O Globo – A questão da habitação tem andado em um ritmo lento nos quase oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula... Governo Lula não cumpriu metas no setor de habitação

O Globo – A questão da habitação tem andado em um ritmo lento nos quase oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o principal programa do governo para o setor, o Minha Casa, Minha Vida, obteve desempenho abaixo do esperado. Depois de um ano e meio de vigência, foram entregues apenas 181.641 casas, de um milhão de unidades prometidas.

A situação é pior entre as famílias mais pobres, com renda de até três salários mínimos e nas quais se concentra o déficit habitacional. Neste caso, foram entregues somente 70.608 unidades – o que representa 17,6% da meta estipulada para este segmento: 400 mil.

A CEF, gestora do programa, alega que são necessários de 12 a 24 meses para a contratação e a entrega das casas. Segundo o Ministério das Cidades, foram contratadas até agora 697.328 unidades, somando propostas da Caixa e do BB.

Os órgãos do governo ligados à habitação não dispõem de dados abertos que comprovem quantas novas unidades foram construídas na gestão Lula. O Ministério das Cidades e a CEF foram procurados nesta segunda-feira para que informassem números com um balanço da atuação no setor. O único dado disponível de imediato, da Caixa, era de 3,7 milhões de unidades entre 2003 e 2010.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Globo

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *