O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, conforme anunciado anteriormente, entre 5 e 6h desta manhã, o radar do avião...

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, conforme anunciado anteriormente, entre 5 e 6h desta manhã, o radar do avião R-99 identificou uma série de pontos a 849 quilômetros de Fernando de Noronha, distante 69,5 quilômetros a noroeste do local onde o AF 447 relatou pane elétrica. Um Hércules C-130 foi direcionado ao local e confirmou visualmente a presença de objetos na água. Logo em seguida, às 08h14, a Corveta Caboclo recolheu no local uma poltrona azul e momentos depois encontrou dois corpos, além de vários componentes da aeronave. Esses corpos foram transferidos para a Fragata Constituição.

Às 11h39, o R-99 da Força Aérea Brasileira decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados. Como previsto, as aeronaves de busca visual decolaram em seguida para esclarecer estes pontos. Por volta das 16h00 um C-130 da FAB avistou outros locais com possíveis destroços. 

Dessa forma, as buscas prosseguirão concomitantemente ao resgate dos variados componentes da aeronave já localizados. A Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Grajaú continuarão a retirar material do mar nesta noite. Outrossim, os aviões seguirão o mesmo planejamento adotado nos dias anteriores, priorizando as ações de busca e posteriormente o resgate de destroços. Os dois corpos resgatados já estão a caminho de Fernando de Noronha a bordo da Fragata Constituição. 

É pertinente ressaltar que Fernando de Noronha será apenas uma escala logística para possibilitar o transporte aéreo a partir deste ponto até Recife, onde a identificação de corpos será conduzida pelo IML-Recife (PE). Na atual fase das operações, enfatiza-se que o resgate de corpos terá prioridade sobre o resgate de materiais e que cada nova evidência encontrada reforça a necessidade de ampliar a área de buscas, que atualmente já soma mais de 200.000 quilômetros quadrados.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO DA SOCIAL AERONÁUTICA

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *