Fonte: Sinopses da Radiobrás O Globo Manchete: Tragédia no réveillon – Chuvas fazem 30 mortos em Angra e 51 em todo o estado Na...

Fonte: Sinopses da Radiobrás

O Globo

Manchete: Tragédia no réveillon – Chuvas fazem 30 mortos em Angra e 51 em todo o estado

Na Ilha Grande, onde avalanche soterrou casas e pousada, número de vítimas pode chegar a 50

As primeiras horas de 2010 chegaram com avalanches de terra e pedras em Angra dos Reis. No Morro da Carioca, no Centro da cidade, um deslizamento destruiu seis casas e provocou pelo menos 11 mortes. Na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, a queda de uma barreira destruiu casas e a Pousada Sankay, uma das mais sofisticadas do lugar. Ali, 19 corpos já foram encontrados, mas a estimativa é de que o número de vítimas chegue a 50. Por causa do temporal, cerca de 5 mil moradores e turistas da Ilha Grande enfrentam o caos, com falta de luz, água e energia. Em razão de deslizamentos em vários pontos da BR-101, a ajuda chega com dificuldade. A tradicional procissão marítima do primeiro dia do ano não aconteceu. O governador Sérgio Cabral, que estaria em Mangaratiba, não apareceu e só se pronunciou sobre o caso mais de 12 horas após a tragédia, em nota. Com as mortes em Angra, chega a 51 o número de vítimas das chuvas no estado. Ontem, morreu Mariana Moraes dos Passos, de 3 anos, que na véspera fora resgatada após seis horas soterrada na Zona Norte. (págs. 1, 8 a 16)

Vannuchi: comissão não é contra militares

O secretário de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, disse que a Comissão Nacional da Verdade não é contra os militares, e negou alterações na Lei de Anistia, que extinguiu crimes políticos durante o regime. Ele defendeu, no entanto, a punição para torturadores e estupradores do período. (págs. 1 e 4)

 

Consumo e estímulos do governo são ameaça de inflação em 2010. (págs. 1 e 19)

Jorge Bastos Moreno

A ministra Dilma Rousseff contraiu a gripe suína. (pág. 1 e Nhenhenhém, pág. 3)

————————————————————————————

Folha de S. Paulo

Manchete: Soterramentos matam 30 em Angra

Morros vêm abaixo e destroem casas e parte de uma pousada; no Estado do Rio, já são 50 mortos em 3 dias

Pelo menos 30 pessoas morreram na madrugada de ontem em Angra dos Reis (RJ), em decorrência de dois deslizamentos de terra. No mais grave deles, em Ilha Grande, 19 corpos foram retirados dos escombros de sete casas e de parte da pousada Sankay. O morro veio abaixo por volta das 3h30, quando turistas e moradores dormiam depois da comemoração do Réveillon. No continente, o deslizamento do morro da Carioca destruiu 80 casas, matando pelo menos 11 pessoas. Por causa dos estragos provocados pela chuva, o prefeito de Angra dos Reis cancelou as comemorações de final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria ontem. Na capital fluminense, morreu a garota de três anos que era a única sobrevivente de uma família cuja casa desabou em Jacarepaguá. Com isso, subiu para 20 o número de mortos na região metropolitana. No total, as chuvas deixaram, desde quarta-feira, um saldo de 50 mortos no Estado do Rio. (pág. 1 e Cotidiano)

Congresso paga salários de 22 políticos que estão de licença

O Congresso gasta mais de R$ 4,3 milhões por ano com os vencimentos de 22 parlamentares licenciados para ocupar cargos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e prefeituras. Os políticos optam pelo salário de parlamentar por ser, geralmente, maior que os do Executivo. Alguns licenciados continuam a usar o apartamento funcional. “Não vejo imoralidade nisso”, diz o deputado Leonardo Picciani (PMDB), que tirou licença do cargo para ser secretário no Rio. (págs. 1 e A5)

Plano brasileiro de colocar em órbita foguetes enfrenta atraso

O Programa Espacial Brasileiro entra em seu último ano sob o governo Lula com atraso. Os dois projetos que pretendem colocar um foguete em órbita, o Veículo Lançador de Satélite (VLS) e o Cyclone-4, este em parceria com a Ucrânia, provavelmente só terão voos de qualificação depois do mandato do atual presidente. Especialistas dizem que as duas empreitadas acabarão competindo uma com a outra. A AEB (Agência Espacial Brasileira) nega. (págs. 1 e A8)

