O Instituto de Artes da UERJ e o projeto Cerâmicaviva convidam para a inauguração da exposição CorpoArteLabor, no dia 10 de setembro, próxima quinta-feira,...

O Instituto de Artes da UERJ e o projeto Cerâmicaviva convidam para a inauguração da exposição CorpoArteLabor, no dia 10 de setembro, próxima quinta-feira, no Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, às 17h. O projeto apresenta 15 artistas da Mangueira, todas mulheres e mães, e 15 artistas da Uerj. O grupo fez um coletivo de arte, com vasos, potes, recipientes e obras variadas, todas feitas com argila. Um dos objetivos dessa exposição é estreitar os laços e a transferência de conhecimento entre a Universidade e a comunidade da Mangueira, vizinha à UERJ. “A arte é a ponte entre a UERJ e essa comunidade feminina e o objetivo é a troca”, explica a organizadora Isabela Frade. Haverá também a participação especial de Lara Leal, com canto e voz, e uma performance da artista Ana Klaus.

“A expressão ‘CorpoArteLabor’, o título da exposição, significa a relação indissociável entre o nosso corpo, o trabalho e a arte. A exposição consiste em uma instalação que vai envolver a parte externa do Centro Cultural CEDIM e dentro da galeria colocaremos algumas obras selecionadas para falar das ligações culturais entre a terra e o feminino. São obras que visam essa constituição entre os seres humanos e o meio ambiente. O trabalho visa também prover recursos financeiros e provimentos para a comunidade. A meta é estabelecer uma comunicação intensa com as pessoas e apresentar o corpo como um instrumento vivo para a geração da arte e do trabalho”, afirma Isabela.

A mostra conta com 10 obras na parte de dentro do espaço cultural e do lado de fora fica uma obra coletiva chamada “lembrancinhas”. São várias séries de vasos, de recipientes, de potes, todos feitos de argila, diferentes, juntos ou sozinhos, e também servindo de suporte para sementes, terras, mudas e pequenas plantas que foram colhidas no ano passado. Essas sementes foram retiradas em diferentes lugares da cidade e também vieram de diversas doações a fim de comporem essa grande obra que busca semear a cidade.

CorpoArteLabor

Local: Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart

Rua Camerino, 51 – Centro – RJ (próximo metrô Presidente Vargas)

Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

Inauguração: 10 de setembro de 2009, quinta-feira, a partir das 17h

Visitação: até 25 de setembro de 2009

De: segunda a sexta, das 12h às 19h

ENTRADA FRANCA

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *