Do G1 O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, voltou ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio,...

Do G1

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, voltou ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (5). Segundo informações da assessoria do hospital, ele apresentou arritmia cardíaca.

No sábado (3) ele havia deixado o CTI após apresentar melhora, e estava numa unidade intermediária.

Niemeyer passou por uma cirurgia, no dia 30 de setembro para retirar um tumor no intestino. A operação transcorreu sem problemas e o arquiteto já respira sem a ajuda de aparelhos.

No dia 24 de setembro, Niemeyer já tinha sido operado para a retirada de um cálculo na vesícula. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o arquiteto vinha apresentando boa evolução, mas apresentou um sangramento intestinal na noite de terça-feira (29), sem relação com o problema anterior.

O arquiteto foi então submetido a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, onde foi diagnosticado um tumor de cólon (intestino grosso).

Arquiteto foi internado na quarta-feira

Niemeyer foi internado na semana passada com dores abdominais. Exames mostraram comprometimento da vesícula biliar e abscesso no fígado. A cirurgia – para retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático – foi realizada por videolaparoscopia na quinta (24).

No dia 11 de junho deste ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.

Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *