A mulher do diretor de jornalismo da Rádio Itatiaia também está lotada no gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Sônia Maria Ferreira Doti, que mora...

A mulher do diretor de jornalismo da Rádio Itatiaia também está lotada no gabinete do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Sônia Maria Ferreira Doti, que mora em Belo Horizonte,  foi “contratada” no dia primeiro de fevereiro de 2003 pelo então senador Hélio Costa. Permaneceu no “emprego” quando Wellington Salgado assumiu a vaga do titular, em julho de 2005. E lá está até hoje. O nome da “servidora”, comissionada como assistente parlamentar, aparece no Portal da Transparência, que desde ontem lista todos os funcionários do Senado.

Ninguém a conhece no gabinete. Desde as 8 horas da manhã desta quinta-feira o Blog está tentando localizar a servidora. Na primeira ligação, um homem chamado Antônio disse que não havia nenhuma Sônia Maria naquele gabinete. Logo depois, uma das secretárias, ao ser indagada sobre uma assessora chamada Sônia Maria, passou o número de um telefone celular. O número, que começa com o prefixo 61-9968, pertence realmente a uma Sônia. Mas se trata de uma homônima de Sônia Maria Ferreira Doti. Já no fim da manhã três outras servidoras, que declararam conhecê-la, não souberam dizer a idade nem a cor do cabelo de Sônia Maria.

Tentamos um contato com o ministro Hélio Costa às 9 horas por meio da assessoria de imprensa. A assessora, que estava ao lado do ministro em um evento em São Paulo, ficou de retonar a ligação. Passadas mais de quatro horas isso ainda não aconteceu. O Blog também vem tentando contatar o jornalista Márcio Doti desde domingo passado. Márcio não retornou nenhuma das ligações. Somente na manhã de hoje foram disparados cinco telefonemas. Mais uma vez não houve resposta.

A nomeação da esposa do diretor  de jornalismo da Itatiaia é a quarta a relacionar funcionários da maior rede de rádios de Minas Gerais a políticos daquele estado. A correspondente Aparecida Ferreira admitiu que presta serviço ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), informação confirmada pelo gabinete. A jornalista Leid Carvalho, que foi repórter política em Brasília até o ano passado, admitiu que foi lotada no gabinete do atual Ministro das Comunicações no Senado, embora não prestasse nenhum tipo de serviço. A repórter Gabriela Speziali, em Brasília há oito meses, também aparece na relação de funcionários de Wellington Salgado.

Segundo Leid Carvalho, a emissora foi que providenciou a indicação e cuidou dos trâmites burocráticos para a posse no cargo público. A revelação da ex-repórter fez emergir a suspeita de que há um esquema em que políticos complementam, com dinheiro público, salários miseráveis que a emissora  paga a seus profissionais. A se confirmar, esse esquema gerou uma indústria de sinecuras que vincula inexoravelmente jornalistas políticos e parlamentares com mandato federal, comprometendo a informação que é levada ao público.

O Blog conseguiu contato com o senador Wellington Salgado agora há pouco. Ele confirmou que Sônia está lotada no gabinete, mas se recusou a dizer o local onde ela prestaria serviço.  “Ela faz os nossos contatos políticos, a nossa agenda, a assessoria e faz bem. Contratei ela para a função que exercia. Ela já vinha (do tempo do Hélio Costa) e eu continuei”, disse o parlamentar.

Wellington Salgado não quis, no entanto, revelar se sabia do vínculo de parentesco entre a “funcionária” e o chefe de jornalismo da cadeia mineira. “Não tem condições (…) procurar saber quem é o marido, quem é o amante, quem é a mulher, quem é o contato”, afirmou. O senador também não quis responder qual a formação acadêmica ou profissional da “assessora”.

Márcio Doti também foi assessor de imprensa da prefeitura de Nova Lima ao mesmo tempo em que dirigia o jornalismo da Itatiaia. Ao sair, deixou uma filha em sua vaga, que já não trabalha mais para a prefeitura do município.

Todas as pessoas citadas nesta reportagem foram exaustivamente procuradas pelo Blog. Está resguardado o direito de manifestação dos que até agora não foram localizados.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *