Isabel Braga – O relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça-feira recomenda a paralisação de 32 obras – de 231... TCU recomenda paralisação de 32 obras do governo federal por irregularidades

Isabel Braga –

O relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça-feira recomenda a paralisação de 32 obras – de 231 fiscalizadas ‘in loco’. A recomendação, encaminhada ao Congresso Nacional, foi dada por conta de indícios graves de irregularidades nas obras, principalmente sobrepreço.

Das 32 obras recomendadas, 18 integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre elas, estão obras da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco) e Repar (Paraná). E 2009, o TCU também recomendara a paralisação das duas obras, mas o presidente Lula vetou, e elas prosseguiram.

Além da recomendação de paralisação de 32 obras, o TCU recomendou a retenção parcial em outras 61 obras. Apenas nove empreendimentos passaram sem ressalva.

Os 231 empreendimentos visitados ‘in loco’em loco totalizam R$ 35,6 bilhões de recursos orçamentários. O Congresso Nacional decidirá sobre o bloqueio ou não do recurso na lei orçamentária para 2011.

Em 2009, Lula havia criticado TCU por paralisação de obras
Em agosto de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o poder de auditorias e fiscalizações do Tribunal de Contas da União (TCU) ao paralisarem obras públicas, dizendo que a suspensão de obras sai mais caro para a população e para o governo.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Globo

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *