Da France Press. Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitam hoje campos de soja no sudeste...

Da France Press.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitam hoje campos de soja no sudeste venezuelano. Chávez comparou Lula com Jesus Cristo ao comentar a aprovação na Comissão de Relações Exteriores do Senado da entrada da Venezuela no Mercosul.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio como Cristo, anunciando a boa nova”, disse Chávez. “É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico.”

O protocolo de adesão da Venezuela, que deve ser votado pelo plenário do Senado na próxima semana, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio. Ele ainda precisa ser aprovado no Parlamento do Paraguai.

“Considero do ponto de vista moral, econômico, político, que a Venezuela já é território do Mercosul”, disse Chávez.

Ele sinalizou que espera que o Paraguai dê o mesmo aval à entrada do país no bloco econômico. “O Paraguai tem seus próprios ritmos. Acho que mais cedo do que tarde conseguiremos que o Paraguai aprove a entrada da Venezuela nesse bloco.”

Lula qualificou ontem de “extraordinária” a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul ao inaugurar em Caracas o novo Consulado do Brasil na capital.

Em sua sétima reunião trimestral, os dois presidentes selarão acordos para a operação conjunta de uma refinaria em Pernambuco e tratarão assuntos da agenda bilateral, assim como questões internacionais.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *