Foi um anúncio protocolar, feito pelo líder do PT na Câmara. Não teve pompa nem gravidade, mas trata-se claramente de um golpe de Estado....

lula_voltaFoi um anúncio protocolar, feito pelo líder do PT na Câmara. Não teve pompa nem gravidade, mas trata-se claramente de um golpe de Estado. Formalmente, Lula assume a Casa Civil da Presidência da República. Na prática, no entanto, assume todo o governo e encerra o agônico segundo mandato de Dilma Rousseff.

A deposição consentida vem a confirmar que Dilma Rousseff era mesmo um poste provisório — esteve ocupando a cadeira presidencial apenas até o momento em que seu criador e chefe decidisse voltar ao terceiro andar do Planalto. É uma intervenção sem precedentes na história da jovem democracia brasileira. Sem dispor de um voto sequer, Luis Inácio Lula da Silva inicia seu terceiro mandato na presidência da República.

Para não deixar dúvida de quem manda na casa, Lula deve trocar imediatamente vários auxiliares da já de fato ex-presidente Dilma Rousseff. Aloízio Mercadante, Alexandre Tombini e José Eduardo Cardozo devem ser as primeiras vítimas. Há especulações sobe a volta de Henrique Meirelles para o Banco Central.Mas elas colidem com informações que vêm sendo plantadas por áulicos petistas de que a condução da economia será heterodoxa, inclusive com o uso de reservas internacionais para tentar reverter a crise econômica. Celso Amorim deve voltar ao Itamaraty.

Com a nomeação, Lula escapa,ao menos por enquanto, das garras da Justiça Federal. Mas juristas respeitáveis dizem que a manobra pode ser entendida com tentativa de obstrução judicial pelo STF e até valer uma ação por crime de responsabilidade contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Comentários

  • Paulo Pozzani

    16/03/2016 #1 Author

    E perder cincão com essa crise não é fácil, mas era certo que o covarde do Lula pra debaixo da saia da Dilma.

    Responder

  • Maria das Graças Lopes

    16/03/2016 #2 Author

    envergonhada com tanta sujeira e desmando….estávamos mesmo sem comando….pobre república.

    Responder

  • Gabriel Kielblock Pannunzio

    16/03/2016 #3 Author

    Excelente colocação, Fábio. Na minha opinião, essa atitude foi completamente apolítica, um tiro no pé para o PT e, principalmente, para o Brasil. A falta de confiança dos investidores, o que já era um grande problema, está ainda pior. O mercado está mostrando claramente isso. Além de estarmos em um retrocesso. Concordo a colocação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as prováveis – e ingênuas – atitudes do Lula no âmbito econômico, como aumentar o juros e abaixar o crédito, o que seria inflar ainda mais o problema econômico que temos.

    Forte abraço, primo.

    Responder

  • Francis Gongora Lafore Ferrazoli

    16/03/2016 #4 Author

    Está ardendo o rosto de cada brasileiro por conta do tapa na cara que recebemos nesta quarta-feira.
    No final o MP de São Paulo estava certo em decretar a prisão preventiva desse celerado justificando o perigo que seria deixá-lo solto.
    Eu e Renato Russo perguntamos:
    QUE PAÍS É ESSE!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *