O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 81% de apoio, é o segundo melhor avaliado entre os líderes da América, segundo uma compilação...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 81% de apoio, é o segundo melhor avaliado entre os líderes da América, segundo uma compilação de pesquisas divulgada hoje pela mexicana CM (Consulta Mitofsky).

Na pesquisa, Lula aparece atrás apenas do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, que tem 84% de aceitação. Lula aparece uma posição à frente da chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet, que tem 78% de apoio.

O grupo de presidentes com maior aceitação é completado pelo panamenho Ricardo Martinelli, com 77%, e o colombiano Álvaro Uribe, com 70%. O americano Barack Obama está em 9º, com 52% de aprovação.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada na semana passada indicou que a avaliação positiva do governo do presidente Lula se manteve estável em setembro, com 69% de aprovação em setembro contra 68% de junho.

Os presidentes pior avaliados, de acordo com o trabalho, são Alan García (Peru) e Cristina Kirchner (Argentina), com 27% e 23%, respectivamente.

A Consulta Mitofsky destacou os casos de Brasil e Colômbia, ao dizer que são “exemplo de altas avaliações apesar dos anos de governo dos presidentes de ambos os países”.

A sondagem da empresa mexicana não inclui Hugo Chávez (Venezuela); Leonel Fernández (República Dominicana); Stephen Harper (Canadá), e Daniel Ortega (Nicarágua), “por questões de falta de informação”.

“Por razões muito particulares”, diz a pesquisadora, não é considerado também Honduras, onde um golpe de Estado tirou do poder o presidente Manuel Zelaya há três meses.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (52%), o equatoriano Rafael Correa (51%), o paraguaio Fernando Lugo (50%), e o guatemalteco Álvaro Colom (46%), aparecem em uma zona intermediária do ranking.

Os dados apresentados hoje se baseiam em enquetes com diferentes metodologias compiladas pela Mitofsky e que foram publicadas entre maio e setembro deste ano em cada um dos países.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *