Um ‘Black bloc’ sem máscara

marcelopinhoEste será meu último post no Facebook!E será justamente para explicar e me revelar como um dos mascarados que fazem parte do Black Bloc. Nós não somos quem fomos retratados, a mídia nos associa a vândalos e criminosos. Simplesmente compartilhamos os valores e princípios de liberdade, sua defesa e busca por ela. Nós somos pessoas comuns preocupados com o estado deste mundo. Somos seus vizinhos, seus amigos, sua família, seu carteiro, atendentes de loja, e etc. E unidos nós queremos mudança, uma mudança que pelo menos uma vez seja para atender os interesses do povo deste mundo. E por que escondemos os rostos? Ahhh, amigo! O Sistema cobra o seu preço e provavelmente cobrará de mim por me revelar.E como me tornei um?

Um dia acordei como qualquer outro dia. O despertador, o pequeno incômodo nas costas, o raio de luz atravessando a cortina. Foi como o dia anterior e o precursor de outro dia. Todos os dias eram exatamente iguais. Acordar, café, aprontar-se, sair para trabalhar. Gastar o dia todo no trabalho lidando com merda que eu não podia me preocupar menos, simplesmente para render algum dinheiro. Ir para casa, comer, duas horas de tempo livre, cama… tomar banho e repetir!

E foi assim que um dia foi diferente. Por que algo me atingiu. Reconheci para o que serve esse Sistema e para que ele existe, MERDA TOTAL! Identifiquei-me comigo sobre o que a vida deveria ser, ao invés do que é simplesmente aceito. Mas, por quê? Por que tantas pessoas desprezam aquela coceirinha profunda na alma, que chama por eles? Tentando relembrar-lhe o que a vida deveria ser…ou talvez eu deva enfatizar ainda mais minha crença dizendo como essa vida deveria ser.

Nós estamos realmente neste mundo para ser criados como crianças moldadas em conformidade? Ensinados sobre o que é “normal”, como pensamos, o que falamos, como viver? Nós começamos nossas vidas com constante doutrinação sob o pretexto de educação apenas para crescer com expectativas mais altas em meio a todo lixo que a sociedade joga em nossas mentes. Nossa obsessão por ídolos, entretenimento, celebridades, faz-nos tentarmos atingir riquezas e fama até que finalmente percebemos que a realidade esta batendo em nossa porta e é hora de colocar o terno e conseguir aquele emprego que todos sonham. E por que não? Talvez comprar uma casa legal, um carro bom, dinheiro suficiente para viver confortavelmente insensível ao mundo que nos rodeia… talvez um cachorrinho seria bom também. Sim, acho que sim…
Sony lançou uma nova TV grande?? Hum, eu tenho que tê-la…
Logo depois parcelar meu BMW.

Nós crescemos espelhados em “quem devemos ser”. Nós viramos aquela pessoa, e somos forçados a comprar, vestir e sermos felizes de acordo com o que falam. E se você não consegue ser feliz, bem, há remédios e drogas para ajudar. Então envelhecemos, talvez compramos uma casa na praia e por fim morremos…

É para isso que estamos aqui? Para ser moldado, ensinado a consumir até o dia em que seremos enterrados? Conformidade, corrupção, apatia, aceitação, opressão, violação de direitos humanos. Milhares de pessoas sofrendo, famintas, lutando. Mas, por que?? Por que isso acontece?? E como isso é aceitável?? Altos executivos estão vivendo uma vida luxuosa enquanto estupram a terra que nós compartilhamos e roubam nossa maneira de viver. Nossas culturas estão poluídas por suas pregações de capitalismo e consumismo. Nós realmente ainda nos conhecemos? Você gosta do que vê em sim mesmo? Você esta feliz com a vida que tem, a luta de seu cotidiano, e com as vidas dos próximos a você? Você pode justificar honestamente por que as coisas estão indo bem. Para você neste momento, nada precisa ser feito para mudar este mundo, acabando o sofrimento e dificuldade de milhões de pessoas? Para onde foi nossa compaixão? Onde está nosso amor à vida?

Quase metade do mundo, mais de 3 bilhões de pessoas vivem com menos de $2,50 por dia. 3 BILHÕES!!! Ao menos 80% da humanidade vive com menos de 10 dólares por dia e vivem em países onde as diferenças estão se alargando. 22 mil crianças morrem por dia graças a pobreza e 1 bilhão vivem na pobreza. Isso é 1 a cada 2 crianças no mundo. Enquanto trilhões são gastos em expensão militar e a lista de injustiças e corrupção no mundo não acabam… e agora eu pergunto de novo, como viemos a aceitar isso? Simplesmente por que é do jeito que é e foda-se?

Se nós humanos temos razão, lógica e compaixão então eu digo que aceitando o inaceitavelmente injusto é menos aceitável. Meu cérebro explodiu ligando os receptores e permitindo meu processo de pensamento para compreender estas coisas especificamente. Eu não posso mais aceitar essa insanidade só porque “é o jeito que é e foda-se”.

Hoje eu posso ver o Sistema antes de mim, suas engrenagens girando, cercando-nos de todos os ângulos enquanto a máquina engole todos nós. Meu coração e alma inflamaram com ideias que me tornaram um anarquista e consequentemente um Black Bloc. E agora nós devemos esclarecer as coisas. Nós somos um dentro de nossa causa e com liderança horizontal. Black Bloc não é uma associação ou grupo de vandalos e criminosos, Black Bloc é apenas a força oprimida do povo. Que defende a verdadeira liberdade, para um mundo livre de corrupção, opressão e tirania, onde nós podemos viver nossas vidas como verdadeiramente somos e sermos aceitos por isso. Um grupo que procura defender tais liberdades e seguir o caminho próprio no melhor interesse das pessoas desse planeta, ao invés de atender às contas dos bancárias de uma pequena porcentagem da elite rica, políticos corruptos e funcionários do governo. Ao compartilhar estas ideias, somos todos anarquistas e Black Blocs, espero que um dia seu cérebro e coração inflamem como o meu.

Lutar, criar, poder popular!

 

** Nota do editor: Marcelo Pinho foi um dos mascarados, a quem chamei de ‘anjos da guarda’, que intervieram em meu favor no dia em que fui cercado na Avenida Paulista. Ele não gostou da utilização de uma expressão de cunho religioso como metáfora dessa intervenção salvadora. Sou ateu praticante como ele. E agradeço o fato de ter me protegido da ira dos que queriam me expulsar na marra do meio da manifestação.

Comentários

36 thoughts on “Um ‘Black bloc’ sem máscara

  1. Muito bom esse filme:Dezenas de milhares de pessoas vão às ruas de Seattle, em protesto contra a Organização Mundial de Comércio. De início o protesto era pacífico, pedindo o fim das conferências da OMC, mas logo se tornou um motim. O resultado foi a classificação de estado de sítio, que fez com que o Departamento de Polícia e a Guarda Nacional adotassem uma postura de combate aos manifestantes.

  2. Hoje eu posso ver o Sistema antes de mim, suas engrenagens girando, cercando-nos de todos os ângulos enquanto a máquina engole todos nós. Meu coração e alma inflamaram com ideias que me tornaram um anarquista e consequentemente um Black Bloc. E agora nós devemos esclarecer as coisas. Nós somos um dentro de nossa causa e com liderança horizontal. Black Bloc não é uma associação ou grupo de vandalos e criminosos, Black Bloc é apenas a força oprimida do povo. Que defende a verdadeira liberdade, para um mundo livre de corrupção, opressão e tirania, onde nós podemos viver nossas vidas como verdadeiramente somos e sermos aceitos por isso. Um grupo que procura defender tais liberdades e seguir o caminho próprio no melhor interesse das pessoas desse planeta, ao invés de atender às contas dos bancárias de uma pequena porcentagem da elite rica, políticos corruptos e funcionários do governo. Ao compartilhar estas ideias, somos todos anarquistas e Black Blocs, espero que um dia seu cérebro e coração inflamem como o meu.

  3. Fabio, acho que vale mencionar que o que o Marcelo Pinho postou no Facebook eh uma traducao do discurso do Anonymous, e nao um discurso escrito por ele. E ele traduziu errado. A parte que diz “Hoje eu posso ver o Sistema ANTES de mim,” deveria ser traduzida como “PERANTE a mim” (before pode ser ‘antes’ e ‘perante’. Em Ingles, “I stand before you” significa “eu estou perante voce”, e nao “eu estou antes de voce.” Parabens por promover essa discussao.

  4. Sou carioca mas não curto funk. são letras absurdas, batidas totalmente eletrônicas os ¨mcs¨ são ridículos cantando. Pelo amor de Deus!!!!! Parem de falar que funk é cultura!!!!! Quem fala essas palhaçadas nunca tocou um violão não entende nada de musica!!! Concordo que as pessoas que vão para balada vão se divertir ou melhor vão para zuar prefiram o funk, pois é o melhor lugar para achar tudo q vc possa imaginar!

  5. Ah, ele despertou, enxergou “O SISTEMA”! Que lindo! Fico me perguntando qual a formação intelectual do rapazola… Será que leu alguma coisa além de coisas esparsas e textículos na Internet? Ou será que só fica nos filmes hollywoodianos? V de Vingança, Matrix… É o que parece. Fico aqui na torcida para que um dia ele olhe para esse troço que escreveu e diga pra si mesmo: como fui idiota!

    “Uma massa é como um selvagem; não está preparada para admitir que algo possa ficar entre seu desejo e a realização deste desejo. Ela forma um único ser e fica sujeita à lei de unidade mental das massas. No caso de tudo pertencer ao campo dos sentimentos, o mais eminente dos homens dificilmente supera o padrão dos indivíduos mais ordinários. Eles não podem nunca realizar atos que demandem elevado grau de inteligência. Em massas, é a estupidez, não a inteligência, que é acumulada. O sentimento de responsabilidade que sempre controla os indivíduos desaparece completamente. Todo sentimento e ato são contagiosos. O homem desce diversos degraus na escada da civilização. Isoladamente, ele pode ser um indivíduo; na massa, ele é um bárbaro, isto é, uma criatura agindo por instinto.” — Gustave Le Bon, Psicologia das Massas

  6. Nós não somos ,Vagabundos ou vândalos, somos a Sombra de um país dominado pelo ódio !

    ódio de tanta corrupção, ódio de tanta violência , ódio de um governo que favorece a eles mesmo e deixa o nosso povo morrer na mìséria !

    Anti capitalismo corrupto !

    ” Nós Somos Black Bloc ”

    Da página do Black Bloc RJ no Facebook
    ———————————

    PS “ódio de um governo que favorece a eles mesmo e deixa o nosso povo morrer na mìséria ! ”

    Nunca pensei ler alguém dizendo isso de um governo do PT hehe

  7. Marcelo,

    Siga em frente com seu ideal, realmente precisamos de mudança. De um Sistema onde o povo estabeleça suas regras e que tenhamos ao menos participação e não representatividade.

    Uma pena eu não ter tido essa energia quando mais jovem. Fui criada na base do medo e este medo é perceptível na maioria das pessoas que comentaram por aqui refutando a mudança.

    Grande abraço!

  8. Fábio,
    esse cara pode ter te salvado da ira da turba.
    Mas esse texto é uma besteira só.
    Então o cara acordou e resolveu que ia mudar o mundo, com o rosto coberto por máscara. É o Zorro!
    Não sei quanto anos ele tem. Se foi mais de 16, ele está sofrendo uma crise de juvenilismo.
    É soda acordar todos os dias e ir trabalhar para sustentar a família. Faço isso a mais de 25 anos. Quer mais? Vá estudar e batalhe para arrumar coisa melhor para fazer.
    Não quer levar uma vida de consumo. Ótimo. O Papa Francisco lhe dará o maior apoio. Ele pregou contra isso em Copacabana.
    Não precisa cobrir o rosto, nem andar em bando. Basta mudar de atitude. E votar em gente decente, pra variar um pouco.
    Sds.,
    de MarceloF.

  9. Marcelo Pinho, vc quer defender os interesses do povo? Muito obrigado, mas, quanto a mim, dispenso sua ajuda.

    • Felipe,

      Posso dizer que você é o típico reacionário que vive insensível a realidade atual, aquele que se contrapõe à mudanças sociais e politicas.

  10. Vou resumir a impressão que tive desse indivíduo, o sonho dele é ser o “NEO” do filme “MATRIX”. E Pannunziu, gostei muito de sua série de matérias sobre o “AQUECIMENTO GLOBAL”, mas, em seus textos normais sinto que você não entrega tudo o que sabe, isto é, me aparenta parcialidade. Por isso deixei de ler seus textos. Cheguei aqui novamente, mas, só consegui reforçar minha impressão sobre seu jornalismo parcial. E voltando ao paralelo ao filme, esta parecendo que você gostaria de ser o “MORPHEUS”. Quem é sua “MATRIX”?? Pelo menos o Marcelo Pinto tentou dizer qual é a dele. É compreensivo o fato dele não ter conseguido ser claro, pois, ele mesmo assumiu o fato do cérebro dele ter explodido. Mas, e você, seu cérebro está em qual etapa? A, e quanto ao filme, o 1 é legal como entretenimento, mas, o 2 e 3 são perda de tempo.

    • Francisco,

      Que tipo de droga você usa?

      O garoto foi muito claro no texto. O que você não entendeu?

      Melhor, o que você sugere para mudar a situação atual do mundo? Sentar a bunda na cadeira e reclamar sobre os que estão tentando fazer algo?

  11. Quando vejo pessoas em grupo, e todas mascaradas, penso logo que algo está errado nisso tudo.
    Fui jovem, participei de inúmeras manifestações e passeatas nos anos 70/80. Digo, usando palavras atuais, “o pau comia” e, poucos, muitos poucos cobriam os rostos, e eram imediatamente convencidos a se mostrar, afinal, não havia razão para isso.
    Não creio que esse movimento agressivo leve a um bom fim.
    Não há objetivo claro, não existem propostas para mudar “o sistema” (como gostam de dizer), enfim… com mascarados, sei lá.

    • Alberto,

      Como o próprio garoto sugere “O Sistema cobra o seu preço por mostrar o rosto”

      Muitas pessoas perderiam o emprego se mostrarem seus rostos em passeatas solicitando uma mudança de Sistema, principalmente funcionários públicos.

      Esse me parece ser um movimento de ação direta contra grandes acumuladores de capital, ou seja: contragrandes multinacionais e bancos.

      Agressivo é um movimento que na minha concepção caracteriza e põe em risco a vida do ser humano, e isto o Sistema Capitalista faz com maestria. Os casos de McDonalds e Monsanto por exemplo

  12. O maior desafio de um ser humano é saber quem ele é, independentemente do que seus pais queriam que fosse, ou o que o mundo “civilizado” e suas regras hipocritas lhes impuseram ser!
    Vc demonstra que já venceu esse desafio!
    Não tenho religião, mas acredito em Deus e gosto de ler a Biblia com um olhar historico e filosofico.
    O seu texto exprime o unico mandamento que deveriamos obedecer, e, que para nos ensinar Deus mandou seu filho….AMAR O PROXIMO COMO A SI MESMO!
    Ainda que por caminhos conflitantes, vc expressa preocupação com o mundo ao seu redor. Sabe que ele nao gira em torno de ti, e, honestamente, esse sentimento evidente em seu texto faz de vc um jovem admiravel!!
    Boa sorte em sua caminhada e força!
    Ser diferente do sistema tem mesmo seu preço, mas saber quem vc é, o que quer e para onde vai é impagavel!!

  13. O dia que esse molecote desse Pinho tiver um filho pra criar talvez entenda que toda essa revolta é apenas um sintoma agudo de falta de propósito na vida. Até lá, recomendo um extrato de simancol:
    MÁSCARA É COVARDIA! BANDO DE MASCARADOS É CASO DE CONSPIRAÇÃO PARA O CRIME. NÃO É LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
    OUTRA COISA, NÃO SOU NENHUM ALDO REBELO, MUITO PELO CONTRÁRIO, MAS ADOTAR ESSE NOME EM INGLÊS É RIDÍCULO, DENUNCIA O CARÁTER ADOLESCENTE E PUERIL DESSE MOVIMENTO.
    pronto. Desculpem a gritaria, mas é que tem coisas cuja obviedade é tão ululante que me exaspero ao ver que ninguém as enuncia, talvez por medo de ir contra a corrente dos embevecidos com os protestos.

    • Devo concordar com o ponto de vista do Augusto, acho que até ele (Marcelo Pinho) deva estar com algum problema existencial. Quem tem familia e filhos para criar não se importa o tanto que tem que lutar para levar o sustento e deixar sua familia mais feliz, pessoas que voce ama. Os protestos deveriam ser direcionados para diminuição da violência, dos assaltos , das mortes, das impunidades das leis, onde alguém com pode aquisitivo melhor mata outra pessoa e consegue sair pela porta da frente da delegacia. Isto sim , eu tenho medo que aconteça e um dia minha familia fique desguarnecida

    • Augusto,

      Você baba como um cão raivoso, e o medo é transcende pelas suas ventras.

      As pessoas não aguentam mais serem exploradas, o Sistema Capitalista esta em decadência. E estes movimentos que são observados no mundo inteiro são reflexos deste declinio.

      O nome Black Bloc me parece ser propício para ganhar força, até por que não é um movimento brasileiro e sim mundial.

      Se informe um pouco mais sobre a origem do movimento, como eu tenho feito.

  14. Pannuzio, seu colega de Band e de bancada, Boechat, é um tremendo hipócrita! Na frente das câmeras do jornal da band ele condenou o quebra quebra, mas numa entrevista informal é a favor do vandalismo e a violência da qual vc foi vítima. Assista a esse vídeo e diga isso na cara dele.

  15. Olha porque eu pego o que é de bom de cada pessoa;

    Um dia o Pastor Silas Malafaia disse;

    É mais fácil um ATEU ser perdoado e ir para o céu ,a que um CRISTÃO!

    De fato ,muitos que dizem crer em CRISTO ,não são capazes de seguir seus passos,seu exemplo de vida ,de luta contra esse mesmo sistema que hoje ainda existe desde sua época,esse alimentado pela mesma sociedade que o jogou na CRUZ ,PORQUE ESCOLHEM OS BARRABAS DA VIDA ,e não precisa SER CRISTÃO PARA CHEGAR A ESSA CONCLUSÃO ,BASTA VER JESUS COMO HOMEM !

    • Este Silas Malafaia, Valdemiro, Marcos Feliciano,Edir Macedo, Os Hernandes …etc não são parâmetro pra ninguém

  16. kkk.

    A molecada está vendo muito “Clube da Luta”. Começam a misturar ficção com realidade.

    A revolta da classe média. Nada muito diferente da Inglaterra dos anos 70,80, do movimento Punk.

    Não são novidade nenhuma e não vão chegar a lugar algum.

    Basta ver a carinha de playboy classe média, com foto de instagram no litoral. Provavelmente, quando não está nos protestos, vai pra casa de praia do papai com a namorada…

    • Pelo menos não são um bando de omissos e covardes ,e o admiro mais ainda por ser uma exceção ainda mais por ser de classe média alta,se assim o for mesmo.

      Melhor do que pegar o carro do papai e sair matando gente.

      Melhor do que ser preso em um puteir… e depois dar carteirada dizendo que seu Pai pai é um Oficial da PM.

      Assim como ele ,eu sou filha de militar ,convivi com minha mãe fazendo Política,dando assessoria a essa corja e mudando sua conduta para se moldar a esse sistema podre e mais sujo que também não muda nada a não ser para eles e a classe capitalista.

      Podem não mudar nada,mas pelo menso não são cúmplices direta ou indiretamente das atrocidades que assolam o MUNDO .

      Prefiro eles a que um bando de cordeirinhos dos lobos

    • É o movimento da molecada criada a leite com pera, que viveu a vida inteira em condomínio, tem carro e recebe mesada dos pais. No final de semana vai para Maresias na Sirena e no meio da semana quebra bancos.

      Não é atoa que os protestos são de segunda a sexta.

  17. Desculpe … o comentário saiu antes de ser finalizado. Continuando … E existem casos em que a revolução derrubou um ditador para colocar outro no lugar … Cuba é o exemplo mais latente e mais patético.

    Isso não invalida seus nobres ideais. Mas apenas quero lhe dizer que a coisa é bem mais complicada do que você em sua vibrante juventude possa cogitar. Sempre existirá um sistema. Não se iluda a respeito.

    • O Egito é o exemplo mais recente. Irão ficar batendo cabeça até elegerem um governo que calará toda a oposição com um porrete (como foi tentado) e “pacificará” a nação. E tudo continuará na mesma, pois a mudança que buscam é esta.

  18. Prezado Marcelo,

    Eu admiro a sua juventude, a sua energia e sua sinceridade. Mas o advirto: você mesmo pode ver estudando a História, que um revolução sempre substitui um “sistema” por outro. E que muitas vezes não somos nós quem iremos determinar quem é “bom” e o que é “ruim”. E existem casos em

  19. Pinho !!!!!!!!!!!!!!!! me fez lembrar da praia do PINHO lá de SC. Pinho vc sabe o que se faz na praia do PINHO em SC ????????
    Ahhhhh, então vc acha que descobriu a solução para as infelicidades deste mundo ? E deve pensar igual aos PETISTAS: Se o povo pensar e agir como nós pensamos o mundo será melhor. Os seus despontamentos com a vida e com a política já foram tema de muita discussão deste o início da civilização, e o melhor sistema social de vida encontrado até hoje foi a conjugação de Democracia com Capitalismo. Os seus desapontamentos não terão resposta na política, VOCÊ ESTÁ PRECISANDO É DE IGREJA/RELIGIÃO.
    Vc acha que com passeatas e DEPREDAÇÕES vcs conseguirão mudar o quê ???? Vc já ouviu falar em Direito ALHEIO ??? Vc já ouviu falar em convivência pacífica com pessoas que pensam diferente de vc ????? Eu votei no Governador, quase 12 MILHÕES de pessoas votaram no Governador, de forma legítima e dentro da Lei, porque vc acha que vc e mais 200 DESAJUSTADOS SOCIAIS e BADERNEIROS podem pedir a saída do governador ???????
    Vc está precisando é de trabalho PESADO para gastar toda essa energia acumulada. Está precisando é de educação caseira prá aprender a respeitar a vida e o patrimônio do seu vizinho. Vc precisa é de educação acadêmica para entender como a sociedade chegou até este estágio. Vc precisa estudar mais para entender que as suas dúvidas e as suas insatisfações SÃO as de MILHÕES de pessoas nesta terra. Mas que até hoje ninguém descobriu nada melhor do que uma Sociedade regrada por Leis e Bons Costumes.

  20. Caro Pannunzio, que bom que publicasses este texto. Assim ficamos sabendo quem são os Black Blocs e temos certeza que nada sabem sobre Anarquismo ou se sabem, são mistificadores como o Fora de Eixo, Midia Ninja e outros.
    Não será quebrando agências bancárias, destruindo concessionárias de veiculos, matando policiais que conseguirão Enfim, que bom que um deles tirou a máscara. Mas os outros continuam mascarados e escondidos nas sombras.

  21. Comentários que postei em meu FACE ;

    Oh ,para vocês que dizem lutar por uma nova era,por uma nova forma de se viver,o que eu vejo é sim um monte de gente egoísta ,individualista querendo se omitir se acovardar e fugindo para não terem que SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO ,E PIOR VOMITAM SER CRISTÃOS .TÔ CANSADA DE HIPÓCRITAS CAPITALISTAS E RELIGIOSOS, ligados direta ou indiretamente ao sistema ou enraizados aos esteriótipos dessa sociedade podre e falida que vem se destruindo e se degradando todos os dias. Sigam suas jornadas e quem sabe um dia conseguirão entender de fato o que meia dúzia veio fazer aqui na terra,e que um dia todos sem exceção irão parar no mesmo buraco.

    FOI A POSTAGEM MAIS LINDA QUE JÁ LI EM TODA A MINHA VIDA ! E FAÇO DELA MEUS PENSAMENTOS DO DIA E DA VIDA ,O QUE SINTO ,O QUE SEMPRE PENSEI,TAÍ O RESUMO DO QUE ME FAZ INFELIZ NESSE PLANO !

    Isso porque ele é ATEU,para ver como não tem nada haver RELIGIÃO PARA AMAR SEU PRÓXIMO ,aqui mesmo no meu face tenho um monte de CRISTÃOS e esses dizem que os que sofrem estão pagando por vidas passadas e justificam suas omissões e indiferenças com os injustiçados ,alegando que precisam pagar ,isso para mim não é ser CRISTÃO,É SER MESQUINHO E EGOÍSTA.

    Sempre digo aqui em casa que não somos nem de nossas vidas
    ,pagamos para manter aquilo que conquistamos ,para bancar as mordomias dos GOVERNANTES ,essas que não temos .

    Somo tolidos ,agredidos,ameaçados e coagidos pelas forças do sistema. Um sistema imoral,corrupto tanto quando os meliantes que eles criaram e prenderam e não recuperam porque lhes interessam.

    VÂNDALOS,BANDIDOS,DEPREDADORES,ESSES MESMO ESTÃO ENRAIZADOS E PROTEGIDOS POR ÁLIBIS DENTRO DOS NOSSO 3 PODERES.

    E A CULPA É DE UMA MAIORIA DE OMISSOS ,COMODISTAS , COVARDES ,EGOÍSTAS,INDIFERENTES,MESQUINHOS.

    Ateu ou não o respeito,o amor ,a verdade ,a gana por liberdade e JUSTIÇA COM IGUALDADE são as mesmas de um VERDADEIRO CRISTÃO !”

    PARABÉNS E OBRIGADO IRMÃO MARCELO PINHO .

    PRISCILA CARNEIRO ,MAIS UMA SOBREVIVENTE DESSA SELVA DE PEDRA.

  22. Bom dia Pannunzio.

    Lendo isso, imagino que quando desperta a consciência, termina a felicidade.
    A alienação é, na minha opinião, condição imprescindível para essa tal felicidade. Ao menos nos tempos atuais.

    abraços

    Robson de Oliveira

    • Concordo, e alienação esta presente na maioria dos comentários conservadores por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *