Da Folha Online. O Itamaraty informou na quarta-feira (22), em nota oficial, que o Brasil decidiu apresentar denúncia de tráfico de resíduos perigosos contra...

Da Folha Online.

O Itamaraty informou na quarta-feira (22), em nota oficial, que o Brasil decidiu apresentar denúncia de tráfico de resíduos perigosos contra o Reino Unido na Secretaria da Convenção da Basileia, que trata do assunto.

Segundo a nota, a delegação permanente do Brasil em Genebra foi instruída a apresentar a denúncia com base em comunicações do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Federal e do Ibama de que o Reino Unido enviou lixo tóxico para o Brasil.

O chanceler Celso Amorim também telefonou para seu equivalente britânico, David Miliband, para frisar que cabe ao país de origem da carga ilícita se responsabilizar pelo retorno dela. Citou para isso o artigo 9º da Convenção de Basileia. Segundo a nota, Miliband ‘se prontificou a dar ao assunto a importância que merece’.

Nos últimos meses, 48 contêineres com resíduos como pilhas, seringas, banheiros químicos e fraldas chegaram ao Rio Grande do Sul e estão parados em Caxias do Sul e Rio Grande. Outros 41 foram mandados ao porto de Santos (SP). A Polícia Federal investiga o caso –o Reino Unido já aceitou receber o material de volta.

Os contêineres somam cerca de 1.500 toneladas. As empresas brasileiras que importaram a carga alegam que haviam comprado material para reciclagem e que as companhias inglesas mandaram lixo tóxico.

Leia a matéria na íntegra.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *