Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Lula assume a Casa Civil e encerra o governo Dilma

lula_voltaFoi um anúncio protocolar, feito pelo líder do PT na Câmara. Não teve pompa nem gravidade, mas trata-se claramente de um golpe de Estado. Formalmente, Lula assume a Casa Civil da Presidência da República. Na prática, no entanto, assume todo o governo e encerra o agônico segundo mandato de Dilma Rousseff.

A deposição consentida vem a confirmar que Dilma Rousseff era mesmo um poste provisório — esteve ocupando a cadeira presidencial apenas até o momento em que seu criador e chefe decidisse voltar ao terceiro andar do Planalto. É uma intervenção sem precedentes na história da jovem democracia brasileira. Sem dispor de um voto sequer, Luis Inácio Lula da Silva inicia seu terceiro mandato na presidência da República.

Para não deixar dúvida de quem manda na casa, Lula deve trocar imediatamente vários auxiliares da já de fato ex-presidente Dilma Rousseff. Aloízio Mercadante, Alexandre Tombini e José Eduardo Cardozo devem ser as primeiras vítimas. Há especulações sobe a volta de Henrique Meirelles para o Banco Central.Mas elas colidem com informações que vêm sendo plantadas por áulicos petistas de que a condução da economia será heterodoxa, inclusive com o uso de reservas internacionais para tentar reverter a crise econômica. Celso Amorim deve voltar ao Itamaraty.

Com a nomeação, Lula escapa,ao menos por enquanto, das garras da Justiça Federal. Mas juristas respeitáveis dizem que a manobra pode ser entendida com tentativa de obstrução judicial pelo STF e até valer uma ação por crime de responsabilidade contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Share the Post:

Join Our Newsletter