Presidente 40 Eleições 2010: Governo revê plano de Marina para Amazônia Para a atual ministra do Meio Ambiente, há excesso de preservacionismo O PAS...

Presidente 40 Eleições 2010: Governo revê plano de Marina para Amazônia
Para a atual ministra do Meio Ambiente, há excesso de preservacionismo

O PAS (Plano Amazônia Sustentável), maior legado de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, será revisto, relata Cláudio Angelo. A nova versão deverá incluir projetos de mineração, defesa e hidrelétricas.
A reforma do plano começou a ser debatida em seminário da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) justamente quando o PT tenta atrair os 20 milhões de eleitores da candidata do PV para o segundo turno.
O PAS foi elaborado por Marina por três anos. Ela costumava se referir ao plano como “filho”. Quando decidiu lançá-lo, em 2008, o presidente Lula delegou a execução à SAE, e Marina decidiu deixar o ministério.
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) criticou o excesso de “preservacionismo” na política ambiental. Segundo o ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da SAE, faltam ao PAS metas concretas. (Págs. 1 e A4)

Lei florestal trava acordo PSDB-PV. (Págs. 1 e A6)

Chile conclui antes do previsto resgate dos 33 mineiros presos
O Chile concluiu às 21h55 de ontem o resgate dos 33 mineiros que estavam presos na mina San José, no deserto de Atacama (norte do país). Previa-se que a operação durasse 48 horas; ela acabou em 22 horas e meia.
Eles passaram 69 dias a 622 metros abaixo do solo, sob temperaturas acima de 38ºC e forte umidade.
O último resgatado foi Luis Urzúa, 54, chefe de turno dos operários. Exames mostram que todos saíram da mina em condições relativamente boas de saúde.
Foram detectados um caso de pneumonia, outros de problemas de pele e algumas infecções dentárias. Os mineiros foram removidos para o Hospital Regional de Copiapó, onde devem ficar até este sábado. (Págs. 1 e Mundo)

Marion Minerbo

Apesar da alegria, o mais difícil será voltar para casa (Págs. 1 e A20)

Lista de presentes para resgatados inclui viagens, vinho e striptease (Págs. 1 e A20)

Foto legenda: Luis Urzua, o último mineiro a sair, festeja o resgate ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera. (Pág. 1)

Foto legenda: Peixe na água
Vargas Llosa, Nobel de Literatura de 2010, conversa com jornalistas da Folha; Guimarães Rosa e Jorge Amado também mereciam o prêmio, disse. (Págs. 1 e A21)

Evangélico cobra que Dilma faça ‘carta à nação’
Representantes de igrejas evangélicas cobraram que a candidata Dilma Rousseff (PT) apresente “carta à nação” com o compromisso de, se eleita, vetar a união homossexual e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo. Ela afirmou estudar o assunto. (Págs. 1 e A12)

Contardo Calligaris: Eleição é pior momento para debater aborto
Uma eleição é o pior momento para debater qualquer questão que seja. As pessoas precisam ser “a favor” ou “contra”. Ninguém argumenta. Cada um apenas reafirma abstratamente a sua identificação. (Págs. 1 e E16)

Serra afirma que mídia reproduz ‘pauta petista’
O candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, acusou a imprensa de reproduzir “pauta petista” e insinuou que o jornal “Valor Econômico” favorece Dilma Rousseff (PT). Serra não quis responder a perguntas sobre o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza. (Págs. 1 e A8)

Taxa para emissão de passaporte deve ter reajuste de 21% no ano que vem (Págs. 1 e C5)

Boa notícia: Empregos temporários devem crescer 11% em 2010, diz estudo (Págs. 1 e B6)

Editoriais
Leia “Debate mais claro”, sobre ausência na campanha de temas cruciais para o Brasil; e “Ética e pesquisa”, acerca da escassez de pesquisas clínicas no país. (Págs. 1 e A2)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *