Por Ezequiel Fagundes e Murilo Rocha Do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, MG O primo e primeiro suplente do presidente do Senado, José...

Por Ezequiel Fagundes e Murilo Rocha

Do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, MG

O primo e primeiro suplente do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), possui cargo de confiança na Casa. Trata-se do ex-governador do Amapá, Jorge Nova da Costa, de 83 anos, que foi nomeado na função de assessor técnico, segundo confirmou ontem para O TEMPO a Secretaria de Recursos Humanos do Senado.

Nova da Costa foi nomeado em 10 de outubro de 2006 pelo ex-diretor geral Agaciel Maia, no período em que a Casa era presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL), e está lotado no gabinete do próprio Sarney. O atual presidente do Congresso mantém 38 assessores nomeados em cargo de comissão, preenchidos sem a necessidade de concurso público.

Apesar da promessa de implantar medidas de transparência, a Secretaria de Recursos Humanos não quis informar qual é o salário do ex-governador do Amapá. O setor também não soube precisar se a nomeação foi feita por meio de Boletim Administrativo de Pessoal (BAP) não publicado.

Procurado pela reportagem, Nova da Costa não quis detalhar sua rotina como assessor parlamentar. “Não costumo dar entrevista por telefone. Se querem saber da minha vida, venham até aqui me entrevistar”, desconversou ele.

Ex-governador biônico na época em que o Amapá ainda era território, Nova da Costa chegou a assumir o cargo de senador em 2001, quando Sarney se licenciou por quatro meses. Na época, o peemedebista informou que precisava descansar, viajar, e, posteriormente, concluir seu livro de memórias.

Apadrinhamento. Seja por ato secreto ou não, a família Sarney tem espaço cativo na folha de pagamento do Senado Federal.

Além de Jorge Nova da Costa, o presidente da Casa tinha outros oito parentes lotados em cargos de confiança. O irmão, Ivan Celso Sarney, na segunda secretaria. Um neto, João Fernando Michels, contratado e já demitido do gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Em seu lugar, ficou a mãe de João Fernando.

A cunhada, Shirley Duarte, que trabalhou no gabinete da ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Na lista, ainda consta Isabella Murad, sobrinha de Roseana, que recebe do Senado, mesmo morando na Espanha.

O Outro lado

A assessoria de imprensa do presidente do Senado, José Sarney, informou que a nomeação de Jorge Nova Costa não infringe a legislação, portanto, está dentro da legalidade.

Biografia

Jorge Nova da Costa
Maranhense, 83 anos

Ex-governador do território do Amapá, de 1985 a 1990, por nomeação do então presidente José Sarney

Assessor no Ministério do Interior e Superintendente da Sudeco e da Sudene

Atualmente, é primeiro suplente do senador Sarney e, ao mesmo tempo, seu assessor técnico de gabinete

Exerceu o cargo de senador em 2001, durante licença de José Sarney

 

Leia a íntegra da notícia em O Tempo clicando aqui.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *