Abstenção tem até eleitor que já morreu Uma falha na atualização da lista de brasileiros aptos a votar contribui para o elevado índice de...

Abstenção tem até eleitor que já morreu
Uma falha na atualização da lista de brasileiros aptos a votar contribui para o elevado índice de abstenção, que este ano chegou a 18,12%. O Cadastro Nacional de Eleitores inclui personalidades que já morreram, como o ex-governador Miguel Arraes, o diplomata Sérgio Vieira de Mello, a médica Zilda Arns e o maestro Silvio Barbato. A Justiça Eleitoral exclui os eleitores falecidos a partir dos atestados de óbito enviados pelos cartórios de registro civil, mas exemplos selecionados pelo Correio comprovam erros no processo. Irregularidade abre brecha para fraude com título eleitoral que deveria estar inativo. (Págs. 1 e 2)

Foto legenda: Dilma recebeu apoio da filha de Chico Mendes e de 20 diretórios estaduais do partido. Ela se comprometeu a reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia (Págs. 1 e 5)

Foto legenda: José Serra suspendeu a agenda no Rio de Janeiro após ser atingido por um rolo de fita-crepe durante caminhada. Ele condenou a “tropa de choque do PT” (Págs. 1 e 6)

Foto legenda: Em dia chuvoso, Weslian Roriz e o marido fizeram carreata nas ruas enlameadas de Ceilândia. O ex-governador tentou impedi-la de dar entrevista (Págs. 1 e 36)

Foto legenda:Agnelo prometeu fechar o lixão da estrutural e regulamentar o trabalho dos catadores. Ele também ouviu integrantes de cooperativas habitacionais (Págs. 1 e 35)

Racha partidário
A dez dias do segundo turno, legendas ainda decidem quem vão apoiar no DF. (Págs. 1 e 23)

Operação contra bactéria mortal
Governo anuncia compra emergencial de material de esterilização e de medicamentos para combater a KPC. Microorganismo matou 18 pessoas e contaminou 183 no Distrito Federal, segundo o levantamento mais recente da Secretaria de Saúde. Ação pretende reforçar as medidas preventivas na rede pública. Profissionais são orientados a lavar mais as mãos e a trocar com maior frequência os equipamentos hospitalares. (Págs. 1 e 38)

Custo de vida: Alimentos puxam alta da inflação
Carne, feijão e trigo acumulam os maiores reajustes, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O Banco Central manteve a taxa de juros básica em 10,75% ao ano. Mas a expectativa de inflação em 2011 pode obrigar o governo a elevar a Selic em janeiro. (Págs. 1 e 16)

Concurso: Segurança abre 149 vagas no DF
O Governo do Distrito Federal fará concurso público para contratar 58 peritos criminais da Polícia Civil, 50 agentes de segurança pública e 41 oficiais policiais militares de saúde. Os editais devem ser publicados em dois meses, com salários que podem ultrapassar R$ 12 mil. (Págs. 1 e 22)

Educação: Fies elimina fiador de olho em 2020
O presidente Lula divulgou ontem duas novas regras do programa de financiamento estudantil, o Fies. A primeira acaba com o fiador, a outra permite a renegociação de contratos antigos. O objetivo é elevar o ingresso no ensino superior na próxima década. (Págs. 1 e 12)

Violência: Aprenda a identificar o bullying
O Conselho Nacional de Justiça lança cartilha com orientações para pais e professores identificarem o bullying no ambiente educacional. Agressões e constrangimentos entre alunos são fatores que provocam evasão escolar, depressão e até suicídio. (Págs. 1 e 43)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *