Toda passagem de ano é a mesma coisa. Os jornais vão atrás de oráculos, pais de santo, cartomantes, tarólogos, numerólogos e outros ólogos para...

Toda passagem de ano é a mesma coisa. Os jornais vão atrás de oráculos, pais de santo, cartomantes, tarólogos, numerólogos e outros ólogos para antecipar o que será do ano que começa.

Os leitores mais céticos, como eu, vêem isso como uma curiosidade e costumam se lembrar dos erros e acertos das previsões do passado para o futuro, geralmente tão óbvias que poderiam ser feitas, sem muita margem de erro, por qualquer cidadão medianamente informado.

O que chamou minha atenção este ano foi uma reportagem do jornal “O Estado do Paraná”. Foram ouvidas três pitonisas: a astróloga Dirce Alves, o tarólogo Chik Jeitoso (que nominho, heim ?) e a mãe de santo Rose de Iemanjá. A julgar pelo que anteviram, ou eles vivem em planetas diferentes, ou suas previsões se reportam a anos diferentes.

A única unanimidade é a eleição do senador álvaro Dias (PSDB) para o governo do estado. O senador gostou do que leu, mas lembra que ainda depende de arranjos partidários para conseguir a legenda.

Com relação aos adversários do senador, a avaliação do presente é mais complicada do que a projeção do futuro. “Alvaro Dias (sagitário), Osmar Dias (touro) e Beto Richa (leão) estão em um período muito positivo”, avalia a astróloga Dirce Alves. “Beto Richa não deve sair candidato a governador. Se fizer isso, pode sofrer a maior derrota de sua vida e ser traído por alguém muito próximo”, diz o tarólogo Chik Jeitoso (por que será que ele escolheu esse apelido ?). “Beto Richa está em grande posição”, assinala Rose de Iemanjá.

Com relação ao que nos reserva a economia, a astróloga prevê que 2010 será um “período de mais dinheiro e mais tranquilidade, do brasileiro voltar a fazer mais passeios e buscar a diversão”; o tarólogo Jeitoso (que engraçado esse apelido!) concorda que o ano será ” de prosperidade, riqueza e fortalecimento”; e a mãe de santo alerta que “pode haver dificuldades na agricultura, principalmente no meio do ano, com queda de produção, causada por problemas climáticos”.

O difícil, nesse caso é conciliar as previsões. Como o Paraná, um estado de agricultura forte, pode ter um 2010 de tanta prosperidade se a agricultura vai ser aniquilada ?

A previsões ficam mais assertivas — e nem por isso mais convergentes — no esporte. Chik Jeitoso (o antônimo deve ser Brega Desajeitado) assegura que “No Campeonato Paranaense, a disputa pelo título deve ficar entre Iraty e Atlético-PR, com 90% de chance de vitória do Iraty. Coritiba e Paraná voltam à série A do Brasileiro”. Rose de Iemanjá concorda em termos. “Um time do interior incomoda, mas o título fica na capital (Atlético-PR ou Coritiba). Vamos ver antes de crer.

Coube a Jeitoso (mostrando que ele leva jeito mesmo) a melhor previsão sobre a Fórmula Um. Com uma frase definidora, ele anteviu um cenário imprevisível: “Michael Schumacher volta às pistas, e volta bem. Há boas cartas para Felipe Massa, mas não para Rubens Barrichello”.

Grande guru esse Jeitoso!

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *