianças saibam do assunto, como querem Vaccarezza e sua turma, não vai mudar a realidade nem amenizar o fardo que pesa sobre o partido.

Com sua iniciativa autoritária e despropositada, o censor Cândido Vaccarezza acabou fazendo o contrário do que desejava: chamou a atenção para a página, cuja íntegra reproduzo a seguir. Isso se chama burrice, o mesmo nome que têm todas as demais iniciativas do mesmo naipe dos partidários dos mensaleiros.

Leia agora o que a Turminha do MP tem a dizer sobre o Mensalão.

No próximo dia 2 de agosto o Supremo Tribunal Federal deverá iniciar o julgamento da ação penal 470, conhecida como Mensalão.  Em 2006, o procurador-geral da República narrou na denúncia que havia uma “sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”. (confira no Glossário  e no quadro dos crimes o que é cada crime e as penas).

Segundo a denúncia, os crimes tiveram início com a vitória eleitoral de 2002 do Partido dos Trabalhadores no plano nacional e tinham por objetivo principal garantir a continuidade do projeto de poder do PT por meio da compra de suporte político de outros partidos e do financiamento das suas próprias campanhas eleitorais.

O que será julgado

No julgamento da ação penal 470 estão sendo analisados apenas os supostos desvios de recursos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil. Há outros inquéritos e ações em que se investigam crimes praticados pelos mesmos réus integrantes das empresas publicitárias e financeira denunciados na AP 470 em contratos celebrados, naquele período, com os Correios, a Eletronorte, o Ministério dos Esportes e outros órgãos públicos.

Em suas alegações finais, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, requereu a condenação de todos os réus, à exceção de Luiz Gushiken e Antônio Lamas. Pediu também a absolvição de Emerson Palmieri em relação a um dos crimes de corrupção passiva* de que foi acusado.

*corrupção passiva: quando o funcionário público recebe ou pede dinheiro ou outra vantagem a que não tem direito para fazer ou deixar de fazer algo com o uso do cargo que ocupa.

 

Alegações finais do PGR

Segundo Gurgel “a instrução comprovou que foi engendrado um plano criminoso voltado para a compra de votos dentro do Congresso Nacional”. Em relação à suposta quadrilha, sustentou que os sócios das empresas de publicidade envolvidas no esquema (Marcos Valério, Rogério Tolentino, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach) “já tinham um canal de diálogo com o PSDB desde 1998 e precisavam montar uma estratégia de ação para a hipótese do Partido dos Trabalhadores vencer as eleições”. Assim, os interesses deles teriam coincidido “com os propósitos de José Dirceu [ministro da Casa Civil] e o seu grupo – Delúbio Soares, Sílvio Pereira e José Genoíno – de angariar recursos para consolidar o projeto de poder recém vitorioso do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros Partidos Políticos e do financiamento futuro e pretérito (pagamento de dívidas) das suas próprias campanhas eleitorais”.
De acordo com o procurador-geral, “as provas colhidas demonstraram que a atuação delituosa de Marcos Valério, Rogério Tolentino, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz sempre esteve associada ao Banco Rural e a seus principais dirigentes, parceiros inseparáveis nas empreitadas criminosas desde 1998”. 

 

Fontes:

Comentários

  • Amores

    12/08/2012 #1 Author

    com a internet cedo ou tarde as crianças saberão o que é mensalão, caçador de marajás, grampo sem áudio, bolinha de papel, Judith brito..

    Responder

    • Maurão

      13/08/2012 #2 Author

      Depende do site que acessarem. Se for aqueles financiados pelo governo que mais se parecem com panfleto barato do sindicato ….

    • Amores

      13/08/2012 #3 Author

      Mas o governo está em todas mídias,
      , veja, globo, band, folha, falha…

  • Adriano Pereira

    12/08/2012 #4 Author

    Pannunzio,

    Pra mudar um pouco o vocabulario, ja que voce deve estar meio cansado de tanta surra:

    Ate o mundo fecal sabe que voce e grande parte da Grande Midia trabalha em uma incasavel campanha para desqualificar o Governo de uma elite que nao e’ a que voce representa. E’ assim e foi assim desde os tempos de Getulio, passando pelo golpe patrocinado por voces que derrubou o Jango, nas eleicoes de 89, quando voces criaram a falsa imagem do Collor e depois o derrubaram e finalmente tambem criaram a imagem que o Demostenez era um “heroi da honestidade”. So que agora o jogo esta comecando a se equilibrar e a atitude sua e de toda a direita fascista nos mostra o desespero em que voces se encontram, pois nao ha alternativa ao Governo que ai esta e voces terao que amargar muitos e muitos anos com os que voces chamam de PETEBAS.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      12/08/2012 #5 Author

      Nossa, como eu estou importante!

    • Big Head

      12/08/2012 #6 Author

      Daqui, do alto de minha torre, consigo enxergar intermináveis reuniões, em salas secretas e esfumaçadas, com os jornalistas do PIG, encabeçados pelo Pannunzio, a receber telefonemas da CIA apontado as diretrizes para a derrubada do Governo Operário. O Dono do Blog, com esgares de louco, caminha de lá pra cá, charutão no canto da boca, a vociferar com seus subalternos, tentando, inutilmente, fazê-los encontrar algum mínimo defeito na impecável era petista, capitaneada pelo Guia Geral das Galáxias, com a sempre indefectível e insuspeita ajuda de verdadeiros “nation founders” do porte de estadistas como José Sarney, Jader Barbalho, Paulo Salim Maluf, Fernando Collor de Melo, Edir Macedo, José Dirceu e Delúbio Soares. O universo nunca teve ou terá dias tão radiantes. Inclusive, como dizem lá no Ministério Da Verdade, até o reino mineral sabe que o absenteísmo do dono do blog foi uma imposição do Departamento de Estado Americano, acordado durante a micareta Rio + 20 (%) com a Hillary, dados os pífios resultados da empreitada subversiva. Daqui pra frente, o dono do blog terá dedicação exclusiva ao trabalho digno de doze Hércules de tentar achar alguma falha neste governo de origem divina. Amém.

    • MarceloF

      13/08/2012 #7 Author

      Fábio,
      vc. já reparou no fato de que toda besta quadrada escreve mal?
      Em compensação os psicopatas conseguem produzir textos bem escritos, porém com um conteúdo doido, embora coerente.
      Abs.,
      de MarceloF.

    • Chapa

      12/08/2012 #8 Author

      Tese furada diariamente propagada pelo Mino Carta e pelo PHA.

      Essa sua conversa fiada não resiste a fatos históricos por 2 minutos.

      Bolcheviques primam por torcer a história conforme seus objetivos pérfidos. Eh o caso.

    • Gabriel

      12/08/2012 #9 Author

      Fato cara, teremos que aturar vocês PETEBAS por muito tempo. O brasileiro infelizmente ainda se vende por pouco. 3 saquinhos de pipoca, 1 de farinha e tá tudo certo.

      Direita fascista ? Vai estudo PETEBA e entender o que é fascismo. Aí vc vai entender que graças a Deus não temos atualmente extrema direita no Brasil. Aliás, se for vem bem, não temos nem direita.

      Desespero ? Hum … de vocês. O castelo de cartas está caindo, bem aos poucos. Agora, nas prefeituras, onde vocês irão ter uma derrota amarga e doída nas principais cidades do Brasil. O resto, irá cair aos poucos, sem pressa, sem golpe. Irão cair porque não tem competencia. Só isso.

    • SideShow Bob

      13/08/2012 #10 Author

      Não entendi sua colocação, de que não haver direita na banãnia seja algo louvável.

      O pensamento econômico liberal fez muito mais pelo desenvolvimento do ser humano, do que qualquer igreja, cientista, ong ou artista.

      A falta histórica da direita no brasil, é um fator explicador de seu sub-desenvolvimento recorrente (não me venham que os governos militares eram de direita, pois, nunca houve a criação de tantas estatais e cargos públicos, tantos mas tantos, que até o Lulla acha o Geisel um exemplo de gestor público).

      Este pensamento politicamente correto,urbano, vegetariano que come peixe e file de frango, cosmopolita, incoerente, zen-budista light, que separa o lixo reciclável (apenas para depois ser tudo misturado no aterro sanitário) que vê como legal a esquerda e a direita como encarnação do mal, da vilania e da crueldade é danoso à sociedade.

      É necessário mudar esta visão na qual extrema-esquerda pode (PSTU, PCO, PSOL) , extrema-direita não pode, é pecado, é coisa feia.

      Não comungo da extrema-direita, pois não sou nacionalista, tampouco creio que o brasileiro é o melhor povo da terra, mas acho muito incoerente se achar a coisa mais comum do mundo ser de esquerda porque é o único pensamento moralmente aceitável.

    • Gabriel

      14/08/2012 #11 Author

      Não é isso. Ter uma direita liberal no Brasil seria algo sem precedentes. Acontece que os PETEBAS usam e abusam do maniqueismo para atacar adversários. Gente perigosa esses PETEBAS.

  • intruder

    11/08/2012 #12 Author

    Esse Vacarezza ,não é aquele que está agarrado com o dono da cabralândia. Essa gente só póde ter crédito com pessoas sem instrução que são manipuladas pela mídia mantida a dinheiro público.

    Responder

  • Maria

    11/08/2012 #13 Author

    Viva Monica, Merval, RA, Noblat, Nunes, Kramer, Villa e Pannunzio . Blogs que não fazem parte da Besta e do Jeg. Trazem simplesmente a verdade . Agora, não sei porque pessoas que não se alinham com o pensamento destes jornalistas, acessam o blog, não para discutir o tema, mas para ofender.

    Responder

  • jeorge

    10/08/2012 #14 Author

    FÁIO:
    SE VC TIVESSE MAIS UM POUCO DE VERGONHA NA CARA VC ASSISTIRIA A ENTREVISTA DE JÂNIO DE FREITAS NO RODA VIVA E ABSORVERIA ALGUNS ENSINAMENTOS DELE.
    VC ANDA VISIVELMENTE EMBASBACADO COM O 4º PODER E COM O PODER QUE TRAZ SUA MANIPULAÇÃO.
    QUER DIZER QUE VC ENTROU PARA O CLUBE?
    sERÁ QUE VC SE REÚNE COM NOBLAT, NUNES, AZEVEDO, KRAMER, MERVAL, PARA COBINAR AS NOTICIAS QUE SERÃO “REPERCUTIDAS” E QUAIS SERÃO OMITIDAS OU DETURPADAS? QUAL JORNALISMO VCS ESTÃO FORMATANDO PARA O FUTURO? POBRE JORNALISMO BRASILEIRO! POR FALAR NISSO, DIZEM QUE NA CA DE MÔNICA WALDVOGEL, SE NÃO ME ENGANO, OU É NA DE LILIAN WIT FIBE, HÁ REUNIÕES DESSE TIPO. VC PARTICIPA DELAS?

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      11/08/2012 #15 Author

      A Mônica é minha amiga há 30 anos. A Lilian, trabalhei com ela por um período bem curto. Qual é o problema ?
      Eu posso dar destaque ao que eu quiser. IO blog é meu e há muitas outras fontes na internet, cada qual com seu foco. Portanto, aqui escrevo e posto o que eu quero.
      Não me reúno com Noblat, Nunes, Reinaldo. Nem com ninguém. Escrevo aqui da sala da minha casa.
      Mais alguma pergunta ?

  • jeorge

    10/08/2012 #16 Author

    [Seu comentário não conseguiu passar pelo mata-BESTA eletrônioco do Blog]

    Responder

  • jeorge

    10/08/2012 #17 Author

    Fábio:
    O que o PT critica é a omissão de outros escândalos que ocorrera no país. Além disso, fala-se em mensalão antes de prová-lo judicialmente, ou seja,antes que tal fato seja dado com verídico pelo STF, numa clara demonstração de pré-julgamento Por que o MPF não citou a vergonhosa compra de votos ocorrida no Congresso para a emnda da reeleição ser aprovada? Isso tabé nã seria um exemplo às crianças? Essa ferrenha ofensiva, diuturna, ininterrupta, da imprensa contra o PT e Lula é algo ainda a ser explicado. Fábio, o respito como jornalista, mas por que vcs, de uns anos para cá (desde que o PT assumiu a presidência, vcs não fazem outra coisa senão tecer críticas a esse partido? Por que vcs querem destruí-lo? Com quais interesses? Há uma coisa absurda na imprensa braileira, tão bem. analisada por Jânio de Freitas dia desses. Por que, Fàbio, vcs sempre assosiam o PT com a censura, com o stalinismo, com a ditadura, e não associam, por exemplo, atitudes de José Serra a esses ideais? Vc é jornalista e sbe que Serra tem horror a eles, além de já ter feito de tudo para que alguns deles fossem demitidos, coo fez com Heródoto Barbeiro. Que ligações esses setores da mídia tem com a oposição, ou com o crime organizado, quem sabe, como a VEJA, através do Policarpo, atolado até o pescoço com as denúncias de Cachoeira. Por falar nisso, Fábio e leitores, já percebera que após a prisão de Cachoeira e a saída de Demóstenes a VEJA nunca mais fez reortagens bombásticas? As fontes secaram, não foi?! Coincidência? Sabemos que não. A troco de quê, Fábio, vc se bandeou para o lado obscuro da imprensa? Não estou falando que o lado que vc persegue e critica seja iluminado (PHA, Nassif e outros são o outro lado da mesma moeda da qual Fábio, Mainardi, Reinaldo Azevedo, Noblat e Augusto Nunes tb integram), mas quem sai perdend é o jornalismo, é o público, o interesse público. Oh, pobre e nojena imprensa brasileira, reflexo de nossos políticos e mazelas!

    Responder

    • Big Head

      11/08/2012 #18 Author

      Poucas vezes vi um num pequeno comentário uma tal quantidade de absurdos. Destruir o PT? Quem? Não se pode criticá-lo? Trata-se de alguma divindade? Jeorge (com jota?), Apesar de tentar dar uma aparência de isenção, como diria lá um dos seus, até o reino mineral sabe de onde você vem, até mesmo por que todas, repito: TODAS!, as aleivosias que você levanta neste comentário tem uma única e evidente origem: B-E-S-T-A. O Jânio de Freitas, que ainda reputo um cara sério, anda perdendo a mão no assunto Mensalão, chegou até a perceber um viés cassista no julgamento, o que é uma rematada tolice. Quanto à Veja, mesmo depois que Waterfall foi preso, o semanário continuou a desvendar os tentáculos de Cavendish, por exemplo, que tem claras razões para ser apontado como o capo di tuti capi do esquema em que Cachoeira é só um elo. O problema é que a CPI, snetindo o cheiro de carne queimada, resolveu se transformar numa enorme pizzaria, livrando a cara do governo. Ao contrário do que você diz, o PT é que vem de todas as formas tentando destruir a imprensa livre, inclusive por meios velados, como o projeto de lei que prevê a proibição de propaganda de uma gama de produtos, o que seria desastroso para quem procura se financiar na iniciativa privada e não vive penduradop nos sacos escrotais do governo em troca de trinta dinheiros.

    • Big Head

      11/08/2012 #19 Author

      E pra não dizer que não falei das flores, é bom que se ponha abaixo mais outra lorota replicada pela enoooorme caixa de ressonância que o PT tem na internet, boa parte dela cooptada com nosso suado faz-me-rir: a de que a imprensa só denuncia as mazelas petistas. Ora, quando O Partido era oposição, usava e abusava das denúncias publicadas pela imprensa para fustigar adversários e liquidar oponentes. Isso é o cabeçorra aqui quem diz? Na-na-ni-na-não! Ouso ter como fonte alguns luminares da BESTA. Basta dizer que o livro-calúnia daquele enrolado araponga tem como uma das fontes principais, quiçá a única palpável meio a acusações etéreas e documentos que não comprovam pê-êni, uma edição de Veja que jogava luz sobre as peripécias de Ricardo Sérgio. Tempos atrás, recebi imêios de alguns amigos – sim os tenho entre os petistas, pois, infelizmente a idiotia política pega gente de bem também – contendo um link para o (pausa para o desinfetante) Conversa Fiada em que o apresentador de programas dominicais e editor da biografia do ínclito Edir Macedo elencava um monte de capas da revista contendo denuncias contra o governo FHC, entre as quais aquela que derrubou um de seus principais ministross, o Mndonção. Bem sei que tentar argumentar com fatos contra petistas é jogar palavras ao vento, vez que são verdadeiros crentes, no pior sentido que a palavra pode ter, mas encaro isso até com um certo fervor missionário, pois a quiantidade de mentiras que espalham é absurda.

    • SideShow Bob

      13/08/2012 #20 Author

      Só faltava a imprensa ficar perquerindo a oposição (aliás coisa escassa nesta banânia), afinal ela não lida com o dinheiro público.

      Não importa o partido que esteja no governo, a imprensa tem sempre que investigá-lo, afinal estará protegendo os interesses do contribuinte.

  • Sergio

    10/08/2012 #21 Author

    Discordo de você na primeira frase ,e só nela. Por que “recaída”? Esse tipo de atitude delles é absolutamente comum e rotineira.

    Responder

  • amores

    10/08/2012 #22 Author

    Nossa, vi no facebook que o caçador de marajás voltou.
    Ele disse que o Gurgel prevaricou. Que coisa.

    Vou procurar a notícia nos grandes portais para entender o que está acontecendo.

    Responder

    • Marcio

      12/08/2012 #23 Author

      Caçador de Marajás ? Só se for caçador das negas dele. Caçador de Marajás kkkkk

  • Paraíba

    10/08/2012 #24 Author

    Por essa e por muitas outras que quando você fala que o projeto de governo do PT é autoritário eu sei que você não está exagerando. Muito pelo contrário ! Está dando um alerta que infelizmente o brasileiro ignora ou finge que não vê.

    Responder

  • Mario

    10/08/2012 #25 Author

    Prezado Pannunzio,

    O artigo 5º da Constituição não considera as crianças cidadãos de segunda classe, proibindo-as de receber informação a respeito do maior caso documentado de corrupção da República. As crianças e adolescentes têm o direito de ser informadas da atuação do Ministério Público na linguagem infanto-juvenil, sempre que o caso for de interesse público.

    Será que os três porquinhos da Dilma cantarão:

    “Quem tem medo da turminha do MP?!!!/ Do MP, do MP, do MP!/Quem tem medo da turminha do MP?!/Do MP, do MP, do MP!/”

    Parece que a quadrilha do Mensalão aterrorizou-se por causa dessa turminha…

    Mario.

    Responder

  • Big Head

    10/08/2012 #26 Author

    “A manobra fracassou, como fracassará qualquer outra tentativa semelhante de impor o método soviético de gerenciar a informação em uma República democrática como a nossa”.

    Perfeito. A turma parece mesmo incansável. De minha parte, acho até a página um tanto inócua, uma vez que, im my humble opinion, é difícil acreditar que crianças entenderão aquilo. O que, obviamente, não significa que possa ser censurada pelos liberticidas saudosos da cortina de ferro. O sósia do Jô, d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e, entrou na alça de mira da máquina de moer reputações. Rogo apenas que tenha nervos e estômago para lidar com essa gente, para o bem de nossas instituições…

    Responder

  • SideShow Bob

    10/08/2012 #27 Author

    Não adianta.

    O Vacarezza é do Stalin, e o Stalin é dele, assim como a gang do guardanapo.

    Responder

  • anselmo

    10/08/2012 #28 Author

    Nossas crianças podem ficar apenas com a cartilha que diz:

    nóis fumo e vortêmo.

    Vamos esconder as verdades das crianças para que quando adultas, sigam a corja de olhos vendados, todos na caverna.

    Tenha paciência.

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *