MTA perde contrato e pode parar de voar para Correios Empresa está no centro da crise que derrubou a ministra Erenice Guerra da chefia...

MTA perde contrato e pode parar de voar para Correios
Empresa está no centro da crise que derrubou a ministra Erenice Guerra da chefia da Casa Civil

Um dos pivôs da crise que derrubou a ministra da Casa Civil Erenice Guerra, a MasterTop Linhas Aéreas (MTA) caminha para fechar as portas e abandonar os contratos que mantém com os Correios. Desde 27 de setembro, a companhia não está operando grande parte das linhas de transporte de carga aérea postal e tem levado multas diárias por causa disso. Não tem dinheiro para combustível e começa a procurar fornecedores para fazer acordos. Na semana passada, a MTA – que tinha como testa de ferro o então diretor de Operações dos Correios, coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva – perdeu na Justiça o contrato de R$ 44,9 milhões que havia ganho com uma liminar. (pág. 1 e Nacional, pág. A4)

Chefe da estatal tem de sair, avalia Planalto
A crise política nos Correios deve fazer sua próxima vítima em breve: o presidente da estatal, David José de Matos. É consenso no Planalto que sua permanência é insustentável. Matos é o elo que resta entre Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, e o primeiro escalão do governo. (pág. 1 e Nacional, pág. A4)

Hospital terá de notificar Anvisa sobre casos de superbactéria
Os hospitais serão obrigados a comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de infecção por superbactérias entre seus pacientes. A medida integra o Plano Nacional de Microagentes Multirresistentes no Brasil, um projeto em elaboração desde o início do ano, mas que foi apressado diante do recente avanço no País da KPC, uma superbactéria resistente à maior parte dos antibióticos disponíveis no mercado. (pág. 1 e Vida, pág. A15)

Foto-legenda: Dilma em Aparecida
A pedido da Igreja, Dilma Rousseff antecipa visita para evitar o adversário José Serra, que estará hoje na cidade, e assiste à missa ao lado de Gabriel Chalita (PSB). (pág. 1 e Nacional, pág. A5)

Foto-legenda: Serra em Goiânia
Estudantes pintam o rosto do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, durante caminhada pelas ruas da capital goiana. (pág. 1 e Nacional, pág. A10)

Emprego não beneficiou os mais pobres
Enquanto o desemprego geral caiu de 11,4% para 6,7% entre agosto de 2004 e agosto deste ano, a taxa dos 20% mais pobres saltou de 20,7% para 26,27% nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Já entre os 20% mais ricos o desemprego caiu de 4,04% para 1,4% no mesmo período. Os dados são de um levantamento inédito do Ipea, com base em dados do IBGE. (pág. 1 e Economia, pág. B1)

Nobel premia teoria sobre trabalho
A teoria que defende a flexibilização do mercado de trabalho para estimular empregos valeu aos americanos Peter Diamond e Dale Mortensen e ao cipriota-britânico Christopher Pissarides o Nobel de Economia. (pág. 1 e Economia, pág. B5)

Foto-legenda: À espera do resgate
Parentes e operários comemoram o sucesso dos testes. Início do resgate dos 33 mineiros é esperado para hoje. (pág. 1 e Internacional, pág. A14)

Encontro das Águas tem tombamento provisório (pág. 1 e Vida, pág. A20)

Dora Kramer: Manobra radical
Dilma mostrou capacidade de reação, mas precisou se despir do modelo amável que vestiu na campanha e ficou mais próxima do natural. (pág. 1 e Nacional, pág. A8)

Rubens Barbosa: Generosidade externa
O Brasil está se tornando um dos maiores doadores para países de menor desenvolvimento relativo. A generosidade é, ao menos, controvertida. (pág. 1 e Espaço Aberto, pág. A2)

Notas e informações: Biodiversidade desconhecida
O Brasil dá proteção legal a apenas 1,5% de seus ecossistemas costeiros e marítimos. (págs. 1 e A3)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *