Escândalo nos Correios favorece os franqueados Estatal não cumpre prazo para licitar franquias postais e decide prorrogar os contratos para evitar um ‘apagão’ A...

Escândalo nos Correios favorece os franqueados
Estatal não cumpre prazo para licitar franquias postais e decide prorrogar os contratos para evitar um ‘apagão’
A crise nos Correios fez o governo prorrogar por sete meses os contratos de agências franqueadas que venceriam em novembro. 0 objetivo é evitar um “apagão postal” e conter o desgaste político durante as eleições.
Em 2008, o governo deu prazo de dois anos para que as franquias participassem de licitação ou seriam fechadas. Só 277 das 1.300 o fizeram; em 504, o processo está em andamento e, em 519, paralisado por liminares.
O atraso na concorrência é reflexo do caos que atingiu a gestão da estatal e levou a demissão de seu presidente, provocado sobretudo pela disputa entre o PT e o PMDB mineiro por poder e cargos na empresa. (Págs. 1 e A9)

Foto legenda: Abalo federal
Funcionárias da creche do Tribunal de Justiça do DF trocam fraldas no estacionamento; tremor de 4,5 graus causou medo e a desocupação de prédios. (Págs. 1 e C9)

Dilma mostra papa, e Serra, ‘valores cristãos’
A nova rodada da propaganda eleitoral no rádio e na TV começou com os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) privilegiando o tom religioso em seus discursos.
No programa do PT, Dilma apareceu em fotos com o papa Bento 16, com a filha e com o neto. No horário gratuito do PSDB, Serra citou
“valores cristãos” e fez “a defesa da vida”. (Págs.1 e A4)

Nobel da Paz vai para ativista chinês preso
O ativista chinês Liu Xiaobo recebeu o Nobel da paz por sua luta pelos direitos humanos na China. 0 governo de Pequim criticou a escolha, censurou a notícia e ameaçou retaliar a Noruega.
O líder tibetano no exílio, Dalai Lama, e o presidente Barack Obama pediram a libertação de Liu, preso desde 2008 e visto como símbolo da luta por reformas democráticas. (Págs. 1, A21 e A22)

Clóvis Rossi

Silêncio covarde do Brasil sobre premiação é imoral e inaceitável. (Págs. 1 e A22)

Reforma deve levar Cumbica a sustar 20% dos voos em 2011
A reforma nas pistas vai obrigar o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país, com 2,2 milhões de passageiros por mês, a perder ao menos 20% da capacidade de voos de março a agosto de 2011. Os 45 pousos e decolagens por hora podem cair para 36. (Págs. 1 e C5)

Presidente do PT reconhece ‘frustração’ por haver 2º turno
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, admitiu a “frustração” pela
“expectativa que não se concretizou” de vitória no primeiro turno. Para ele, Dilma Rousseff perdeu votos por causa de boatos relacionados ao tema do aborto e devido ao caso Erenice Guerra. (Págs. 1 e A8)

O parto da Montanha
Mais de mil jornalistas estão no deserto do Atacama, no Chile, para acompanhar o resgate iminente dos 33 homens presos numa mina de cobre desde 5 de agosto, relata a enviada Laura Capriglione. Familiares “submergem” em meio a câmeras e microfones. (Págs. 1 e A24)

Auxiliar de Obama para a segurança nacional renuncia (Págs.1 e A26)

Boa notícia: Na Amazônia, navio levará mamógrafos a cidades isoladas. (Págs. 1 e C11)

Editoriais
Leia “Saneamento mínimo”, acerca de situação de grave atraso social no Brasil e “A pressão do Nobel”, sobre prêmio a ativista político chinês. (Págs. 1 e A2)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *