Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Fonte: Radiobras

O Globo

Manchete: O megadecreto dos Direitos Humanos: Lula reclama de Stephanes e recua sobre aborto e tortura

Para agradar a militares, presidente manda mudar artigo que cria Comissão da Verdade

As críticas dos comandantes das Forças Armadas e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) levaram o presidente Lula a recuar e determinar mudanças no Programa Nacional dos Direitos Humanos, que provoca polêmica desde que foi lançado, em dezembro. Será alterado um trecho do decreto que prevê a criação da Comissão Nacional da Verdade para investigar atos cometidos durante a ditadura. A versão original diz que a comissão vai apurar violações de direitos humanos “praticadas no contexto da repressão política”, o que abriria caminho para punir torturadores. O texto passa a ser “praticadas no contexto de conflitos políticos”. Lula também mandou excluir o trecho em que o governo apoia projeto de lei que descriminaliza o aborto. Mas outros pontos polêmicos, ainda não foram alterados, como os que tratam dos meios de comunicação e da reforma agrária. O presidente reclamou do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, por ter criticado publicamente o item que muda normas de reintegração de posse em terras invadidas. (págs. 1, 3 e 4)

Chávez fecha lojas na Venezuela

Governo usa Exército e lacra 70 estabelecimentos por aumento de preços 

Com o apoio de soldados do Exército, o governo Chávez iniciou ontem a fiscalização de lojas e supermercados que aumentaram preços devido à maxidesvalorização de até 50% do bolívar, o que levou ao fechamento de 70 estabelecimentos. Segundo o governo, os reajustes médios foram de 50%, alguns chegando a 200%. As lojas ficarão fechadas por até 48 horas e serão obrigadas a voltar a cobrar os preços da semana passada. Para a agência de classificação de risco Moody’s, a inflação deve dobrar no país. Segundo especialistas, o controle cambial se presta “à corrupção e aos privilégios”. (págs. 1 e 19)

Foto legenda: Soldados do Exército ocupam supermercado em Caracas acusado de aumentar os preços, depois da maxidesvalorização de até 50% do bolívar

Deputado ‘da meia’ faz sessão secreta

O deputado Leonardo Prudente, flagrado escondendo dinheiro na meia, reassumiu a presidência da Câmara do DF e impediu ontem o acesso do público na primeira sessão do ano, que blindou as investigações contra o governador Arruda. O vice-governador, Paulo Octávio, é acusado pelo Ministério Público de causar um rombo de R$ 27 milhões na CEF. (págs. 1 e 8)

Com menos álcool, gasolina subirá até 3,9%

Para evitar desabastecimento de álcool no país, a partir de fevereiro, o governo reduzirá de 25% para 20% a mistura de álcool anidro à gasolina. Com isso, o preço da gasolina subirá até 3,9% nos postos. (págs. 1 e 21)

Três milhões mudam de telefônica

De 4,2 milhões de usuários que pediram para trocar de operadora e manter o número do telefone, 3,2 milhões concluíram a migração. Ou seja, 1,52% dos usuários do país. (págs. 1 e 24)

O verdadeiro affair de Mrs. Robinson

Escândalo envolvendo a mulher do premier da Irlanda do Norte, Iris Robinson, e seu amante de 19 anos levou ao afastamento do dirigente irlandês. Mrs. Robinson, deputada conhecida por defender valores puritanos, admitiu ter obtido empréstimo de 50 mil libras para o jovem. (págs. 1 e 25)

Heineken compra dona de Kaiser e Sol

A cervejaria holandesa Heineken anunciou a compra da mexicana Femsa, que no Brasil é dona de Kaiser, Bavaria e Sol. O negócio é avaliado em US$ 7,3 bilhões, incluindo obrigações com pensões e dívidas, e envolve as operações da companhia no México e no Brasil. (págs. 1 e 23)

Eureca!

China faz uma revolução nos transplantes de células-tronco. (págs. 1 e Ana Lucia Azevedo, 27)

Share the Post:

Join Our Newsletter