Editoriais

Leia “Na primeira infância”, que defende investimentos na pré-escola; e “A vez do pré-basalto”, sobre aquífero. (págs. 1 e A2)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Tragédia de Angra eleva para 56 total de mortos pela chuva

Deslizamentos e inundações castigam Rio, São Paulo e Minas na virada do ano

As fortes chuvas registradas desde quarta-feira provocaram 56 mortes no Rio, em São Paulo e Minas. No pior incidente, ocorrido na madrugada de ontem, o deslizamento de toneladas de terra de uma encosta destruiu a pousada Sankay e sete casas na Ilha Grande, em Angra dos Reis, matando pelo menos 19 pessoas. No centro de Angra, outro desmoronamento, no Morro da Carioca, fez sete vítimas. Mais de cem pessoas, entre bombeiros, médicos, voluntários e marinheiros, foram mobilizadas para a operação de resgate em Angra. Autoridades estimaram que poderia haver pelo menos mais 6 corpos no Carioca e 25 na Ilha Grande. Entre as vítimas está a filha dos donos da Sankay, Yumi Faraci, de 18 anos, que costumava fazer trilhas no morro que deslizou. (págs.1, C1 a C7)

Brasil deve ter em 2010 menor saldo comercial da era Lula

Se as previsões de consultores se confirmarem, o presidente Lula se despedirá com o pior saldo de balança comecial do seu governo. A média das estimativas aponta para superávit de US$ 12 bilhões em 2010, embora haja até apostas em déficit. O principal motivo para redução é positivo: o bom desempenho previsto para o PIB. (págs. 1 e B1)

Notas e Informações

Pouco mais que nada

A lei de mudança climática aprovada pelo Congresso teve utilidade política para Lula. Pode ficar só nisso, pela ausência de metas obrigatórias. (págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Jornal do Brasil

Manchete: Natureza em fúria

O ano começou trágico. Um deslizamento de terra destruiu a pousada Sankay, em Ilha Grande, matando 19 pessoas. Outros soterramentos provocaram 11 mortes no Centro de Angra dos Reis, três em Juiz de Fora (MG) e cinco em Cunha (SP). A menina de 3 anos que havia sido resgatada quinta-feira em Cascadura, no Rio, também morreu ontem, completando o macabro dia 1º de janeiro de 2010. (pág. 1, Tema do dia e págs. A2 e A4 e País A6)

 

Série ‘Lutas.doc’, da TV Brasil, recorre à animação e à edição dinâmica para atingir o público jovem. (págs. 1 e B4)

Coisas da política

As férias de Lula e dos convidados. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Prudente é o homem da meia e da segurança. (págs. 1 e A4)

Editorial

Rio merece estar sempre na alta temporada. (págs. 1 e A2)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Chuvas matam ricos e pobres no Rio

São mais de 50 as vítimas em todo o estado nos últimos três dias. No paraíso de Angra dos Reis, pelo menos 19 pessoas morreram num deslizamento de terra que soterrou casas e uma pousada de luxo

A tragédia marcou o primeiro dia de 2010 num dos municípios mais belos do país. Até o final da noite de ontem, Angra dos Reis contava 30 mortos. As chuvas castigaram a cidade e provocaram desmoronamentos no Morro do Carioca, no centro, com 11 vítimas. Mas o pior acidente foi na baía. Hóspedes da Pousada Sankay e moradores da Praia do Bananal, na Ilha Grande, foram atingidos por toneladas de pedras e lama que desceram da encosta durante o temporal da madrugada. Até o fechamento desta edição, 19 corpos haviam sido resgatados, alguns deles no mar. Desde quarta-feira, as chuvas no Rio de Janeiro também causaram mortes na capital e na Baixada Fluminense.(págs. 1, 6 a 8)

Prudente volta sob protestos

OAB condena a permanência do distrital Leonardo Prudente, alvo da Operação Caixa de Pandora, na presidência da Câmara Legislativa. Em nota, a Ordem classifica o ato como “descaro indescritível”. (págs. 1 e 27)

Vida de Lula promete ser um sucesso

Filme que conta a história do presidente estreou com bom público nos cinemas da cidade e espectadores não viram caráter eleitoreiro na obra. (págs. 1 e 2)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *