Athos Moura, Claudio Nogueira, Nívia Carvalho – Uma falha no fornecimento de energia fez com que parte da região Nordeste ficasse sem luz na...

Athos Moura, Claudio Nogueira, Nívia Carvalho –

Uma falha no fornecimento de energia fez com que parte da região Nordeste ficasse sem luz na noite desta quinta-feira e início da madrugada desta sexta. A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, informou o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

– Houve uma falha em componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões – afirmou.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas. Ainda segundo a Chesf, as usinas de Xingó e Paulo Afonso também teriam sido atingidas em consequência do apagão.

O problema afetou diversas estações que alimentam o Nordeste, e a energia começou a retornar a partir da 00h30. Mas até 3h30 alguns internautas ainda relatavam problemas com o restabelecimento da luz em capitais como Natal e João Pessoa, e em grandes cidades do interior como Feira de Santana, na Bahia, e Campina Grande, na Paraíba.

Na capital baiana a queda de energia atingiu o Parque de Exposições, onde acontece o Festival de Verão de Salvador. O show da cantora Ivete Sangalo teve que ser atrasado em 40 minutos por causa do apagão. Apenas os palcos, que funcionam com suporte de geradores, continuaram funcionando.

A Coelce, empresa que fornece energia elétrica para o Ceará, informou por volta das 3h30 através do Twitter que a luz já tinha sido restabelecida em todo o estado.

Às 4h30, internautas relataram que em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e em Campina Grande, na Paraíba, a energia já tinha voltado. Mas grandes cidades do interior nordestino, como Olinda, em Pernambuco, e Vitória da Conquista, na Bahia, ainda permaneciam sem luz elétrica.

Detentos do presídio Aníbal Bruno, em Recife, aproveitaram a falta de energia para atacar um grupo rival. Um preso foi morto com uma faca artesanal e um segundo detento, atacado a tijoladas, está internado em um hospital da capital pernambucana.

De acordo com o estudante Thiago Galdino, de 23 anos, morador do bairro Casa Amarela, também em Recife, a falta de luz na cidade começou por volta das 23h (meia-noite horário de Brasília). Segundo Thiago, além da luz, os serviços de telefonia fixa e internet também não funcionavam.

– Eu estava ouvindo jogo na rádio e a transmissão parou. Depois o locutor entrou no ar e falou que havia um problema de energia na cidade e pediu que os ouvintes ligassem para informar quais bairros estavam sem luz. Conforme as pessoas foram ligando e contando que falaram com parentes de outros lugares, descobrimos que outras cidades de Pernambuco e do Nordeste também estavam no escuro – disse Thiago.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Globo

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *