O Advogado Geral da União José Antônio Dias Toffoli é o candidato do presidente Lula para a vaga aberta com a morte de Antônio Carlos Menezes...

O Advogado Geral da União José Antônio Dias Toffoli é o candidato do presidente Lula para a vaga aberta com a morte de Antônio Carlos Menezes Direito no STF. A escolha ainda dele ainda depende de outros fatores — por exemplo, quem nomear para dirigir a AGU.

O presidente já havia se decidido pela indicação de Toffoli para a próxima vaga, que seria aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Eros Grau no ano que vem. Mas o falecimento de Direito antecipou o processo e colocou alguns obstáculos no caminho do atual advogado geral da União.

O principal, por paradoxal que pareça, é a alegada competência de Toffoli. “Ele não deixou um pepino sequer nos processo em que representou os interesses da União”, diz uma fonte da Presidência da República. “O índice de resolutividade e sucesso é enorme”, justifica.

A mesma fonte pondera que o presidente Lula não gostaria de perder o atual AGU neste momento, o que coloca a possibilidade de que a vaga seja destinada a outra pessoa. “O presidente já considerou nomear alguém do Ministério Público ou uma mulher”, diz o auxiliar de Lula, ao contrapor que, no momento, ainda não existe esse nome.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *