A agropecuária teve, no segundo trimestre, o pior desempenho entre os setores incluídos no PIB (Produto Interno Bruto). Em relação a igual período no...

A agropecuária teve, no segundo trimestre, o pior desempenho entre os setores incluídos no PIB (Produto Interno Bruto). Em relação a igual período no ano passado, houve queda de 4,2%, maior recuo observado desde o quarto trimestre de 1998. Embora a indústria e os serviços tenham avançado na comparação com trimestre imediatamente anterior, a agropecuária registrou variação negativa de 0,1%.

A produção de milho caiu 14,2% frente ao segundo trimestre do ano passado. Outros componentes da safra também registraram perdas em relação a 2008, como o café (-13,5%) e a soja (-5,2%). Por outro lado, a produção de arroz avançou 4,2%, na mesma comparação.

A gerente de Contas Nacionais, Rebeca Palis, comentou que o setor não passa por um bom momento, enfrentando prolemas climáticos que prejudicam a produção. Ela lembrou, no entanto, que a safra do ano passado foi recorde, e a produção deste ano não pode ser considerada ruim.

“Houve declínio não só na lavoura, mas também na pecuária e na silvicultura”, afirmou.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *