Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

E não é que Aroldo, o suplente, já ia morrendo de fome?

Com informações da Agência Senado

 

[Foto:]Lembra do Aroldo, aquele suplente de vereador que fez greve de fome ? Ainda bem que ele aceitou o convite para jantar do senador Mão Santa. Iria morrer de fome se cumprisse a promessa de não comer até que o Senado votasse a PEC dos Vereadores.

 

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (28), emenda à Proposta de Emenda Constitucional nº 47/08, conhecida com “PEC dos Vereadores”, o que obrigará a matéria a retornar na próxima semana à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A comissão terá de dar parecer sobre a emenda. De qualquer forma, a PEC 47/08 constará da pauta do Plenário nas próximas terça e quarta (dias 2 e 3), para terminar a discussão de primeiro turno.

A “PEC dos vereadores” modifica os limites de gastos dos municípios com as câmaras de vereadores. No geral, ela reduz de um a três pontos percentuais os limites, que são baseados nas receitas municipais. A emenda do senador Tasso quer criar oito faixas de percentuais, cada uma para município com determinada população – hoje, existem quatro faixas ( artigo 29-A da Constituição).

Durante a discussão da matéria, após a leitura da emenda de Jereissati, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) questionou o presidente do Senado, José Sarney, se não existe a possibilidade de se convocar sessões extraordinárias do Senado para acelerar a votação da PEC 47/08. Sarney ponderou que isso só pode ocorrer se todos os líderes de partido assinarem requerimento com essa finalidade. Como não há acordo sobre a matéria, ela segue sua tramitação normal. Ou seja, ela tem de ser discutida em Plenário por cinco sessões (nesta quinta, foi realizada a terceira discussão). Com a emenda de Jereissati, ela terá de passar novamente pela CCJ antes da votação de primeiro turno. Depois disso, haverá ainda um segundo turno, após três sessões de discussão.

 

Share the Post:

Join Our Newsletter